Buscar

Aap4 - Recursos Naturais e Fontes de Energia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aap4 - Recursos Naturais e Fontes de Energia
1 ) Os motores são equipamentos que convertem um tipo de energia, que pode ser térmica, hidráulica, elétrica, entre outras, em energia mecânica, para realizar o movimento de um veículo ou uma máquina, por exemplo. Os motores a combustão realizam movimento mecânico por meio da queima de um combustível, transformando energia térmica (calorífera) em trabalho mecânico.
A respeito dos motores, analise as assertivas a seguir:
I. Na combustão externa o combustível é queimado fora do motor e o calor dos produtos da combustão é transferido através das paredes de um reservatório ou caldeira, para os motores, fazendo com que o pistão se movimente.
II. Os motores a combustão interna podem ser estacionários, quando destinados ao funcionamento de máquinas que operam em rotação constante, por exemplo; industriais, quando utilizados para o acionamento de máquinas ou veiculares, quando usadas em veículos de transporte em geral.
III. Os motores do ciclo Otto e o ciclo Diesel, devido as características de seu funcionamento são exemplos de motores de combustão externa.
Após análise das assertivas, marque a alternativa que contém a resposta correta.
Alternativas:
b) Apenas I e II estão corretas. Alternativa assinalada
2) Os motores de combustão interna apresentam, para o seu bom funcionamento, um conjunto de equipamentos que fazem parte do sistema de componentes que são essenciais e de sistemas complementares, que são auxiliares, pois são importantes para o funcionamento do motor, mas que não agem diretamente na transformação energética.
Dos itens citados a seguir, assinale a alternativa que contém apenas os equipamentos que fazem parte dos componentes responsáveis pela transformação energética no motor.
Alternativas:
a) Pistão, biela e virabrequim. Alternativa assinalada
3) “Biocombustíveis são derivados de biomassa renovável que podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. [...] Cerca de 45% da energia e 18% dos combustíveis consumidos no Brasil já são renováveis. No resto do mundo, 86% da energia vêm de fontes energéticas não renováveis. Pioneiro mundial no uso de biocombustíveis, o Brasil alcançou uma posição almejada por muitos países que buscam desenvolver fontes renováveis de energia como alternativas estratégicas ao petróleo”.
A respeito dos biocombustíveis, analise as afirmativas e marque a resposta correta.
Alternativas:
c) O processo de obtenção mais comum do biodiesel ocorre por meio da transesterificação, que consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com etanol ou o metanol. Alternativa assinalada
4) As células à combustível (FC) são dispositivos eletroquímicos que produzem energia elétrica a partir do uso de um combustível, o hidrogênio puro ou um gás rico em hidrogênio. A respeito do funcionamento destas células, analise as assertivas a seguir:
I. As FC são formadas por dois eletrodos: um ânodo e um cátodo e entre eles existe o eletrólito, cujo material permite que os elétrons sejam transportados, gerando uma corrente elétrica.
II. Para que uma FC funcione é necessário a ocorrência de uma reação eletrolítica e para isso, a célula a combustível precisa ser constantemente suprida por um combustível (hidrogênio), inserido no ânodo, reagindo com um oxidante (oxigênio), que é inserido pelo cátodo.
III. Uma característica interessante das FC é a possibilidade de empilhar os dispositivos, formando “pilhas de células” e permitindo a elevação da tensão de saída de uma unidade a qualquer valor.
Após a análise das assertivas, marque a alternativa que contém a resposta correta.
Alternativas:
c) Apenas as assertivas II e III estão corretas. Alternativa assinalada

Outros materiais