Buscar

Anorexia Nervosa

Prévia do material em texto

Anorexia Nervosa
Importância do tratamento da anorexia nervosa e como a fisioterapia pode auxiliar o paciente.
A anorexia nervosa trás grandes riscos a saúde e que se não for acompanhada por especialistas, com o passar do tempo pode levar a óbito devido à desnutrição alimentar.
Quem sofre desse transtorno, tem uma visão distorcida de seu corpo e por isso não ingere e/ou quando ingere algum alimento, independente da porção, logo em seguida força para vomitar e também pratica excessivamente exercícios físicos.
O fisioterapeuta por trabalhar com a reabilitação do aparelho locomotor, tem um papel muito importante no tratamento da anorexia nervosa, juntamente com uma equipe de vários outros profissionais, como por exemplo, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos. 
Por praticarem excessivamente exercícios físicos sem orientação profissional, pessoas com esse transtorno acabam sofrendo algum tipo de lesão devido à fragilidade de seus músculos, articulações e ossos e ao invés de buscarem auxílio especializado para tratarem o distúrbio, eles acabam buscando auxílio na ortopedia ou fisioterapia, apenas para obter um auxílio imediato de alívio às dores. Neste caso é fundamental que ambas as especialidades tenham profissionais capacitados, que ao avaliar um paciente em tal situação, consiga identificar algum sinal de anorexia nervosa e possa orientar e encaminhar, o paciente a outros especialistas. 
Como em qualquer outro tratamento, para que o resultado seja positivo, ganhar a confiança do paciente é fundamental, juntamente com um tratamento bem planejado com outros especialistas, respeitar as limitações e objetivos do paciente, aos poucos trará mais consciência corporal e uma autoconfiança que ele não possuía e assim o paciente acaba entendendo que para obter o corpo desejado, não precisa se privar de alimentos para conquistar. 
Alguns benefícios do tratamento fisioterapêutico, dentre vários, o ganho de força, ganho de massa muscular e flexibilidade são os principais, sempre lembrando que principalmente no começo desse tratamento o fisioterapeuta deve acompanhar cada exercício do paciente para que o mesmo não exagere na carga ou nas repetições durante a prática.

Outros materiais