Buscar

1 lei de mendel

Prévia do material em texto

1º lei de Mendel 
Desenvolvida por Mendel em meados do século XVII, foi a base para a genética, onde Mendel admitiu a existência de “fatores” responsáveis por características hereditárias. Esses fatores, séculos depois, foram denominados de genes.
O “Princípio da segregação dos caracteres” ou a 1º lei de Mendel, a qual afirma que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
 O EXPERIMENTO DE MENDEL
Mendel cruzou ervilhas de semente amarela e ervilhas da semente verde, ambas de linhagens puras (L1). O resultado foi uma geração de ervilhas amarelas(L2) hibridas. Porém, a autofecundação da linhagem L2 resultou em 75% (3/4) de ervilhas amarelas e 25% (1/4) de ervilhas verdes. 
CONCLUSÕES DE MENDEL
Pode-se notar que a proporção é de 3 amarelas e 1 verde, ou seja, sugere uma dominância do fator(gene) amarelo em relação ao verde.
A geração pura (L1) possui fatores puros enquanto as gerações L2 e L3 possuem fatores diferentes entre si, posteriormente chamados de alelos homozigotos e heterozigotos, respectivamente. 
Após a formação dos gametas, ocorre a separação de fatores. Onde um individuo herda um fator da mãe e outro do pai.
De acordo com Mendel, mesmo encontrando fatores diferentes no mesmo individuo, apenas um deles se manifesta. Hoje, sabe-se que é possível ocorrer a manifestação de dois fatores diferentes no mesmo indivíduo.
 L1 X 
 L2 X
Autofecundação 
L3

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes