A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
apol 1 treinamento e desenvolvimento

Pré-visualização | Página 1 de 1

Após definido o público alvo, deve ser estrutura a metodologia que consiste na forma utilizada para o desenvolvimento do programa de treinamento. Levando em consideração as necessidades estabelecidas pelo cliente, será possível escolher a metodologia a ser utilizada e o local do treinamento.
 
Sobre o local do treinamento avalie as assertivas:
I - A sala de aula é a metodologia menos utilizada, onde o conteúdo é exposto ao alunos por um professor e há grande a troca de informações.
II - O treinamento a distância é utilizado quando os treinandos possuem dificuldades de estarem em um mesmo local ou quando não podem estudar nos horários determinados pelas escolas.
III - O treinamento “on the job” é utilizado quando é exigida a prática em maquinários específicos ou técnicas muito específicas da empresa, assim o treinamento é realizado no próprio local de trabalho.
É correto o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I
	
	B
	II
	
	C
	III
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e III.
Você acertou!
Em relação ao local, os treinamentos podem ser realizados (ABTD, 1994):
 
· Sala de aula: esta é a metodologia mais utilizada, onde o conteúdo é exposto ao alunos por um professor e há grande a troca de informações.
· Treinamento à distância: Utilizado quando os treinandos possuem dificuldades de estarem em um mesmo local ou quando não podem estudar nos horários determinados pelas escolas.
· No local de trabalho: também denominado de “on the job”é utilizado quando, no treinamento, é exigido a prática em maquinários específicos ou técnicas muito específicas da empresa, assim o treinamento é realizado no próprio local de trabalho.
· Fora do local do trabalho: realizado no ambiente externo à organização, pela própria empresa ou por consultorias especializadas.
(FREIRE, 2014, capítulo 03).
Questão 2/10 - Treinamento e Desenvolvimento
 O treinamento tem como objetivo preparar os colaboradores para a execução imediata das funções especificadas no cargo, oportunizando também o contínuo desenvolvimento de suas competências individuais.
Assim, a maioria dos autores concorda que a principal função do treinamento é provocar mudanças positivas nos indivíduos e nas organizações.
 
Estabeleça a relação entre os tipos de mudança de comportamento obtidos com treinamento e sua respectiva descrição.
 Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-A; 2-B; 3-C; 4-D.
	
	B
	1-D; 2-C; 3-B; 4-A.
	
	C
	1-C; 2-D; 3-A; 4-B.
	
	D
	1-C; 2-D; 3-B; 4-A.
	
	E
	1-B; 2-A; 3-C; 4-D.
Você acertou!
A sequência correta é: 1-B; 2-A; 3-C; 4-D.
A maioria dos autores concorda que a principal função do treinamento é provocar mudanças positivas nos indivíduos e nas organizações. Araújo et al. (2010) afirma que o treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento:
 
1. Transmissão de informações: o elemento essencial em muitos programas de treinamento é o conteúdo, repartir informações- como um corpo de conhecimentos- relevantes para que a equipe tenha uma visão clara sobre a empresa, ou seja, informações sobre o trabalho, a empresa, produtos, serviços, suas políticas, entre outros.
 
1. 2Desenvolvimento de habilidades: conhecimentos relacionados com o desempenho do cargo atual ou de possíveis ocupações futuras.
 
1. 3Desenvolvimento ou modificação de atitudes: geralmente mudanças de atitudes negativas para atitudes mais favoráveis entre os trabalhadores, aumentam a motivação, desenvolvimento da sensibilidade do pessoal de gerência e de supervisão quanto aos sentimentos e reações das pessoas.
 
1. 4Desenvolvimento de conceitos: pode ser conduzido no sentido de elevar o nível de abstração e conceitualização de ideias e filosofias.
(FREIRE, 2014, capítulo 02).
Questão 3/10 - Treinamento e Desenvolvimento
Analise o caso abaixo:
 
Roberta é gerente de recursos humanos e tem enfrentado problemas com os gerentes das equipes da empresa Alfa. Embora a empresa tenha uma política de gestão de banco de horas dos funcionários e Roberta tenha orientado os gerentes, ela percebeu que os funcionários têm acumulado horas positivas sem ter uma demanda extraordinária de trabalho.
Conversando e buscando aconselhamento com seu superior imediato a respeito desse problema, Roberta percebeu que precisava ser mais enérgica na divulgação e implantação da política de banco de horas, além de acompanhar mais de perto as equipes.
Qual o método de desenvolvimento ilustrado no caso?
Nota: 10.0
	
	A
	Rotação de cargos
	
	B
	Counselling (aconselhamento)
Você acertou!
O caso ilustra o uso do counselling (aconselhamento) para resolver o problema de Roberta. Segundo Freire (2014, capítulo 6), o aconselhamento é uma estratégia temporária de desenvolvimento. Diante de um problema específico, o gerente ou alguém capacitado proporciona aconselhamento no sentido de assessorar as pessoas no desempenho de suas atividades.
(Cap. 6 p. 161)
	
	C
	Comissões de trabalho
	
	D
	Treinamento outdoor
	
	E
	Posições de assessoria
Questão 4/10 - Treinamento e Desenvolvimento
Os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual são: a rotação de cargos, posição de assessoria, aprendizagem prática, atribuição de comissões, participação em cursos e seminários externos, exercícios de simulação, treinamento outdoor, estudos de caso, jogos de empresa.
 
Estabeleça a relação entre métodos de desenvolvimento e sua respectiva descrição.
 
Agora marque a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1-A; 2-B; 3-C; 4-D.
Você acertou!
A sequência correta é: 1-A; 2-B; 3-C; 4-D.
1. Rotação de Cargos: ou Job Rotation, significa a movimentação das pessoas em várias posições dentro da organização com o objetivo de desenvolver competências individuais e profissionais. A rotação pode ser vertical ou horizontal. Será vertical quando existe uma promoção temporária das pessoas para uma função mais complexa. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante o período de férias de um líder. A rotação horizontal ocorre quando o indivíduo é colocado em outra tarefa, mas de mesmo nível de complexidade, com o intuito de absorver novos conhecimentos e habilidades.
 
1. Posições de assessoria: essa estratégia consiste em colocar um colaborador com elevado potencial sob a supervisão de um gestor mais experiente. Assim esse colaborador pode desempenhar tarefas mais complexas, como um assistente ou staff, mas sob orientação específica.
 
1. Aprendizagem técnica: modelo de treinamento, por meio do qual o colaborador que se quer desenvolver dedica tempo integral na resolução de um problema. Em geral ele trabalha em uma equipe multifuncional que tem a tarefa de analisar e resolver problemas técnicos pontuais. Após a resolução avalia-se o desempenho do colaborador quanto à sua participação, iniciativa e contribuições.
 
1. Comissões de Trabalho: Significa oportunizar a um colaborador que participe de comissões específicas de trabalho. A comissão geralmente tem duração temporária e termina após o atendimento dos seus objetivos idealizadores. Um exemplo de comissão de trabalho é aquela criada para analisar as causas dos acidentes de trabalho ou queda da produção. Além de serem muito eficazes, agilizam a solução de problemas dentro das organizações.
 
(FREIRE, 2014, capítulo 06).
	
	B
	1-D; 2-C; 3-B; 4-A.
	
	C
	1-C; 2-D; 3-A; 4-B.
	
	D
	1-C; 2-D; 3-B; 4-A.
	
	E
	1-B; 2-A; 3-C; 4-D.