Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Assistência de enfermagem em emergências clínicas II

Pré-visualização | Página 1 de 2

Assistência de enfermagem em emergências clínicas II
1)
A hipoglicemia é considerada uma urgência glicêmica, tendo como principal sintoma glicemia _________. Dentre os sintomas apresentados pelos pacientes é possível elencar: _________, confusão, _________ e cefaleia. O tratamento desse agravo é feito com__________ e Glucagon IM/SC. 
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
· Maior que 350 mg/dl; Tontura; Palpitações; Glicose 50%.
· Maior que 60 mg/dl ou 50 mg/dl; Sudorese; Aumento da glicose sanguínea; soro fisiológico 0,9.
· Menor que 60 mg/dl ou 50 mg/dl; Neuroglicopênicos; Neuroautonômicos; Glicose 10%.
· Menor que 80 mg/dl; Hálito cetônico; Palpitações; Gntibióticos.
· Menor que 60 mg/dl; Tontura; Palpitações; Glicose 50%.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Dentre as complicações agudas provenientes da DM, a hipoglicemia é definida como a diminuição da glicose no sangue em níveis inferiores a 60 mg/dl. Os sintomas apresentados são: tontura; confusão; cefaleia; convulsões; palpitações; palidez cutânea. Para o tratamento hospitalar é orientado infundir 25 ml de glicose a 50% via endovenosa, mantendo uma velocidade de três minutos.
Código da questão: 57783
2)
Sobre os cuidados de enfermagem e fisiopatologia das alterações hidroeletrolíticas, os distúrbios no equilíbrio acidobásico e as intoxicações exógenas, podemos afirmar que:
I. A acidose metabólica é caracterizada pela diminuição do pH para < 7,35 e diminui também o bicarbonato (HCO3-). Um dos cuidados de enfermagem é a realização do ECG e monitorização cardíaca contínua devido à fibrilação ventricular.
II. Pacientes que apresentam arritmia com instabilidade são classificados como Emergência no Protocolo de Manchester, podendo ser atendidos em até 10 minutos. 
III. A síndrome colinérgica é caracterizada por alguns sintomas: lacrimejamento, sialorreia, miose, sudorese, incontinência fecal, vômitos, bradicardia, tendo como agente causal o carbamato, conhecido popularmente como chumbinho.
IV. A desintoxicação gástrica é feita com a utilização do carvão ativado, substância com alto poder absorvente, que tem como função diminuir a reabsorção gastrointestinal. Pode ser administrado em dose única ou em múltiplas doses.
V. Na desintoxicação gástrica, a lavagem gástrica é indicada no tratamento de ingestão de cáusticos ou solventes.
São verdadeiras:
Alternativas:
· V - IV.
· I - II - III - IV - V.
· I - III - IV.
checkCORRETO
· Somente I.
· I - III.
Resolução comentada:
A alternativa correta é: I, III e IV. A afirmação I é verdadeira, pois a acidose metabólica ocorre pela perda de bicarbonato, resultando em alterações cardíacas graves; já a III é correta, pois a Síndrome Colinérgica é caracterizada por sinais muscarínicos, nicotínicos e centrais, tendo como substâncias causais carbamatos (chumbinho, inseticida), fosforados (inseticida), fisostigmina, cogumelos. E a IV é correta, pois o carvão ativado atua unindo-se à substância tóxica para evitar a reabsorção. Dose única: criança 1 g/kg em SF 0,9% na proporção 4-8 ml/g. Adulto: 50 g em 250 ml de SF 0,9%. Múltiplas doses: 4/4 horas e catárticos.
A II está errada, pois arritmia com instabilidade é classificada como Emergência no Protocolo de Manchester e o atendimento deve ser imediato. V é errônea em função da indicação da lavagem gástrica no tratamento de ingestão de cáusticos ou solventes, a lavagem e o uso de carvão ativado são contraindicados nesses casos.
Código da questão: 57798
3)
A cetoacidose diabética é considerada uma complicação aguda da diabetes mellitus. Assinale a alternativa que corresponde a um sintoma dessa complicação.
Alternativas:
· Hipoglicemia.
· Respiração de Kussmaul.
checkCORRETO
· Ausência de cetose.
· Anúria.
· Febre isolada.
Resolução comentada:
Respiração de Kussmaul é característica da cetoacidose diabética, sendo essa respiração resultado da estimulação do centro respiratório cerebral, a fim de compensar a acidose metabólica.
Código da questão: 57781
4)
Alternativas:
· I-A; II-B; III-C.
