Buscar

ANSIEDADE-PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ANSIEDADE-PSICOLOGIA
A ANSIEDADE É UMA SENSAÇÃO OU SENTIMENTO DECORRENTE DA EXCESSIVA EXCITAÇÃO DO SNC CONSEQUENTE A INTERPRETAÇÃO DE UMA SITUAÇÃO DE PERIGO/AMEAÇA.
O cerebro entende que aquela situação é de perigo e emite uma cadeia neuronal para que o corpo tenha reações e esteja preparado para aquela situação.
Nossos ancestrais tinham uma ameaça real que fez com que criassem uma interpretação ansiosa no corpo e isso foi passada para a gente nos dias atuais, mesmo que não temos mais essas ameaças reais. 
Antes os ancestrais tinham ameaças reais e concretas, hoje não temos isso mas a ansiedade é continuada e se torna crônica.
A situação pode não ter sido tao seria, contudo o cerebro dá pessoa interpretou aquilo como ameaçador de tal forma e ai dispara uma cadeia de mecanismos para nos salvar.
A pesssoa ansiosa que come muito é como se fosse um meio de se proteger, de causar satisfação. O mundo é instavel, por isso as pessoas são ansiosas. 
Hoje em dia tememos: a competitividade social, segurança social, competência profissional, sobrevivência econômica, perspectivas futuras e muito mais.
O mecanismo ocioso é importante para que nos vivamos, pois isso faz com que levantamos, e vamos em busca do que queremos. A ansiedade tem papel de fazer com que a gente se organize diante das situaçoes do meio ambiente, so que depois de um tempo quanto mais ansioso menos adaptada (falência da capacidade adaptativa) está a pessoa, ai a pessoa passa só a se proteger.
Ansiedade crônica teremos tremor, sensação de fraqueza, vista escura, tensão ou dor muscular, bruxismo, fadiga facil, falta de ar, palpitação, sudorese, vertigem... e a pessoa interpreta isso como se ela estivesse morrendo, ai ela corre para o PS e só de pensar que terá que passar por procedimentos ela piora, pois ela começa a ter medo de ter essas reações, e isso gera um circulo vicioso. 
A pessoa começa a ter medo de sentir de novo a ansiedade, na verdade ela não sabe que é ansiedade, ela sabe que é algo que esta errado, e isso faz com que ela tenha medo de sentir isso. 
A ansiedade não é uma causa, é uma cadeia de acontecimento, de sintomas que a pessoa apresenta diante de uma situação. O que achamos ameaçador faz com que o cerebro comece a produzir hormonios e isso faz a ansiedade. 
O ESTRESSE: é um estado dinâmico pelo qual o ser humano interage com o ambiente para manter o equilíbrio para o crescimento, o desenvolvimento e o desempenho, que envolve uma troca de energia e de informação entre a pessoa e o ambiente para a regulagem e o controle dos estressores. 
O estresse pode ser bom ou ruim, é bom quando ele faz voce tomar uma atitude contra algo, e o ruim é quando voce trava e isso faz com que esgote-o. 
BURNOUT:estresse por ambiente de trabalho. 
MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DA ANSIEDADE: 
· Transtorno do panico (o medo de ter medo, crises, pavor exagerado de passar mal, perder o controle e morrer de repente). Colapço de sintomas fisiologicos, e ai a pessoa começa a ter medo de passar mal.
· Ansiedade generalizada (a pessoa não precisa ter um motivo para ter isso, ela sempre esta assim, pois ela sempre acha que vai acontecer coisa ruim com ela; ela antecipa situações que talvez não vao acontecer; ela não ri, não consegue relaxar). 
· Transtornos obsessivo-compulsivo (pensamentos torturantes, exigente, absurdos e desagradáveis, consequentemente a pessoa repete várias vezes o mesmo ato impulsivamente para tentar livrar-se de tais pensamentos). 
· Fobias especificas (medo de perder o controle-como medo de animais de pequeno ou grande porte, do escuro, de estranhos, medo de insetos, roedores, tempestades, altura...).
