Buscar

Ariel Sena Farias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Treinamento Corporativo
Aluno (a): Ariel Sena Farias
Data: 04 / 05 / 2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) O que é e como se constituiu o mercado ou economia do conhecimento?
A economia do conhecimento é o uso do conhecimento, surgindo como uma realidade representada pelas novas relações empresariais, produtivas e mercadológicas baseadas no conhecimento, em um mundo interconectado e globalizado.
2) Explique o que você compreendeu sobre as características que formam a organização do século XXI e cite as sete competências básicas do ambiente corporativo.
Vivemos nos dias de hoje a sociedade do conhecimento onde somos confrontados pela abundancia da informação e a rapidez da obsolescencia dessa informação, frente a nossa real capacidade de assimilar o que é essencial e eficaz para as organizações, bem como da necessidade de “aprender e desaprender”. Precisamos estar atentos para conferir sempre a veracidade do que consumimos e adaptarmos à velocidade com que as informações, os processos e o métodos são modificados. Podemos dizer então que as organizações passam a ser consideradas sistemas vivos em constante mutação.
Sete Competencias: 
1. Aprendendo a Aprender
2. Comunicação e Colaboração
3. Raciocínio Criativos e solução de problemas
4. Conhecimento Tecnológico
5. Conhecimento de negócios Globais
6. Desenvolvimento de liderança
7. Autogerenciamento de Carreira
3) Hoje, a Educação Corporativa, através das universidades, faculdades ou escolas com estruturas diversas, possuem objetivos e finalidades definidas. Explique.
O propósito da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para os colaboradores de uma empresa, bem como extensivo a uma cadeia de valores ligadas por intermedio de uma instituição de ensino. Deste modo, é possivel que uma empresa crie cursos, treinamentos e capacitação em alto nivel de personalização para refletir as politicas, estrategias e objetivos empresariais.
4) Você percebeu a importância acerca dos princípios e práticas para o sucesso de um Sistema de Educação Corporativa. Explique.
Considerando os principios que regem a educação corporativa como sendo: Competitividade, Perpetuidade, Conectividade, Disponibilidade, Cidadania, Parceria e Sustentabilidade, podemos dizer que a conexao existente entre esses principios é o que norteia o sucesso ou não da implementação dentro de uma organização. É preciso estar atento a fatores como transmissão cultural entre os colaboradores, continuidade dos processos, permitir que o aprendizado se de em diferentes tipos de lugares, tudo para que haja a melhor compreensão possível e o melhor aproveitamento economico e de mercado para a empresa.
5) Imagine que Defina os objetivos dos termos: treinamento, desenvolvimento e educação, e o principal fator que os mesmos desenvolvem nas pessoas.
Por meio da educação corporativa, aprendizado dos processos, práticas empresariais, conceitos, etc, é que os colaboradores poderão ser submetidos a um profundo desenvolvimento de carreira dentro de suas instituições ou mesmo como parte dos stakholders aos quais estejam submetidas. A educação corporativa deixa de ser um mero treinamento e passa a ser uma estrategia das empresas de ser capacitarem perante a concorrencia e consequentimente ampliar sua participação no mercado em que atuam.
6) Quais os fundamentos norteadores para as práticas e estratégias pedagógicas educacionais na Educação Corporativa?
Os fundamentos norteados são a comunicação constante, avaliação, tecnologia, parceiros de aprendizagem, predutos/serviços, partes interessadas, organização, fontes de receita, visão/missão e controle.
Atividade de Pesquisa: Treinamento Corporativo

Outros materiais