Buscar

Órgãos Linfóides

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Órgãos Linfóides
 Responsáveis pela maturação e intercomunicação das células do sistema imune. Por isso, devem apresentar um ambiente propício para interação entre linfócitos, células apresentadoras de antígenos e os patógenos. 
1. Centrais/ primários: 
 Local de maturação de linfócitos. –
· Timo: órgão de maturação dos linfócitos T. Nesse tecido, os linfócitos B passam por uma avaliação, mediada por hormônios tímicos, na qual precisam responder aos antígenos estranhos de forma controlada e não responder aos antígenos do organismo. Desse modo, essas células só serão maturadas se não tiverem comportamento autoimune.
· Medula: órgão produtor das células linfáticas em aves e mamíferos, mas possui papel de maturação de linfócitos B apenas primatas e roedores. Assim somente nesse caso são considerados órgãos linfóides primários. 
· Bolsa de Fabrício (apenas aves): órgão próximo da cloaca que faz maturação dos linfócitos B em aves. 
· Placa de Peyer: tecido presente na parede do intestino delgado que realiza maturação dos linfócitos B em ruminantes, suínos e coelhos. 
*Em cordeiros, com a placa de Peyer removida cirurgicamente, há deficiência de linfócitos B e não produção de anticorpos. 
2. Periféricos/secundários:
 Local de apresentação de antígenos aos linfócitos maduros. Tem a capacidade de aumentar de tamanho durante a resposta imune e estão conectados a circulação sanguínea e linfática. Possuem grande quantidade de células dendríticas capazes de capturar e processar antígenos e linfócitos. 
· Linfonodos: posicionados no meio do sistema linfático, abrigam grande população de linfócitos T e B, células dendríticas e macrófagos, responsáveis por interceptar os antígenos da linfa. 
· Baço: abriga linfócitos T e B, células dendríticas e células NK. É o local onde as células apresentadoras de antígenos (APCs) retém as partículas estranhas no sangue, e o comunica com linfócitos e onde debris celulares e hemácias envelhecidas são removidas da circulação.
-Transformação dos linfócitos T em plasmócitos (células produtoras de anticorpos) 
-Também, os anticorpos são secretados pelas células plasmáticas ativadas no baço. 
- Polpa vermelha: cavidades que armazenam o sangue, células apresentadoras de antígenos e plasmócitos.
- Zona marginal: local de separação das polpas que contém numerosos macrófagos, células dendríticas e uma grande população de linfócitos B. 
- Polpa branca: rica em linfócitos T e B, onde ocorre a resposta imune. Nódulos linfáticos
· Tonsilas: antigas amigdalas, são aglomerados de nódulos linfáticos, localizados na orofaringe, contém linfócitos maduros.

Outros materiais