· I-B; II-A; III-C.
· I-C; II-A; III-B.
· I-B; II-C; III-A.
checkCORRETO
· I-A; II-C; III-B.
Resolução comentada:
A alternativa correta é: I-B; II-C; III-A. Hipoglicemia: é definida como a diminuição da glicose no sangue em níveis inferiores a 60 mg/dl; tremores; sensação de calor. Tontura; confusão; cefaleia; convulsões; palpitações; palidez cutânea. 
Cetoacidose diabética: a glicemia capilar geralmente encontra-se acima de 250 mg/dl e tem como sintomas característicos: respiração de Kussmaul e hálito cetônico.
Estado hiperglicêmico hiperosmolar: é caracterizado pela presença de glicemia >600 a 800 mg/dl; Outra característica é o aumento da osmolalidade para >330mOsm/kg, sendo uma manifestação frequente da doença o coma.
Código da questão: 57786
5)
Complete a lacuna a seguir de forma correta: A avaliação secundária das intoxicações exógenas é feita a partir do seguinte protocolo: A abertura de vias aéreas; B _____________; C acesso venoso; D __________; E técnicas de eliminação; F ___________; G contato com os ___________
Alternativas:
· Neurológico; déficit neurológico; antídotos; Centros de Informação de Saúde
· Oxigênio; dose da substancia; fotoreação de pupilas; Centros de Informação Toxicológicas.
· Oxigênio; dose da substancia; fotoreação de pupilas; Centros de Informação Toxicológicas.
· Neurológico; descontaminação; fotoreação de pupilas; Centros de Informação de Saúde.
· Oxigênio; descontaminação; antídotos; Centros de Informação Toxicológicas.
checkCORRETO
Resolução comentada:
Nos pacientes com suspeita ou confirmação de IE essa avaliação secundária aponta cuidados específicos, A vias aéreas; B oxigenoterapia; C acesso venoso; D Descontaminação; E técnicas de eliminação; F antídotos; E contato com os Centros de Informação toxicológicas. Após essas avaliações, o enfermeiro deverá propor cuidados de enfermagem específicos e atentar-se na notificação compulsória obrigatória.
Código da questão: 58163
6)
Alternativas:
· I-A; II-D; III-C; IV-B.
· I-B; II-A; III-D; IV-C.
· I-C; II-D; III-A; IV-B.
checkCORRETO
· I-D; II-A; III-B; IV-C.
· I-C; II-A; III-D; IV-B.
Resolução comentada:
A alternativa correta é: I-C; II-D; III-A; IV B. O AVE isquêmico é definido como a isquemia cerebral decorrente de trombos ou êmbolos. Mais prevalente entre os AVEs. O seu tratamento consiste na utilização de agentes trombolíticos que devem ser administrados em até 4h30min dos aparecimentos dos sintomas.
O AVE hemorrágico é definido como o rompimento de vasos cerebrais causando assim sangramentos cerebrais. Sendo subdividido entre subaracnóide e intracerebral. O seu tratamento consiste na drenagem do sangramento por meio de procedimentos cirúrgicos. 
A crise convulsiva é definida como alteração da atividade elétrica do Sistema Nervoso Central. As principais manifestações clínicas são os movimentos musculares repentinos e involuntários (tônicos, clônicos; mioclônicos e tônicos-clônicos) e as alterações no nível de consciência.
A Hipertensão Intracraniana é definida como o aumento da Pressão Intracraniana (PIC) superior ou igual a 20 mmHg. As principais manifestações clínicas são cefaleia, vômito em jato, herniações, alterações no nível de consciência
Código da questão: 57823
7)
Sobre as urgências neurológicas, considere as seguintes afirmações:
( ) O AVE é dividido em dois grupos, o primeiro classificado como AVE isquêmico, o segundo AVE hemorrágico. 
( ) A crise convulsiva e a pós-crise são classificadas como emergências nos protocolos de triagem e classificação de risco, sendo necessário o atendimento imediato.
( ) A Hipertensão Intracraniana (HIC) é definida como o Aumento da Pressão Intracraniana (PIC) superior ou igual a 20mmHg. 
( ) Dentre as etiologias que podem causar as crises convulsivas é possível citar: febre, traumas cerebrais, AVE, fatores emocionais, hormonais e estímulos externos.
( ) O AVE hemorrágico apresenta a hipertensão, os traumatismos cranianos e tumores cerebrais como fatores de risco não modificáveis para o aparecimento desse agravo.
Página12