A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
HISTÓRIA ANTIGA ORIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 2

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	¿O aparecimento do homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz. Para obter alimento e abrigo, os homens fabricaram instrumentos (ferramentas) com que supriam as suas deficiências corporais. A princípio, utilizavam-se de lascas de madeira, pedra ou osso, obtidos à mão, para recolher o alimento: eram facas, machados e enxós bastante primitivos¿. AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. P. 64. Assinale a alternativa que identifica o período cujas características correspondem às mencionadas no texto. (Questão adaptada de concurso público municipal)
		
	
	c. ( ) Neolítico superior.
	
	a. ( ) Mesolítico.
	
	e. ( ) Revolução Agrícola.
	
	d. ( ) Idade dos Metais.
	 
	b. ( ) Paleolítico.
	Respondido em 05/05/2021 18:19:43
	
	Explicação:
O texto menciona um período em que os homens ainda não tinham sido sedentarizados. Desta forma, buscavam meios para sobreviver as adversidades e criavam ferramentas com o que dispunham. Este período é conhecido como Período Paleolítico.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os estudiosos encontram grande dificuldade de recuperar os fatos de sociedades muito antigas porque parte delas era ágrafa. Os sumérios,, um dos primeiros povos a ocupar a planície da Mesopotâmia, foram responsáveis pela criação do primeiro código escrito da história, o que nos fornece, ainda que os vestígios não seja expressivos, um elemento a mais para o conhecimento desse povo. Com relação à escrita cuneiforme é correto afirmar que:
		
	
	era baseada em agrupamentos de letras, formando sílabas com significação peculiar.
	 
	sua criação atendeu as necessidades básicas daquele Estado nascente como, controle sobre arrrecadação de impostos e administração dos palácios.
	
	a facilidade de sua concepção fez com que vários povos, inclusive os egípcios e gregos se inspirassem em seus símbolos para criar sua forma de escrita.
	
	era similar à egípcia, ou seja, pictórica, não conhecendo nenhuma forma simplificada para uso cotidiano.
	
	constituía-se de 58 símbolos que, associados formavam enunciados complexos
	Respondido em 05/05/2021 18:20:49
	
	Explicação:
A criação da escrita cuneiforme atendeu, em um primeiro momento, a necessidades básicas dos primeiros grupos humanos. A escrita atendia ao controle da produção, da população e ainda, para a fixação das normatizações.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	"Hamurábi, grande chefe militar do século XVIII a.C., teve a preocupação, após efetuar importantes conquistas militares, de unificar a legislação. O resultado foi dos melhores, já que o Código não é apenas um modelo de jurisprudência, mas de língua babilônica. Não é, no entanto, um projeto de
mudanças sociais. Muito pelo contrário, legisla a partir do reconhecimento da existência de três classes distintas: os ricos, o povo e os escravos. (PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Editora Contexto, 2011, p.91).
Sobre a obra de Hamurábi é correto afirmar que:
I - Ao reconhecer uma divisão social, o código estabelecia diferentes punições de acordo com sua condição econômica. 
II - Apesar de reconhecer uma divisão social, o código aplicava as mesmas leis para todos independente de sua condição econômica.
III - Os delitos cometidos contra os ricos seriam punidos de forma mais severa.
IV - Os escravos poderiam casar-se, mas eram marcados como gado, já que não deixavam de ser propriedade de alguém.
		
	
	Apenas I, II e III estão corretas.
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas I e III estão corretas.
	
	Apenas III e IV estão corretas.
	
	Todas as opções estão corretas.
	Respondido em 05/05/2021 18:21:39
	
	Explicação:
O princípio de Talião pode ser definido como uma lógica de retribuição proporcional ao ato cometido. Pode ser encontrado em textos antigos usando a seguinte premissa: Olho por olho, dente por dente.  ​
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Com reação ao domínio da terra e a mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar que:
		
	 
	predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
	
	a produção de excedentes, necessária a intensificação das trocas comerciais e para o progresso econômico era garantida pela ampla utilização do trabalho livre.
	
	o Estado constituía o principal instrumento de poder das camadas populares, assegurando e ampliando seu domínio sobre os outros grupos.
	
	desenvolveu-se o modo de produção escravista intimamente relacionado ao caráter bélico e expansionista desses povos.
	
	a superação das comunidades levou ao surgimento da propriedade privada e, conseqüentemente , à utilização da mão-de-obra escrava.
	Respondido em 05/05/2021 18:22:30
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Muitas religiões atuais acreditam na vida após a morte. Os egípcios foram um dos primeiros povos a preconizarem essa crença e a denominavam MENTEPSICOSE. Podemos conceituar mentepsicose como:
		
	
	crença na sobrevivência do corpo em um universo paralelo ao mundano
	
	crença de que o espírito sobreviveria à morte apenas em um plano transcendental
	
	crença similar à reencarnação, pois os indvíduos voltariam à vida depois de certo tempo
	 
	crença de que o indivíduo voltaria à vida em seu corpo daí a preocupação com sua conservação
	
	crença similar à ressureição posteriormente incorporada pelos cristãos.
	Respondido em 05/05/2021 18:23:47
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Muitas vezes estudamos História com o olhar inteiramente no presente, reproduzindo nossa visão e não problematizando as diferenças culturais no passado. Assim acreditamos que egípcios eram um grande e único povo e que a Mesopotâmia é um país que teve vários governantes diferentes. Para desfazer esta visão devemos observar que:
		
	
	A civilizações são dádivas da natureza e assim devem ser entendidas, como práticas do mundo natural em seu nascedouro
	
	as civilizações maiores iam continuamente englobando as menores, criando lentamente a idéia de grandes regiões organizadas.
	 
	as organizações são simultâneas, em constante transformações e influências mútuas, tanto que devemos reconsiderar idéias de raças, berços e impérios poderosos que refletem a grandeza do passado
	
	devemos separar as etnias, entendendo que no egito há um domínio único e um só povo sob o comando de cada região e isso possibilita melhorarmos nossos estudos.
	
	as fronteiras são o melhor caminho de entender, uma vez que árabes, judeus, e cristãos são as influências que interessam ao nosso olhar no Oriente.
	Respondido em 05/05/2021 18:27:00
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Quando o historiador se defrontar com a necessidade de estudar os hebreus certamente encontrará como fonte especial de informações sobre este grupo, livros de caráter religioso. Desta forma, espera-se que o estudioso da história compreenda:
		
	
	que a história ciência pode ajudar a religião com interpretações mais coerentes
	
	que a religião não espera estudos destes livros, por isso eles são sagrados
	 
	que os textos tidos por sagrados foram escritos pensados e difundidos por homens
	
	que a revelação divina está presente nestes livros chamados de sagrados
	
	que apesar de serem históricos, estes livros não são fontes para o estudo da história
	Respondido em 05/05/2021 18:28:39
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Pensando nos povos da Antiguidade Oriental, em especial nos hebreus, para evitar que região em que habitavam fosse atacada pelos reinos ao redor, as distintas tribos procuraram unirem-se. Assim, podemos descrever o caso de unificação dos hebreus, ainda que não houvesse muitos elementos que permitissem um