Buscar

Carboidratos Questões

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO SOBRE CONTINUAÇÃO: BIOQUÍMICA DOS CARBOIDRATOS;
NOME: José Felipe Gomes de Lucena
Questão 1:
As diferenças entre o amido e o glicogênio está na sua estrutura, pois o glicogênio contém uma cadeia mais alongada do que o amido em relação a sua ramificação. outra diferença está na sua utilização energética e forma de obtenção, ou seja, o amido será utilizado tanto para as plantas como para os animais, obtido através da fotossíntese. Enquanto, o glicogênio é apenas utilizado como forma energética  pelos animais, obtido através da alimentação.
Questão 2:
O amido tem sua importância biológica como reserva energética , tanto para as plantas, que são obtidas através da fotossíntese, armazenadas em órgãos de reserva e raízes, sendo utilizadas nos períodos de germinação e dormência, mas também são fonte de energia para os animais. O glicogênio é formado por longas cadeias de glicose que são armazenados no fígado do animal que será utilizado para suprir as necessidades energéticas decorrente do metabolismo celular. A obtenção se dar através da alimentação.
Questão 3:
As diferenças encontradas nos polissacarídeos estruturais e energético são suas ligações glicosídicas, pois nos polissacarídeos estruturais são formadas por ligações do tipo Beta 1-4, já nos energéticos são formados por ligações do tipo Alfa 1-4. Outra diferença é sua função e a forma que são encontrados no sistema biológico. Os carboidratos energéticos são o amido e o glicogênio. Os carboidratos estruturais são celulose, quitina e peptoglicano.
Questão 4:
A heparina é um polissacarídeo que possui ação farmacológica atuando como medicamento anticoagulante utilizado em várias patologias. Encontra-se presente nos tecidos que estão em contato com o meio externo, tais como pulmões, pele e mucosa intestinal. A heparina encontra-se dentro dos grânulos secretórios dos mastócitos. Ela inativa enzimas da coagulação, como a trombina que é presenciada em animais, onde torna o sangue mais fluído e inibe a formação de trombos ou coágulos e aumenta as concetrações de lipídios no sangue.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes