Buscar

A implementação do Ciclo PDCA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) A implementação do Ciclo PDCA (plan, do, check, act; planejar, fazer, checar, agir) tem como objetivo a melhoria contínua dos processos organizacionais e pode contribuir para o sistema de gestão ambiental (SGA) e o sistema de gestão da qualidade (SGQ). Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir: 
I- O Ciclo PDCA visa à melhoria contínua de um fluxo completo de valor ou de um processo individual, a fim de se criar mais valor com menos desperdício. 
II- As auditorias para a identificação das conformidades e não conformidades no Ciclo PDCA devem ser realizadas na fase de implementação e operação desse sistema, com posterior adoção de medidas corretivas. 
III- O Ciclo PDCA é a base para a implantação da qualidade total, que, por meio da metodologia 5S, consegue melhorar a qualidade de vida dos membros da equipe e do ambiente de trabalho. 
IV- Com as ações corretivas ao final do primeiro Ciclo PDCA, é possível e desejável que seja criado um novo planejamento para a melhoria de determinado procedimento, iniciando-se um novo Ciclo PDCA, sendo esse novo ciclo, a partir do anterior, fundamental para o sucesso da utilização dessa ferramenta. 
Assinale a alternativa CORRETA:
· Somente a afirmativa IV está correta. 
As afirmativas II e IV estão corretas. 
As afirmativas I e III estão corretas. 
Somente a afirmativa II está correta. 
2) A Gestão da Qualidade Total - GQT - é uma opção para a reorientação gerencial das organizações. Tem como pontos básicos: foco no cliente; trabalho em equipe, permeando toda a organização; decisões baseadas em fatos e dados; busca da constante solução de problemas e da diminuição de erros (LONGO, 1996). Sobre o controle de qualidade nos processos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O objetivo do controle de qualidade consiste em garantir que o produto atenda aos requisitos especificados pelo cliente. 
( ) Na atualidade, as empresas precisam, além de desenvolverem produtos e processos que propiciem rentabilidade, atender a requisitos de qualidade para manterem-se competitivas no mercado. 
( ) A gestão da qualidade envolve apenas o controle das etapas de fabricação. De fato, os setores administrativos não fazem parte da gestão da qualidade. 
( ) No caso do artesão, o foco do controle de qualidade era no processo. Já em um processo de produção moderno, o foco está no produto, visto que a personalização é um item presente em praticamente todos os segmentos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
FONTE: LONGO, R. M. J. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. In: Gestão da qualidade na educação: em busca da excelência. São Paulo, 1995.
· V - V - F - F. 
V - F - V - V. 
F - V - V - F. 
F - F - F - V.
3) Um conceito fundamental da Gestão da Qualidade está relacionado com o Zero Defeito. Este teve origem em meados de 1940 durante a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas eram incentivadas a melhorar a qualidade dos produtos militares. O Zero Defeito é voltado a eliminar as não conformidades nos processos produtivos ou na prestação de serviços. Não denota que os erros nunca ocorram, mas, sim, que não existirá uma quantidade de erros admissíveis, e que o objetivo é fazer certo da primeira vez. Com relação ao contexto apresentado sobre Zero Defeito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Zero Defeito deve ser considerado na meta de desempenho organizacional e todos dentro da empresa devem estar comprometidos com essa meta. 
( ) A qualidade pode ser definida como conformidade do produto com os requisitos de projeto. Essa definição está diretamente relacionada com o Zero Defeito. 
( ) O Zero Defeito é prontamente atingido pelas organizações, desde que tenha isso definido em sua meta, independente do envolvimento das pessoas. 
( ) Uma das principais exigências para aplicação do conceito de Zero Defeito é que o sistema da qualidade esteja voltado para a prevenção da qualidade. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - F. 
V - V - F - F. 
· V - V - F - V. 
V - F - V - F. 
4) Em todos os segmentos da nossa sociedade, a sobrevivência das organizações está condicionada a sua capacidade de produzir resultados que atendam às necessidades das partes interessadas, destacando aqui as dos seus clientes de uma maneira superior aos seus concorrentes. Gerar estes resultados significa atingir metas cada vez mais desafiadoras em função do ambiente competitivo no qual estamos situados. Uma das metodologias utilizadas nas organizações para o atendimento a essas metas é o PDCA. O ciclo PDCA é também conhecido como Deming ou Shewhart, que trata de uma ferramenta muito conhecida na administração geral. Sobre a principal finalidade nesse ciclo, analise as sentenças a seguir: 
I- Orientar o projeto de um produto (serviço ou bem). 
II- Estabelecer uma conexão lógica entre projeto, produção e pós-venda. 
III- Organizar os procedimentos de melhoria de um processo. 
IV- Criar uma coordenação entre os processos de planejamento, distribuição, controle e ações de venda. 
Assinale a alternativa CORRETA:
· Somente a sentença III está correta. 
Somente a sentença II está correta. 
As sentenças I e III estão corretas. 
As sentenças III e IV estão corretas. 
Parte superior do formulário
O TQC (Total Quality Control) é uma técnica multidisciplinar de administração, que utiliza programas, ferramentas e métodos nos processos produtivos de uma empresa. O conceito de qualidade total significa buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos nas etapas de produção, consumidores, funcionários, vizinhos da empresa e acionistas. O Controle de Qualidade Total visa obter o domínio sobre a satisfação de todas as pessoas que têm alguma participação no processo produtivo e aquisitivo. Uma empresa deve adaptar-se para alterações sociais, tecnológicas e econômicas no meio em que trabalha e passar a desenvolver maneiras para conquistar a Qualidade Total. Sobre o Controle da Qualidade Total e seus princípios, assinale a alternativa CORRETA:
Satisfação do cliente, gerência participativa, aprimoramento dos recursos humanos, manter o foco no processo, manter o foco no produto, criar círculos de gestão, adira decisões, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, gerenciamento de processos. 
· Satisfação do cliente, gerência participativa, aprimoramento dos recursos humanos, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, gerenciamento de processos, delegação, disseminar informações, garantia da qualidade e não aceitar erros. 
Satisfação do cliente, gerência participativa, aprimoramento dos recursos humanos, constância de propósitos, aperfeiçoamento contínuo, gerenciamento de processos, manter o foco no trabalho, reduzir custos, desperdiçar menos, atuar em parcerias internacionais. 
Satisfação do cliente, gerência participativa, aprimoramento dos recursos naturais, atuar na gestão e gerenciar pessoas, manter o foco no trabalho, reduzir custos, desperdiçar menos, atuar em parcerias regionais, satisfação dos empregados no local de trabalho.

Outros materiais