Buscar

AV1 - 2021.1 DPT2-convertido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota do caso concreto:
 	
Nota do trabalho em equipe 	
CURSO: DIREITO
PROFESSOR (A): AUGUSTO CESAR FERREIRA DISCIPLINA: DIREITO PROCESUAL DO TRABALHO II
ALUNO(A):_______________________________________________________________
(+) Nota da Prova:
 	
Média Final:
 	
TURMA:
- AV2 - ESTA PROVA VALE 8,0 (OITO) PONTOS.
Assinatura Profº.:	 	
 A prova é individual com duração de 100’;
INSTRUÇÕES
 Questões discursivas apenas na folha de resposta da IES – devolva
 Não é permitido o uso de telefone celular – mantenha-o desligado;	todas;
 Questões objetivas resposta válida apenas na própria questão;	 Resposta apenas em caneta azul ou preta;
 RASURAS anulam sua questão objetiva;	 Qualquer ato ilícito penalizará sua prova.
 Uso de corretivo apenas nas questões discursivas;	 Plágio zera a questão.
BOA PROVA!
1) Em umas das Varas do Trabalho d o TRT/8ª Região em audiência de instrução e julgamento, o juiz indeferiu pedido de produção de prova pericial formulado pela reclamada. Inconformada, a reclamada interpôs recurso de agravo de instrumento, alegando que os efeitos da decisão interlocutória são graves e de difícil reparação, e requerendo, igualmente, que, se o relator não visualizasse os requisitos para a propositura do agravo de instrumento, o recebesse na forma retida. Com base nos princípios que regem o processo do trabalho e no entendimento consolidado do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o referido recurso deve ou não ser conhecido e porquê.
De acordo com o Artigo 893 § 1, CLT. No processo do trabalho as decisões interlocutória e todas as decisões proferidas pelo juiz, antes da sentença não cabe recurso de imediato, ou seja, o recurso não deve ser conhecido, pois não cabe agravo de instrumento de decisão interlocutória no processo do trabalho, mas existe exceções para a sua aplicabilidade de acordo com o principio da irrecorribilidade das decisões interlocutorias previsto na (súmula 214, TST-Decisão interlocutória - Irrecorribilidade. 
2) Fabiana ingressou com reclamação trabalhista no dia 10 de outubro de 2020, em face da empresa de turismo Maria vai com as outras Ltda., e obteve sentença favorável aos seus pleitos de pagamento de horas extras, adicional noturno e verbas rescisórias, conforme publicação de intimação de sentença ocorrida 19 de abril de 2021. Contudo, a reclamada encontra-se insatisfeita com a sentença prolatada, pois acredita não possuir débito algum com a reclamante, e intenciona, através do recurso cabível, pleitear a efetivação de seus direitos. Dessa forma, responda fundamentadamente, qual o recurso e o último dia do prazo recursal?
De acordo com o artigo 895,I, CLT.
 Cabe Recurso ordinário, ele e interposto na instância que proferiu a decisão, solicitando o envio das razões para o Tribunal superior e o endereçamento será para o juiz debaixo, pedindo para entregar as razões de cima.
O prazo e de 8 (oito) dias, sendo o ultimo dia do prazo recursal em 30/04/2021.
3) Suponha que você seja um(a) advogado(a) que ajuizou uma reclamatória trabalhista na Vara do Trabalho do TRT 8ª Região, a qual, no mérito, é julgada improcedente. Sabendo que há obscuridade, contradição ou omissão na sentença, qual medida judicial você poderá adotar no sentido de reverter tais irregularidades no decisum e qual o último dia do respectivo prazo, considerando que sentença foi publicada em 23/04/2021?
Peço ao próprio juiz para esclarecer alguma situação ou resolver algo que não ficou muito claro. 
O cabimento esta previsto no artigo 897- A, CLT. Portando no caso descrito acima, cabe embargos de declaração de sentença ou acórdão, podendo ser de uma decisão de um juiz de 1° instância, como os juízes dos tribunais, o prazo e de 5 dias úteis, sendo o ultimo dia 30/04/2021. 
4) A empresa Caxangá LTDA foi parte sucumbente em reclamação trabalhista movida por ex-empregado que pleiteou horas extras que a empresa considerava indevidas. Diante desta situação a empresa objetiva recorrer da decisão definitiva da Vara do Trabalho. Para isto, consultou você na qualidade de advogado(a) da empresa para saber qual o recurso cabível, e qual o seu último dia do prazo para sua interposição, considerando a publicação sentença que aconteceu em 19 de abril de 2021?
O artigo 895, inciso I, CLT.
Prevê o uso do recurso ordinário para as decisões definitivas sendo (Com resolução de mérito) ou terminativas (Sem resolução de mérito).
Cabe Recurso ordinário, ele e interposto na instância que proferiu a decisão, solicitando o envio das razões para o Tribunal superior e o endereçamento será para o juiz debaixo, pedindo para entregar as razões de cima.
O prazo de 8 dias úteis, de acordo com o artigo 755, CLT. Sendo o ultimo dia do prazo da interposição no dia 30/04/2021.
CASO CONCRETO 1
Tratando-se de uma decisão interlocutória, não será possível aplicar um recurso imediato, porém no momento da audiência, o advogado pode optar em protestar/contestar em ata o inconformismo.
O Princípio aplicado ao caso concreto e o da Concentração dos recursos, tem como objetivo/Função a tutela jurisdicional para solucionar conflitos com o objetivo de pacificação social atraves da realizacao da justica,ou seja, presta dano menor tempo possível, sendo aplicados em atos/ações processuais em uma única audiência.
CASO CONCRETO 2
Não é cabível o recurso, de acordo com o art. 2º, §4º da Lei 5.584/70 , pois não segui o rito sumário, ou seja, o rito não suporta o recurso ordinário, sendo a única possibilidade de recorribilidade no rito sumario é se houver violação a constituição federal (Erro gravíssimo), ai sim caberá o recurso extraordinário, sendo destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF)
CASO CONCRETO 3
O recurso deve ser declarado intempestivo e deserto, uma vez que a comprovação do depósito recursal não ocorrera no prazo de oito dias. 
Previsto na súmula 245 do TST. Podendo ser extraído o entendimento.
A Sumula 245 do TST: O depósito recursal deve ser feito e comprovado no prazo alusivo a o recurso. A interposição antecipada deste não prejudica a dilação legal.
CASO CONCRETO 4
A) Plínio possui a opção de ajuizar a ação em qualquer dos três estados, como e previsto nos termos do Art. 651, caput, da CLT.
B) De acordo com a súmula 214 do TST.
O recurso cabivel será interpor recurso ordinário, pois o processo será designado para TRT diverso.
CASO CONCRETO 5
A) Não são devidas, as multas do Art. 467 e do Art. 477, ambos da CLT. A súmula 388 do TST, descreve em razão da extinção do contrato pela falência (Massa falida) 
 B) A medida para tentar reverter a decisão judicial, seria interpor o recurso de agravo de instrumento, que esta previsto no Art. 897, alínea b, da CLT.

Outros materiais