Buscar

QUESTIONÁRIO | Processo civil | competência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de fixação
Analise as situações hipotéticas apresentadas e responda às questões propostas:
1. João, domiciliado em Maceió, propôs contra José, domiciliado em Aracaju, uma ação de indenização, objetivando receber reparação por danos materiais e morais, em decorrência de um acidente de veículos, envolvendo ambos, acontecido na cidade de Natal. De quem é a competência para essa causa?
Em tal situação, de reparação de danos em caso de acidente de veículos, o foro competente pode ser o de domicílio do autor ou o do local do acidente. Tal situação fundamentada no art. 53, V, do CPC.
2. Paulo, domiciliado em Maceió, deseja propor uma ação judicial contra o INSS para exigir da autarquia federal a revisão de sua aposentadoria, que ficou defasada após não receber os acréscimos devidos a título de atualização monetária. De quem é a competência para essa causa?
Nesse caso, em virtude de se tratar de uma autarquia federal - o INSS - a competência para essa ação é da justiça federal, fundamentada no art. 109, da CF. Sendo competência da justiça comum apenas se não houver vara federal na comarca de domicilio do segurado(competência delegada).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes