Buscar

Avaliação final- Primeiros tetrápodes terrestres

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Licenciatura em Ciências Biológicas
Estudante: Jennyfer Queiroz Barbosa 
Atividade Diagnóstica III - Vertebrados - 
Questão. A ocupação do ambiente terrestre pelos vertebrados, a partir de ancestrais sarcopterígios, resultou em vários táxons de tetrápodes, como os atuais anfíbios, répteis, aves e mamíferos. No entanto, as demandas da vida na terra são bem diferentes daquelas da vida aquática porque água e ar têm propriedades diferentes. Durante a evolução, esses tetrápodes desenvolveram adaptações morfológicas e anatômicas que os permitiram enfrentar diferentes desafios da vida na terra. Dentre os inúmeros desafios, podemos citar: lidar com a força da gravidade, locomover-se fora d’água e viver em um ambiente com temperaturas variadas. 
Considerando-se os primeiros tetrápodes terrestres, cite as adaptações morfológicas surgidas e descreva detalhadamente como cada adaptação contribuiu para superar os diferentes desafios (itens abaixo) de viver na terra. (0,8)
a) Suporte e locomoção fora d’água, no solo, e com ação da força da gravidade
b) Desidratação
c) Percepção de sons e cheiros pelo ar
d) Alimentação
e) Obtenção de oxigênio do ar
f) Bombeamento do sangue contra a gravidade (acima do coração)
g) Controle da temperatura corpórea
Resposta: As adaptações morfológicas dos tetrápodes: membros derivados das nadadeiras; membros articulados; Modificação do esqueleto axial; surgimento do pescoço; uma única vertebra sacral; vertebras caudais simples; costelas rijas; músculos axiais como suporte e apoio de ventilação dos pulmões; músculos hipoaxiais mais complexos; crânios largos e achatados e focinho longo, e dentes posicionados a frente dos olhos, com função de alimentação e respiração; língua grande e musculosa de função de aparato hioide; músculos branquioméricos associados a alimentação; pulmões subdivididos de maneira complexa, traqueia longa fortalecida por anéis cartilaginosos que se ramificam a uma série de brônquios em cada pulmão; Laringe associada a faringe que auxilia no processo de produção de sons; sistema linfático e vasos permeáveis, coração com 2 átrios e 2 ventrículos; pálpebras características com glândulas lacrimais e duto naso-lacrimal que drena as lágrimas dos olhos para dentro do nariz; evolução da orelha média, receptores olfativos no epitélio olfativo presente nas vias nasais, órgãos de olfação na região rostral do teto da boca, chamado de órgão de Jacobson; perda das escamas, exceto a região da barriga, nova aquisição de uma bexiga, um novo ducto para drenar o rim o ureter.
A) O esqueleto do tetrápode tem que suportar todo o peso de seu corpo. Seus processos vertebrais denominados zigapófise, interagem e resistem às torções e flexões, permitindo que a coluna vertebral atue como uma ponte de suspensão para suportar o peso das vísceras na terra. As zigapófises na coluna vertebral transmitem força de uma vertebra para próxima, resistindo a gravidade. A cabeça dos tetrápodes não é conectada a cintura escapular. Os membros de um tetrápode suportam o corpo acima do chão e empurra o substrato quando o animal se move, os pés são ponto de apoio, e promovem contato de atrito com o chão. E seus membros são articulados.
B) Provavelmente os tetrápodes tinham a pele com as de amniotas atuais que protegiam seus corpos de abrasão e limitavam a taxa de perda de água por evaporação. Uma bexiga é uma aquisição nova dos tetrápodes primitivos, deve ter servido como uma estrutura de recuperação de água. Os amniotas possuem um novo ducto que drena o rim o ureter. 
C) O ar não é denso o suficiente para ativar as células ciliadas do sistema da linha lateral. As células ciliadas dos vertebrados terrestres são encontradas na orelha interna, e ouvir sons no ar requer um sistema de alavancas que amplifiquem a pressão das ondas sonoras assim que são transmitidas do ar para o fluido na orelha interna. O sistema vomeronasal é um sistema quimiorreceptor único nos tetrápodes e está intimamente envolvidos com sistema reprodutivo. Os receptores olfativos responsáveis pelo sentido olfato estão localizados no epitélio olfativo nas vias nasais dos tetrápodes, e o ar passa sobre o epitélio olfativo em cada inalação. Os tetrápodes tem um sistema quimiorreceptor adicional localizado em um órgão de olfação sem paralelo na região rostral do teto da boca, o órgão de Jacobson.
D) Crânios largos e achatados e o focinho é mais longo, fazendo com que a maioria dos dentes se posicionam a frente dos olhos. Que combinam a função de alimentação e respiração. E eles usam sua cabeça móvel para capturar a presa. Possuem uma língua grande e musculosa funciona como um aparato hioide. A maioria dos tetrápodes usam a língua para movimentar a comida na boca e transporta-la a faringe. Existem ainda a presença de salivas que contêm enzimas digestivas responsáveis pela digestão química com o alimento ainda na boca. Os principais músculos branquioméricos estão associados aos arcos mandibular e hioide e agora estão envolvidos com a alimentação. O musculo depressor ajuda os hipobranquiais a abrir a boca e o constritor do pescoço auxilia na deglutição do alimento.
E) Possuem pulmões subdivididos de maneira complexa para aumentar a superfície de trocas gasosas. Possuem também traqueia longa fortalecida por anéis cartilaginosos, a qual se ramificam em uma série de brônquios em cada pulmão. A respiração do tipo vai e vem é possível para os vertebrados e o movimento das costelas cria uma pressão negativa na cavidade abdominal eu pode drenar o ar para dentro dos pulmões através de um longo pescoço, ou seja, os tetrápodes amniotas usam um bombeamento de aspiração de pressão negativa.
F) O sistema cardiovascular sente o efeito da gravidade porque o sangue venoso deve ser forçado para cima assim que retorna das regiões do corpo mais baixas que o coração. Os tetrápodes têm pressões sanguíneas altas que são criadas por corações musculares de paredes espessas. A separação do sangue oxigenado, e não oxigenado no coração permite aos tetrápodes manter altas pressões sanguíneas na porção sistêmica do sistema circulatório do que a relacionada com os pulmões. Quando a separação da corrente sanguínea é realizada por um septo que divide o ventrículo permanentemente, o lado direito do coração recebe somente sangue sem oxigênio e as artérias coronárias têm função de levar oxigênio para o próprio músculo cardíaco.
O sistema linfático é o responsável por devolver os fluidos ao sistema circulatório dos tetrápodes pois seus vasos são permeáveis e parte do fluido sai.
G) A termorregulação é essencial nos tetrápodes em geral eles mantêm as temperaturas do corpo que são mais elevadas que a temperatura do ar e para isso precisam de uma fonte de calor que pode provir de reações químicas do metabolismo (endotermia) ou da exposição ao sol como uma rocha (ectotermia).

Outros materiais