Buscar

APOL 1 Matemática e Educação Matemática 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O planejamento e o uso de objetos ou instrumentos possibilitam uma prática pedagógica significativa para o aluno, e o professor poderá observar os resultados por meio de atividades de entendimento matemático”.
De acordo com o fragmento e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente a respeito da relevância do ábaco como instrumento pedagógico no ensino da matemática, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
	Nota: 10.0
	C
	O uso ábaco nas escolas propicia a noção dos sistemas de trocas, contagens e agrupamentos.
Você acertou!
Resposta correta:  “o entendimento de que o número oito, por exemplo, é o agrupamento de oito ‘uns’, ou um cinco e três ‘uns’, ou outra combinação qualquer, caracteriza-se como nossa de contagem”; “o ábaco, usado frequentemente em escolas, nos dá a noção exata desses sistemas de trocas e de contagem. Nos ábacos de base dez, em particular, troca-se dez fichas de unidades por uma ficha de dezena.   O uso de instrumentos como o ábaco é muito importante para que a criança tenha esta noção de agrupamento.  É com essa noção que ela enfrentará com muito mais prazer o nosso sistema de numeração, no qual cada número (de 1 até 9 mais o 0) tem representação única, não apoiada explicitamente em agrupamentos, mas sim em uma outra ideia que é a do valor posicional” (livro-base, p. 22).
Questão 2/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Considere a passagem de texto a seguir:
 "[...] a dialética é, aqui, compreendida, no sentido piagentiano, como processo de criação de interdependências”.
Considerando essa citação e de acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, marque qual das alternativas a seguir apresenta os aspectos solidários para a construção do conhecimento matemático:
Nota: 10.0
	
	A
	Aspectos cognitivos, afetivos e sociomorais.
Você acertou!
Os aspectos que são solidários para a construção do conhecimento matemático correspondem ao cognitivo, afetivo e sociomoral (livro-base, p. 02 do Prefácio).
Questão 3/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia a passagem de texto a seguir:
“O processo dialético construtivo não se restringe à síntese de opostos; recorre à interdependência, à complementaridade, ainda que os elementos relacionados não percam “individualidades””.
De acordo com a passagem de texto e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as afirmativas a seguir, assinalando a alternativa correta quanto à definição de processo dialético construtivo:
	Nota: 10.0
	C
	O processo dialético construtivo é a construção das estruturas que permitam organizar e estruturar e construir conhecimentos.
Você acertou!
Segundo o livro-base, “[...] um processo dialético construtivo [...] [é a] construção das estruturas que permitem organizar e estruturar os conhecimentos [...]” (livro-base, p. 6).
Questão 4/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo Piaget (1978, p. 36), o sujeito faz abstração de determinadas propriedades, partindo das próprias ações e não a partir do objeto". 
De acordo com o fragmento de texto e do livro-base da disciplina Baseando-se no livro da disciplina A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, analise as proposições e em seguida assinale a alternativa correta no  que diz respeito à abstração reflexiva segundo Piaget: 
	Nota: 10.0
	D
	É a fonte do conhecimento logico matemático e é constante durante todos os períodos de desenvolvimento, intervindo em toda e qualquer construção do conhecimento.
Você acertou!
Intervém no momento em que há representação por meio de imagens – a criança pode evocar objetos e situações ausentes. Na esfera das operações concretas, a abstração reflexiva apresenta-se sob as coordenações das ações do sujeito, ações já interiorizadas e reversíveis, ou seja, operações. Página 33
Questão 5/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Atente para a passagem textual a seguir:
“Em outras palavras, matemática é um ente vivo que faz parte da vida da gente”.
A partir das leituras de seu livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, pode-se identificar que o professor, ao preparar aulas sobre conceitos matemáticos para os alunos, deverá dispor de atividades práticas, como, por exemplo:
	Nota: 10.0
	
	E
	Construção de conjunto por meio da partilha dos objetos da sala, discutir sobre velocidade e distância durante a confecção de uma cidade em maquete e construir um minimercado para desenvolver noções monetárias.
Você acertou!
A matemática é uma prática escolar, porém no que tange às crianças é também uma parte importante das suas vidas cotidianas: sem a matemática elas ficarão desconfortáveis não apenas na escola, mas em uma grande parte de suas atividades cotidianas: quando partilham bens com seus colegas, planejam gastar suas mesadas, discutem sobre velocidades e distâncias, viajam e têm que lidar com moedas diferentes e quando finalmente têm que lidar com o mundo do dinheiro, de compras e vendas, hipóteses e apólices de seguro, precisam de habilidades matemáticas. (P.18)
 
