Buscar

PLA urologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade / Estação
	03
	Descrição da Atividade
	Vascularização renal
	Duração da Atividade 
	30 min
	Objetivo
	Identificar os principais vasos que participam da vascularização renal e relacionar esses vasos com exames de imagem e possíveis disfunções.
	Orientação
	a) Na figura abaixo identifique: pedículo renal, artéria e veia renal, artérias e veias interlobares, artérias e veias arqueadas, e artérias e veias interlobulares. Após, identifique as os mesmos vasos arteriais na arteriografia renal. 
 Córtex
Medula renal artérias e veias intertubulares
 Art e veias arqueadas *art arqueada *art renal 
 Art e veias interlobares *art interlobular
 Art renal
 Veia renal 
 Pelve renal *art interlobulares
 ureter
De qual vaso se origina a artéria e veia renal? Artéria renal se ramifica da aorta abdominal (a porção abdominal da principal artéria que leva do coração) e entra em cada rim, se dividem em dois ramos anterior e posterior.
Existem duas veias renais, a esquerda e uma direita. Eles se ramificam da veia cava inferior.
 
b) Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qEyZiTTWw68 e em seguida responda: 
· Para que serve uma arteriografia renal e como é feita? É introduzido um cateter pela artéria femoral, o cateter vai para ilíaca, aorta e a ponta deste cateter então chega na artéria renal, é injetado contraste e o contraste desenha a árvore renal, as artérias renais
· Quais profissionais são habilitados a realizar esse exame? Médicos
· Porque é importante retirar as estruturas ósseas do exame? Porque facilita visualização dos vasos.
· O que se observa no exame? Ocorre um processo inflamatório da parede dos vasos, com isso se tem o enfraquecimento das paredes dos vasos da artéria gerando os aneurismsa sacolares em segmentos arteriais no rim.
· O que é periarterite nodosa? Explique. È um processo inflamatório agudo e necrose fibrinóide das artérias de pequeno e médio calibre.
c) A imagem abaixo é o resultado de uma arteriografia do rim esquerdo hipoplásico (A). O que é rim hipoplásico? Hipoplasia, significa um órgão com crescimento incompleto ou desenvolvimento incompleto, no caso dos rins, podemos dizer rim pequeno.
d) Quais os tipos de hipoplasia e as consequências clínicas das mesmas? Hipoplasia Bilateral - É a que compromete ambos os rins, com consequências mais severas, usualmente tais pacientes tem alguma alteração física esquelética (osteodistrofia) ou alteração laboratorial da urina e função renal, rapidamente a uremia (insuficiência renal) se inicia e estes indivíduos sobrevivem apenas poucos anos.
e) Na mesma imagem, o que você suspeita que está acontecendo na indicação das setas (B)? Você sugere alguma conduta terapêutica? Qual? Se coloca um stentB- Estenose 
A- Hiperplasia
	 
	Materiais necessários
	02 iPAD/notebook
	Referências bibliográficas
	KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; FAUSTO, Nelson; ASTER, Jon C. Robbins & Cotran: fundamentos de patologia: bases patológicas das doenças. 8.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2010. xx, 1458 p.
SOBOTTA: atlas de anatomia humana. 23. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2012. 3 v.

Outros materiais