Buscar

Aula 09 Atividade Analise de PP doc respondida (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: Pedagogia DISCIPLINA: Planejamento Escolar - CEL1288 
PROFESSORA: Xênia Honório DATA: __/__/2021
ACADÊMICOS(AS):
ATIVIDADE – ANALISE DE PROPOSTA PEDAGÓGICA (PP)
OBJETIVO: identificar as etapas, elementos e características que devem fazer parte da construção do PP, para perceber sua importância para construção de uma escola de qualidade no atual contexto da sociedade brasileira.
1. Com base na análise de uma Proposta Pedagógica de uma escola, descreva:
1. NOME DA ESCOLA: Escola Classe 708 Norte
A. Link onde está postado a PP da escola: file:///C:/Users/Walisson/Downloads/pp_ec_708_norte_plano_piloto-1.pdf
B. ANO DE ATUALIZAÇÃO DA PP: 2020
C. EQUIPE GESTORA:
Diretora: Anelise Pacheco
Vice-diretora: Aline Teles Cristalino
Coordenadora: Cristiane Bento de Moraes Almeida
Apoio pedagógico: Elice Vieira Rego
Orientadora educacional: Eunice Barbosa Ferreira
Supervisora: Joana Inácio Ferreira
D. RESUMO (Pequeno resumo sobre como acontece a construção da PP):
O PP deve ser construindo de uma maneira colaborativa onde é composto por objetivos, ações, discursões, planejamento para ser beneficente para âmbito escolar com enfoque na organização do trabalho, e também na aprendizagem dos alunos inseridos naquela escola.
E. IDENTIFIQUE, ANALISE E DESCREVA DE FORMA SUCINTA O QUE É TRATADO EM CADA UM DOS ELEMENTOS, APONTADOS ABAIXO, E QUE FAZEM PARTE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA (PP) EM ANÁLISE.
1. Introdução/apresentação
O projeto político pedagógico é um documento responsável pela maneira que a escola planeja suas ações e estabelece metas para conseguir acalcar o processo de ensino e aprendizagem, o PP da escola classe 708 está de acordo com a atualidade na qual estamos vivendo uma pandemia mundial decorrente do COVID-19, a escola tem pensando e buscado novas formas de trabalhar o projeto pedagógico por meio de tecnologias educacionais, uma situação totalmente nova e com grandes desafios e principalmente mudanças e estratégias. Todos trabalhando em conjunto para haver um melhor resultado.
1. Contextualização, histórico e/ou caracterização da escola
A escola classe 708 norte está localizada SHCGN 707 – Área Especial – Brasília-DF, onde foi inaugurado no dia 16 de agosto de 1961 com a denominação de Escola Provisória nº 02 da Asa Norte ou Escola Classe da SQ 708 Norte. Através da Resolução nº 95 – CD, de 21/10/76 (DODF nº 30, de 11/02/77 – Suplemento e A.N. da FEDE, vol. II) sua denominação foi alterada para ESCOLA CLASSE 708 NORTE.
O seu telefone de contato: (61) 3901-6922
E-mail: ec708n@gmail.com
Site: www.ec708norte.com
O âmbito escolar: A escola tem a disponibilidade de 9 salas de aula. Sendo elas: 1 sala de recurso, laboratório de informática, classe especial e as demais para os alunos do 1 ao 5 ano.
Quantidade de alunos: 288 distribuído em 2 turnos. Vespertino e Matutino
Consta de professores regentes: 17
Consta de vigilantes: 4
Apoio de secretária: 1
Chefe de secretaria: 1
Coordenadora: 1
Orientadora educacional: 1
Apoio pedagógico: 2
Vice-diretora: 1
Diretora: 1
Monitora: 1
Supervisora pedagógica: 1
Conservação e limpeza: 1
Terceirizados: A Unidade Escolar conta com 5 agentes de conservação e Limpeza (Empresa Juiz de Fora), 2 agentes de vigilância (Empresa Global) e 2 auxiliares de cozinha/merenda (Empresa G.E)
2. Concepção (filosofia) de educação e de práticas escolares
3. Diagnóstico da situação atual
O diagnóstico da situação atual é realizado através de dados coletados por turmas, indicam que estamos em uma escola do plano piloto onde seus alunos são das outras regiões administrativas do DF, e do Entorno, respectivamente, 65% e 3%. Foram lançados 252 questionários desses 181 foram respondidos o que corresponde a 71,82%. Os dados foram divididos da seguinte maneira:
Renda familiar: 75% das famílias recebem até 3 salários mínimos
Grau de escolaridade pai: 13% possuem nível superior:
Grau de escolaridade mãe: 14% possuem formação em nível superior.
Como se auto declara: A maioria se declara parda, seguido de branco e preto.
Meios de transporte: As respostas também indicam que a maioria utiliza transporte particular (automóvel) para chegar à escola, seguindo de transporte escolar (vans).
Disponibilidade de livros e revistas em casa: 31% dizem que sim.
Fonte de pesquisa mais utilizada: 113 pessoas selecionou internet.
