Buscar

Prova final dissertativa ecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos principais objetivos da Ecologia é compreender a distribuição das espécies e os fatores bióticos e abióticos que afetam os organismos. Entre os fatores bióticos, encontra-se a competição interespecífica, que pode ter grande efeito sobre a distribuição de uma espécie, implicando, inclusive, sua exclusão local. Os costões rochosos são ambientes muito adequados para os estudos sobre competição interespecífica. A variação no nível da maré permite compreender como os efeitos abióticos influenciam a espécie que exclui a outra localmente. A figura anexa ilustra um costão rochoso e a distribuição de duas espécies distintas de craca (Filo Arthropoda, Infraclasse Cirripedia): Chthamalus stellatus ocupa a zona superior do entremarés, e Balanus balanoides ocupa a zona inferior. Considerando as informações e a figura apresentada, descreva um experimento que permita compreender os fatores que influenciam a ocupação do costão rochoso por essas duas espécies de craca. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	
	2.
	Um professor de Biologia está conduzindo uma aula de campo com seus alunos em uma trilha localizada na área verde da escola. No decorrer da trilha, o professor chama a atenção dos alunos para observar o trabalho das formigas, o voo das borboletas, as abelhas procurando as flores, a exuberância da vegetação, bem como todas as interações ali envolvidas. Nesta aula, o professor quer explicar e exemplificar para seus alunos o conceito de recurso. Durante o percurso, um dos estudantes questionou sobre o motivo que faz com que as bromélias estejam localizadas nas partes mais altas das copas das árvores. Considerando que a aula era sobre recursos, disserte sobre o que é um recurso e qual o principal recurso que a bromélia tem disponível nas copas das árvores. ( * Máximo 4000 caracteres )
são propriedades dos ambientes que determinam onde os organismos podem viver. Os recursos podem ser bióticos, definidos como sendo qualquer substância ou objeto exigido por um organismo no curso do seu crescimento, manutenção e reprodução, ou abióticos, sendo derivados de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente. Ambos tipos de recursos são consumidos, tornando-se menos disponíveis para outros organismos, e assim, viram fatores críticos para a existência desses seres vivos. São portanto, exauríveis. Por essas propriedades, recursos podem ser fonte para conflito e competição entre organismos
As orquídeas e bromélias são exemplos de epífitas: vegetais autótrofos encontrados geralmente na copa de outros grandes vegetais, aproveitando as melhores condições de luminosidade aí existentes, 
Recurso são atributos dos ambientes os quais determinam onde os espécimes podem viver. Sendo assim, eles podem ser biótipos, que são qualquer substância ou objeto necessário para o desenvolvimento, crescimento, manutenção e reprodução, ou abióticos, que derivam de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente.
As bromélias utilizam o recurso da luminosidade, por este motivo elas crescem nas copas das árvores, não causam nenhum mal as plantas onde se fixam, pois, as utilizam apenas como suporte para seu desenvolvimento e são classificadas como Epífitas. Elas servem como bioindicadoras da qualidade atmosférica, ela aumenta o número de indivíduos em áreas com níveis altos de poluição atmosféricas.

Continue navegando