Buscar

APS - Clausula Penal COVID - 19

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2.2 Redigir um texto em que comente a aplicação da cláusula penal em obrigações que deixaram de ser cumpridas diretamente em decorrência da pandemia da COVID-19. O texto a ser redigido pelo grupo deverá levar em conta os argumentos do texto da Prof.ª Dra. Gisela Sampaio Cruz Guedes.
Contratos de Locação dento de Shoppings na Pandemia COVID – 19
As relações jurídicas têm sofrido duros impactos pelos efeitos da pandemia do COVID-19, dentre eles os shoppings que em todo o país tiveram suas portas fechadas, obrigando os lojistas a abruptamente encerrar, ainda que transitoriamente, as suas atividades.
O fechamento dos pontos comerciais dentro dos shoppings centers por determinação do Poder Público é, um fato do príncipe, que nada mais é do que um evento de força maior caracterizado por uma ação do Estado sobre a qual o particular não pode impedir, atingindo as obrigações. No caso, as obrigações atingidas são os contratos de locação dos imóveis não-residenciais, situados internamente dentro dos shoppings.
No caso acima uma das tentativas para o locador e um diálogo onde ambas as partes pode-se negociar um novo valor do aluguel a ser pago, ou te sugerindo um valor com abatimento durante os meses da epidemia, retornando ao normal após o seu término.
De acordo com o Artigo 18 da Lei do Inquilinato:
“Art. 18. É lícito às partes fixar, de comum acordo, novo valor para o aluguel, bem como inserir ou modificar cláusula de reajuste.
 Ou seja, nesse momento de pandemia onde ainda não temos Lei para tal definição o ideal seria usar a boa-fé entre as partes. 
Mas se mesmo com as tentativas de comum acordo entre as partes pode - se solicitar uma revisão forçada do contrato de locação comercial, baseado na “teoria da imprevisão”:
possibilidade de desfazimento ou revisão forçada do contrato quando, por eventos imprevisíveis e extraordinários, a prestação de uma das partes tornar-se exageradamente onerosa
O Código Civil, em seu artigo 317 cita:
“Quando, por motivos imprevisíveis, sobrevier desproporção manifesta entre o valor da prestação devida e o momento de sua execução, poderá o juiz corrigi-lo, a pedido da parte, de modo que assegure, quanto possível, o valor real da prestação.”
Contudo o que se percebe, é que a crise epidemiológica causada pelo COVID-19 tem atingido não apenas a saúde e a vida das pessoas, mas também das relações jurídicas, que estão sendo assoladas pelos efeitos maléficos do vírus. Se já não bastasse o medo que assola os indivíduos, as incertezas jurídicas causam um clima maior de terror, levando os operadores do direito a buscarem soluções equânimes e justas que olhem não apenas para o sofrimento de uma das partes, mas principalmente para a justiça contratual e social, o que só é possível fazer por meio das lentes de uma análise econômica macro do direito, e não apenas de uma visão micro contratual.
Considerações jurídicas sobre os centros comerciais (“shopping centers”) no Brasil:
· João Carlos Pestana de Aguiar (AGUIAR, João Carlos Pestana de. O fundo de comércio e os “shopping centers”. In: ARRUDA; LÔBO. Op. cit. p. 191) 
· João Augusto Basílio (BASILIO, João Augusto. Shopping center. Rio de Janeiro: Renovar, 2005. p. 32).
Fonte: 
· http://genjuridico.com.br/2020/04/24/covid-19-locacao-shoppings-centers/
· https://www.jornalcontabil.com.br/pandemia-a-revisao-dos-contratos-de-locacao-comercial/

Outros materiais