Como tratar a ansiedade: com uso de medicamentos - ele tenta bloquear a cadeia de respostas quando a pessoa começa a ter a crise, como ansiolíticos (Diazepam), antidepressivos (Cloridrato de Sertralina, Fluoxetina) e anti-psicóticos. Tambem podemso tratar com psicoterapia (comportamento e cognitivo-comportamental). 
TEXTO RELAÇÃO ENTRE ESTRESSORES, ESTRESSE E ANSIEDADE:
ESTRESSE: resultado da interação das caracteristicas da pessoa (ex: um adolescente quando faz algo de errado sabe para quem contar) e o meio ambiente em que ela está, a percepção de como a pessoa vai reagir ao meio externo e interno. Compreende aspectos cognitivos, comportamentais e fisiologicos. 
A percepção de como ele vai reagir aquela situação que pode lhe causar estresse.
Pobreza de repertorio: a pessoa não foi preparada para lidar com as situaçoes, pois sempre alguem que ficava cuidando de tudo para ela, ai ela caba caindo em uma resposta muito rude ao estresse. 
Para cada acontecimento na vida há uma relação: PENSAR-> SENTIR-> AGIR.
Ex: fulvia faltou, o pensamento vai ser porque a professora não avisou antes, e ai gera um sentimento de raiva e o comportamento de ir embora.
Comportamento agressivo é o resultado de uma má interpretação do pensamento pelo sentido. 
ESTRESSORESo pensamento começa a partir da analise deles. O estressor é o que acontece em nossas vidas e interpretamos como algo sendo ruim.
Estressores dependentes: a pessoa depende de como a forma do sujeito se coloca nas relações inter-pessoais, onde seu comportamento provoca situações desfavoráveis para si mesmo. Pessoa que fazem coisa para se deixarem piores ainda. A pessoa sempre acaba procurando ele, ela pensa que sempre ela que tem que se dar mal.
Estressores independentes: são aqueles que estão alem do controle do sujeito, como a morte de uma familiar. É o dia a dia. 
EVENTO TRAUMÁTICO: aquele que desenvolve no cerebro, um marcador na memória, que é algo que precisa ser digerido e elaborado, e pode ser que a pessoa sofra por aquilo pelo resto de sua vida. Ex: amigo que morre. Contudo isso depende da construção psiquica da pesoa, para dizer se aquilo é traumatico para ela ou não. ELE SE TORNA TRAUMATICO PARA NOS PROTEGER.
Como consequencia disso ocorre a desorganização psíquica, que são os acontecimentos do dia a dia que podem ser vivenciados e acabarem provocando uma resposta de estresse, como ficar em uma filaestresse social. A pessoa gera mecanismos para evitar situaçoes indesejaveis, e isso ao longo do tempo gera respostas. 
Resposta ao estresse depende em grande parte de como o individuo processa a informação e sua avaliação sobre as situaçoes que estão acontecendo, e isso pode ser considerada relevantes, agradáveis, aterrorizantes...
NÍVEL COGNITIVO DE RESPOSTA:
1. Avalia a situação, tambem conhecida como reação afetiva, em que o sujeito avalia inicialmente o potencial de ameaça para si.
2. Avalia a demanda da situação, o que ela vai fazer naquela situação, de acordo com sua história pessoal e seus aprendizados. 
3. Avaliação da capacidade para lidar com a situação.
4. Organização da ação ou seleção da resposta.
Nível comportamental é depois de tudo isso que acontece em segundos, que é a hora que ela age com enfrentamento (ataque), evitação (fuga) e passividade (colapso).
Paciente tipo A é aquele que tem transtorno de ansiedade generalizada, paciente que intimida as pessoas para garantir a sua sobrevivência.
Aprendizagem comportamental que vai além da social, como a genética, por exemplo mulheres são mais dispostas a tretar do que os homens.
Estresse e ansiedade caminham juntos por conta dos sintomas prodrômicos (inespecíficos).

Outros materiais