Buscar

ACQA- estudos interdiciplinares - uniube

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ACQA- ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM GESTÃO DE PESSOAS
	
	 
Fonte: https://humorcorporativo.files.wordpress.com/2010/01/entrevista_emprego_ikea.jpg
 
A charge acima representa o espanto do colaborador da empresa X ao participar de um processo seletivo dentro da própria empresa na qual trabalha para um cargo de supervisão no Departamento W. O diretor da empresa percebeu durante o processo seletivo, que muitos colaboradores precisavam desenvolver algumas competências e para isto, prorrogou o processo seletivo e investiu na política de desenvolvimento e aplicação de pessoas; propondo ao setor de Gestão de Pessoas que avaliassem o desempenho dos colaboradores em alguns setores da empresa X.  A partir dessas avaliações, foram detectadas algumas gaps, ou seja, lacunas, falhas, entre as competências requeridas pela empresa X e as competências que os colaboradores efetivamente demonstraram.
 
Considerando o texto acima, faça o que se pede a seguir:
 
a) Descreva como o processo de treinamento e desenvolvimento pode contribuir para o preenchimento dessas gaps pela empresa.
 O GAP constituí da diferença entre o grau mínimo de competência exigido pela empresa e o grau de competência que os profissionais apresentam. Ao levantar as necessidades de treinamentos, a empresa detecta o gap/lacuna das competências. O levantamento dessas necessidades é a etapa mais importante do processo de treinamento e desenvolvimento, pois nele é que vai determinar o desempenho da pessoa. Buscar as lacunas profissionais significa realizar uma gestão que orienta e estimula o profissional ao aprendizado específico e na prática de comportamentos alinhados aos objetivos da empresa como um papel fundamental da área da gestão. É importante ressaltar que estes investimentos em desenvolvimento e treinamento focado nos objetivos da empresa de forma estratégica mantém os profissionais atualizados com as inovações que possibilitam uma visão positiva diante das constantes mudanças no mercado de trabalho. O processo de treinamento e desenvolvimento de profissionais contribuem diretamente para o gaps nas fases de informação e concepção.
b) O processo de treinamento é constituído por quatro fases. Durante o processo seletivo na empresa X, o diretor detectou a necessidade de treinar os colaboradores. Este levantamento corresponde à uma das fases. Descreva essas fases, apontando em qual etapa do processo de treinamento houve intervenção da diretoria da empresa X.
 
- DIAGNOSTICO- LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES
É a ferramenta que aprofunda pesquisas nas falhas e oportunidades de negócio dentro da gestão de pessoas buscando de forma assertiva apresentar resultados ajudando a estratégia de educação corporativa. Em outras palavras diagnóstico refere se a toda estratégia dentro da empresa que nasce de uma necessidade.
- DESENHO- PLANEJAMENTO DAS AÇÕES
Para alcançar objetivos propostos na etapa anterior, o treinamento e desenvolvimento assertivo depende de algumas considerações bem como, a escolha da metodologia adequada a realidade da empresa, o orçamento disponível sabendo gerir e dividi-lo entre as etapas, e perfil do público setores que precisam de treinamento por linguagem utilizada, técnicas e referências.
-IMPLENTAÇÃO- EXECUÇÃO DO PROJETO
Sem atropelar nenhum processo e acabar prejudicando a estratégia inteira é necessário colocar tudo em prática através de algumas tarefas como montar treinamentos com conteúdo desejado, explicar aos colaboradores como será realizada a ação preparando ambientes para tal, sendo ela física ou virtual.
-AVALIAÇÃO- MENSURAÇÃO DOS RESULTADOS
Utilizar inovações e tecnologias no treinamento, detalhamento no desempenho dos funcionários observando se obtém efeitos esperados finalizando toda a etapa do trabalho de RH melhorando constantemente os investimentos realizados em todas essas estratégias.
A fase de planejamento das ações após entender o perfil do público, quem são os colaboradores, setores que necessitam de treinamento e desenvolvimento. Quais as técnicas a serem adotadas de forma mais efetiva. Orçamento disponível para planejar bem os gastos. A metodologia adequada a realidade da empresa.

Outros materiais

Outros materiais