Questão 6/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Com o desenvolvimento da representação um a um, o homem vê-se pela primeira vez diante da necessidade de dar sentido a um todo, a um conjunto de coisas”.
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a história da Matemática, é correto afirmar que o motivo de estabelecer a correspondência um a um e que resultou em cálculo matemático foi:
Nota: 10.0
	
	E
	A criação de animais.
Você acertou!
Com a criação de animais houve a necessidade do homem, saber se a quantidade de animais deixados no pasto pela manhã, por exemplo, era a mesma que se recolhia ao final do dia. Desse fato, surgiu a correspondência um a um, cálculo matemático utilizado até os dias atuais. (p.20)
Questão 7/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Atente para o fragmento de texto a seguir:
“Os agrupamentos facilitam a vida cotidiana. Em um supermercado, por exemplo, observa-se que vários produtos são agrupados em pequenas quantidades (embalagens de drops, balas, pastilhas, fósforos, esponjas de aço etc.)”.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre a correspondência um a um em termos de agrupamento, assinale a alternativa que menciona o que são os agrupamentos:
Nota: 10.0
	
	A
	Relações dois a dois ou três a três entre infinitas possibilidades que facilitam a contagem de grandes conjuntos na vida cotidiana.
Você acertou!
As relações dois a dois ou três a três entre infinitas possibilidades que facilitam a contagem de grandes conjuntos na vida cotidiana. Os agrupamentos são tantas vezes usados que ganharam nomes especiais: o agrupamento doze a doze recebeu o nome de dúzia. (p.21).
Questão 8/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia a passagem de texto a seguir:
 
“As implicações pedagógicas, fundamentadas no construtivismo de Jean Piaget, emergem à medida que seus estudos visam explicar como o sujeito, por meio da interação  com seu meio, é capaz de construir gradativamente estruturas de conhecimento cada vez mais ricas e melhor elaboradas”.
De acordo com os conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre o processo pedagógico dialético na educação matemática, marque a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	C
	O processo dialético na educação matemática é a construção das estruturas que permeiam organizar e estruturar os conhecimentos que permite ultrapassar patamares menos complexos para os mais complexos.
Você acertou!
Segundo Lopes, Viana e Lopes, o processo dialético é a construção das estruturas que permeiam organizar e estruturar os conhecimentos dos alunos (livro-base, p. 02 do Prefácio).O processo dialético enfatiza que o aluno seja ativo (livro-base, p. 02-04 do Prefácio e p.28).
Questão 9/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia a passagem de texto a seguir:
“Uma das formas de iniciar um estudante no mundo da matemática é lhe dar uma boa base sobre como todo esse conhecimento foi adquirido pela humanidade e quais foram os motivos que levaram nossa raça a desenvolver tais conhecimentos”.
De acordo com o fragmento e com os conteúdos de seu livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, qual foi o principal fator para a evolução do ensino da matemática para uma abstração cada vez maior? 
Nota: 10.0
	
	E
	O desenvolvimento tecnológico.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento de nossa raça, a ferramenta evoluiu e, aos poucos, tornou-se tão essencial quanto abstrata, em sua maior parte. A matemática ensinada nos primeiros anos escolares distanciou-se do seu antigo papel de ferramenta para o desenvolvimento. Tal fato deve-se, principalmente, ao desenvolvimento tecnológico de nossa civilização” (livro-base, p. 17).
Questão 10/10 - Matemática: Teorias e Metodologias
Leia o extrato de texto a seguir:
“Um conteúdo só é significativo e compreendido pelo aluno à medida que esse possa inseri-lo num sistema de relações, ou seja, assimilá-lo a outros conhecimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, Sergio Roberto; VIANA, Ricardo Luiz; ALMEIDA, Shiderlene Vieira de. A construção de conceitos matemáticos e a prática docente. Curitiba: InterSaberes, 2013, p.28.
De acordo com a citaçãoo lida e dos conteúdos do livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente sobre o processo pedagógico dialético construtivo, é correto afirmar que esse processo envolve os elementos de:
Nota: 10.0
	
	D
	Interdependência, complementaridade e individualidade.
Você acertou!
O processo dialético construtivo não se restringe à síntese de opostos; ele envolve os elementos de interdependência, complementaridade e individualidade (livro-base, p.02 do Prefácio).

Outros materiais