Buscar

Avaliação de Impáctos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
PÓS GRADUAÇÃO|MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO 
Trabalho da disciplina: Avaliação de impactos ambientais 
Tutor: Prof.ª Ricardo Finotti Leite
Resenha Crítica do Caso: Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas
VICTOR LEITE DE MARTINO
NITERÓI – RJ 2020
Referência: HOLT, Diane; LITTLE WOOD, David; Identificação, mapeamento e monitoramento do impacto em organizações híbridas - California Management Review vol. 57, Nº 03, Primavera 2015.
Podemos identificar as organizações hibridas de duas características, a princípio elas podem ser com fins lucrativos ou não e sua segunda característica é que sua ética de negócio tem como objetivo primário a razão social e ambiental em detrimento ao lucro, ou seja, inventem toda ou grande parte de sua renda na missão ambiental e social. Essas características são pilares fundamentais nesse modelo de negócio. Essas organizações híbridas são geralmente de micro a pequeno ou médio porte e localizadas em países desenvolvidos ou em desenvolvimento.
As organizações híbridas estão cada vez mais interativas com empresas sem fins lucrativos. Essas interações podem ocorrer desde a cadeia de suprimentos ao mapeamento de impactos em áreas distintas, onde houver espaço para melhoria e identificação do impacto no relatório CSR (Responsabilidade Social Corporativa). 
O processo de Mapeamento de Impacto Híbrido (Hy-Map) é usado também para construir a confiança e a reciprocidade nos relacionamentos internos e externos entre clientes, doadores, empregados e beneficiários. O Hy-Map é uma ferramente que pode ser adaptada e utilizada em empreendimentos de risco para os mais pobres em países em desenvolvimento. O modelo Hy-Map oferece um mecanismo capaz de gerar uma visão holística de uma organização híbrida e seus impactos potenciais em várias partes. Enquanto o modelo oferece aos usuários uma maneira de identificar uma escala de impactos, as organizações híbridas podem desenvolver seus próprios mapas de impacto.
O termo “organização híbrida” ganhou recentemente a atenção internacional como “empresa social,” refletindo as missões e contextos diversos em que esses modelos de negócio estão inseridos. A crescente proliferação de modelos de empresa social “lucrativa”, particularmente na África, levou a discussões sobre a definição, quando “puristas” sugeriram que nenhuma empresa social deve obter lucros, apenas operar puramente sem fins lucrativos.
A empresa Khayelitsha Cookies (KCC), baseada na África do Sul, começou como um negócio que empregasse mulheres das comunidades locais. Em geral, essas mulheres têm poucas habilidades e instrução limitada e, para muitas, esse trabalho representa a primeira chance em um emprego formal. Os empregados recebem “um salário justo” e possuem participação acionária de 30% no negócio. Um exemplo de organização híbrida é a Learn to Earn, na África do Sul, que é um centro de desenvolvimento e treinamento com o foco em fornecer o impacto econômico e social para os marginalizados, especialmente a juventude, incluindo a facilitação para oportunidades de emprego com os parceiros do setor corporativo sul-africano.
Gerar emprego para o marginalizado ou para aquele em condições precárias também causa impacto além da esfera econômica. No caso da KCC, o emprego melhora as oportunidades das empregadas, além de sua saúde física e psicológica, melhora a autoconfiança e autoestima, além de benefícios como posição melhorada nas casas e nas comunidades.
No cenário complexo de impacto das organizações híbridas, compreender essas conexões dinâmicas é relevante para mapear e medir o impacto. Para serem eficazes, os modelos operacionais precisam refletir, ser adaptados e expressar as oportunidades criadas por condições ambientais locais específicas, especialmente nos países em desenvolvimento.
A implicação mais significativa do processo Hy-Map é que ele facilita a compreensão de quem, como e qual é o impacto das organizações híbridas em suas várias áreas de atividade e nas esferas social, ambiental e econômica. Para os líderes, gerentes e parceiros da organização híbrida, isso fornece os seguintes benefícios; Permite a identificação das áreas onde ocorre maior e menor valor de impacto; Identifica os impactos, negativos e positivos; entre outros.
O processo Hy-Map é a primeira etapa para desenvolver a avaliação do impacto. Uma organização híbrida cria valor e benefícios sociais com relação ao bem-estar material das partes interessadas. Portanto, isso pode ser seguido por um estudo de referência e por uma avaliação sobre como os ativos e a renda se alteram em relação ao tempo.

Outros materiais