A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
48 pág.
APOL BIOESTATISTICA EDUCAÇÃO FISICA UNINTER

Pré-visualização | Página 1 de 16

Questão 1/10 - Bioestatística
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Na Educação Física, por muitas vezes, debruçamo-nos no entendimento de atitudes de nossos alunos, atletas, ou mesmo de nosso público que consome esportes. Temas como motivação, ansiedade corporal, satisfação corporal, violência esportiva, desistência da prática esportiva, relações entre gêneros, estigmatização são abordados pelos pesquisadores na área de Educação Física”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPANA, A. N.; TAVARES, M. C.; SILVA, D. Modelagem de Equações Estruturais: Apresentação de uma abordagem estatística multivariada para pesquisas em Educação Física. Motricidade, v. 5, n. 4, p. 59-80, 2009. p. 60. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint sobre os tipos de dados em bioestatística, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Na bioestatística, somente podemos trabalhar com dados do tipo quantitativo em escala contínua.
	
	B
	Utilizam-se dados quantitativos, geralmente em uma escala contínua, ou qualitativos, com dados ordinais ou nominais.
Você acertou!
Gabarito: Esta é a resposta correta porque: “Basicamente, os dados podem ser classificados como quantitativos ou qualitativos. Dados quantitativos são geralmente medidos em uma escala contínua (números que podem ser fracionados) [...] Uma variável qualitativa ou categórica apresenta um número limitado de valores ou categorias, e pode ser classificada em Ordinal ou Nominal.” (texto-base A escolha do teste estatístico – um tutorial em forma de apresentação em PowerPoint, p. 102).
	
	C
	Dados paramétricos são aqueles em que o pesquisador designa um escore que serve como parâmetro comparativo entre os valores.
	
	D
	Nas medidas paramétricas ou contínuas utiliza-se a mediana, enquanto nas medidas não-paramétricas, utiliza-se a média como medida de tendência central.
	
	E
	Dados quantitativos são, por exemplo, os de sexo (masculino e feminino)., idade, naturalidade.
Questão 2/10 - Bioestatística
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Na investigação, [...] trabalha-se tradicionalmente com testes de hipóteses. Partindo de um corpo teórico formula-se uma ou várias hipóteses e depois, com base nos dados empíricos, tomam-se decisões. Face à hipótese o que poderá o investigador decidir? Com que base lógica toma uma decisão?”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOUREIRO, L. M. J.; GAMEIRO, M. G. H. Interpretação crítica dos resultados estatísticos: para lá da significância estatística. Revista de Enfermagem Referência, v. 3, n. 3, p. 151-162, 2011. p. 153. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas sobre amostras e hipóteses na bioestatística, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As amostras são selecionadas de forma a confirmar a hipótese do investigador.
	
	B
	Testes de aderência à normalidade buscam encontrar a hipótese nula, ou seja, que a distribuição é normal.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “[...] testes de aderência à normalidade podem ser utilizados. Entre eles, temos o teste de Kolmogorov-Smirnov, o teste de Lillefors, o teste de Shapiro-Wilk. Este último inicialmente descrito para amostras pequenas. Nesses testes busca-se encontrar a hipótese nula, na qual não existe diferença entre a distribuição da amostra estudada e a distribuição normal.” (texto-base Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas, p. 17).
	
	C
	Amostras que possuem vieses pela forma de obtenção, tamanho, distribuição das variáveis e pareamento devem ser excluídas das pesquisas.
	
	D
	Em qualquer comparação entre duas amostras, a hipótese nula (H0) é que elas são diferentes e a hipótese alternativa (H1) é que não há diferença entre os grupos.
	
	E
	As hipóteses só podem ser testadas por testes estatísticos se a hipótese de normalidade é confirmada nos testes específicos.
Questão 3/10 - Bioestatística
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Nas últimas décadas, esta progressão [de estudos em bioestatística] foi vertiginosa apoiada pelo crescimento da atividade científica em todos os campos e pela revolução tecnológica representada particularmente pelos computadores eletrônicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAES, A. T. Itens essenciais em bioestatística. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 71, n. 4, pp. 575-580, 1998. p. 575. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011 sobre o uso da estatística em diferentes áreas de concentração da Educação Física (esporte, saúde, educação, lazer e outros), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As áreas educação e lazer têm mais alta proporção de trabalhos com estatística analítica.
	
	B
	Nas áreas de esporte e saúde, vê-se a publicação de trabalhos majoritariamente sem estatística.
	
	C
	Percentualmente, a estatística analítica é mais empregada na área da saúde, seguida pela área do esporte.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Quando analisado o uso de procedimentos estatísticos dentro das áreas de concentrações, observam-se características distintas entre as áreas de Esporte e Saúde comparado com Educação e Lazer (FIGURA 2). Para as duas primeiras, observa-se uma alta proporção de trabalhos com estatística analítica (59,9% e 80,7%, respectivamente) [...].” (texto-base Uso da estatística na Educação Física: análise das publicações nacionais entre os anos de 2009 e 2011, p. 141).
	
	D
	Nas áreas de esporte e saúde, o tipo de estatística mais utilizada é a descritiva.
	
	E
	Em todas as áreas, há um equilíbrio na proporção entre trabalhos com e sem estatística.
Questão 4/10 - Bioestatística
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A bioestatística, ao contrário do pensamento geral, não se inicia na análise dos dados já coletados. É parte importante da bioestatística o planejamento do experimento, a determinação do tamanho da amostra e posterior análise. O bioestatístico deve fazer parte do grupo de pesquisadores e ser consultado ao se definir o objetivo da pesquisa. Esse profissional deve, então, entender todas as fontes de variabilidade que poderão afetar os resultados esperados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANDONADE, Eliana. Medicina baseada em evidências e a bioestatística: como ser um leitor atento (Editorial). Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 11, n. 4, p. 1, 2009. 
Considerando estas informações e os conteúdos do texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las sobre a pergunta do estudo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Deve ser colocada de forma clara, concisa e precisa, para possibilitar a classificação das variáveis de forma adequada.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Na verdade a viga mestra que sustenta toda a pesquisa é justamente a pergunta do estudo colocada de forma clara, concisa e precisa, pois a partir dela poderemos classificar as variáveis de forma adequada permitindo uma análise posterior consistente.”. (texto-base Bioestatística: armadilhas e como evitá-las, p. 73).
	
	B
	Refere-se à apresentação dos dados, a partir das análises e das discussões dos achados.
	
	C
	Não compõe a fase de elaboração e planejamento do projeto, mas sim de descrição do relatório final.
	
	D
	É não-intencional, proveniente de questões conceituais ou metodológicas que não foram identificadas em tempo.
	
	E
	Quando existente, pode afetar os resultados, que podem ser considerados inconsistentes.
Questão 5/10 - Bioestatística
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“[...] há alguns anos não se via (ou pouco poderia ser visto) alguém [na Educação Física] calculando o número