Tem horários destinado a estudo em casa: 30% responderam que só estudam quando sabem que terão provas e/ou deveres
Quem acompanha as crianças no estudo: 126 votos para MÃE
4. Missão e objetivo institucionais
A missão da escola é focada em uma educação de qualidade de ampliar os espaços, as oportunidades de aprendizagens, favorecendo o desenvolvimento integral dos educandos, para que eles possam agir construtivamente na transformação social, garantindo a participação ativa da comunidade escolar no processo educativo, promovendo a interação entre a família e a escola.
5. Organização pedagógica da escola
Os professores trabalham no período da manhã é da tarde.
Segunda: CPIP
Terça: Curso ou Coordenação Individua
Quarta: Coletiva com Professores
Quinta: Coordenação por Grupo: Bia e 4º e 5° ano
Sexta: CPIP
Sobre as turmas: A turma tem uma rotina ordinária pedagógica semanal para o estudante dos turnos matutino e vespertino com atividades de psicomotricidade, atividades na sala de leitura e e atividades no laboratório de informática.
A organização desse trabalho pedagógico é concebida pelo conselho escolar, equipe de gestão, coordenação pedagógica e equipe docente, a escola conta com o trabalho da equipe especializada de apoio a aprendizagem, que atua na instituição, por meio de intervenções, afim de proporcionar sugestões para as opiniões apresentados por professores, pais e alunos. Com a colaboração SOE, a EEAA, identifica os problemas da unidade escolar, por turma, tomando as medidas cabíveis para sanar e mitigar a problemática.
6. Proposta curricular e respectivas matrizes
7. Processos de inclusão e educação especial
A inclusão é o processo de pessoas com deficiência no ensino regular, havendo respeito, educabilidade, direito a igualdade de oportunidades educacionais, direito a liberdade de aprender e de se expressar, direito a ser diferente, tendo o auxílio das professoras, coordenadoras, equipe gestora, orientadora educacional que vai ter a capacidade de traçar estratégias diferentes para cada estudantes.
Na instituição de ensino atendemos a educação especial, tem por objetivo prestar atendimento educacional especializado a pessoas com Deficiência Intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Deficiência Física, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Déficit de Atenção, Deficiências Múltiplas, Deficiente Auditivo garantindo e respondendo as necessidades educacionais de cada aluno. 
8. Avaliação da aprendizagem
A escola tem buscado avaliar seus alunos de uma forma de progressão continuada na qual o aluno é avaliado sendo acompanhado mais próximo pelo professor, e é avaliado cotidianamente. O conselho de classe passa a ter um papel mais colaborativo, sendo assim analisado se o aluno se houve sucesso ou não junto aos alunos no decorrer do bimestre, são aplicadas também avaliações do nível externo como: anto o Saeb, a Prova Brasil, a prova Diagnóstica e a ANA oferecem dados valorosos para o planejamento da escola.
Com a Pandemia mundial novas formas de avaliações estão sendo buscada juntamente com a equipe de Comissão Local e nas reuniões online de coordenação. 
9. Infraestrutura da escola
 Serviço de Orientação Educacional  Direção  Sala dos Professores com copa  Sala da Coordenação  Cantina e Depósito da Cantina  Um pátio coberto  Um canteiro central  Sala dos Servidores  Secretaria  Estacionamento  Parque de areia  Dois espaços adaptados para prática recreativa  Terreno livre para horta Sete banheiros, sendo: quatro para os adultos, três para os estudantes sendo um masculino, um feminino e um para cadeirantes/crianças com necessidades especiais
10. Relação com acomunidade
Sabemos que a escola e a comunidade devem andar juntas por esse motivo a escola em si promove ações para favorecer essa integração com a comunidade tem como metas promover ao ano pelo menos 2 atividades coletivas, é realizada ações aonde a comunidade é convidada para haver essa integração social, conversa com a equipe gestora, logo após esse contato com a comunidade todos em conjunto divulga os resultados dessa missão, é realizado semestralmente ou datas definidas exclusivas para isso, e por fim os materiais utilizados para essa divulgação com a comunidade é através de bilhetes, sites ou agenda. 
11. Projetos nortedores/planos de ação
Planos de ação: Na parte pedagógica, resultados educacionais, gestão participativa, conselho escolar, comunidade, financeiro, administrativo.
O projeto norteador tem se realizado da seguinte forma por trabalhando por bimestre com cada autor e desenvolvendo a leitura, em meio a pandemia mundial a escola tem buscado desenvolver novos projetos para ser desenvolvidos no ambiente sava. 
12. Gestão administrativa e pedagógica
Gestão administrativa: Tem como objetivo suprir a escola com materiais, manter em um bom estado de conservação toda a parte física da escola. Tem como meta estabelecida adquirir materiais ao bom andamento das atividades, verificar a necessidade de obras e reparos, uma das ações que devem ser desenvolvidas é realizações de reuniões mensalmente com o conselho escolar, havendo também o controle do estoque de materiais a qual a escola tem disponível, havendo também um acompanhamento diariamente durante todo o período letivo.
Pedagógica: Tem com o objetivo principal reduzir os níveis de retenção no ano em 20%, Promover mecanismo pagina 50
13. Formas de avaliação do projeto (PP)

Outros materiais