Buscar

Avaliação final discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Direito Tributário e Empresarial (DIR98)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:668470) ( peso.:4,00)
	Prova:
	30593320
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A evolução histórica do empresário individual demonstrou a necessidade do agrupamento de comerciantes com a finalidade de enfrentar a concorrência, o que fez surgir as sociedades. Portanto, defina o que é sociedade empresária:
	Resposta Esperada:
É a pessoa jurídica que exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Porém, deve, antes do início de sua atividade, ter, obrigatoriamente, inscrito seus atos constitutivos no Registro Público competente.
	2.
	A priori, é importante destacar a diferença existente entre interpretação e integração da lei, como formas de aproximar o sujeito ao texto legal. A interpretação possui como objeto determinar o sentido e o alcance da norma, já a integração é entendida como uma lacuna na lei, que deverá ser preenchida pelo intérprete. Baseada nessas informações, a autoridade administrativa, no processo de integração da legislação tributária, poderá utilizar quatro instrumentos. Cite-os e explique o conceito de analogia.
	Resposta Esperada:
Analogia, princípios gerais do direito tributário, princípios gerais do direito público, equidade.
Analogia é um dos princípios estabelecidos para a interpretação da legislação quando a norma não trata de tema específico. Nesse caso, utiliza-se uma norma similar, desde que aplicável. A analogia não pode instituir a cobrança de tributos sem previsão legal.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes