Buscar

Av1 - Seminário de Projeto Integrado II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Av1 - Seminário de Projeto Integrado II
1 ) A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída por meio da lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, esta lei estabelece princípios e instrumentos dentre outros destacam-se a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa. Sobre estes assuntos complete (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa:
1. ( ) A responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos é o conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.
2. ( ) A logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros.
3. ( ) A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.
Assinale a alternativa correta:
 Alternativas:
d) 1.V-2.V-3.V Alternativa assinalada
2)A utilização das águas subterrâneas tem crescido de forma significativa nos últimos tempos, inclusive no Brasil. Há um acréscimo contínuo do número de empresas privadas e órgãos públicos com atuação na pesquisa e captação de recursos hídricos subterrâneos. Mais que uma reserva de água, as águas subterrâneas devem ser consideradas como um meio de acelerar o desenvolvimento econômico e social de regiões extremamente carentes, e de todo o Brasil.
As águas subterrâneas na Região Sul compreendem os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A combinação de fatores geológicos e climáticos beneficiou uma estrutura favorável ao armazenamento de água subterrânea, sendo a Bacia do Paraná um dos maiores reservatórios de água subterrânea do mundo. Este reservatório é conhecido como:
Alternativas:
e) Aquífero Guarani. Alternativa assinalada
3) Existem três filósofos que se destacaram na reflexão política moderna, são eles Thomas Hobbes (1588-1679), John Locke (1632-1704) e Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) e entre eles houve concordâncias em alguns aspectos e discordâncias em outros (WA3.4).
Com relação ao pensamento de Hobbes, Locke e Rousseau, considere:
1. Para Hobbes.
2. Para Locke.
3. Para Rousseau.
Coloque nos parêntesis a seguir o número relacionado ao filósofo defensor da teoria apresentada:
() O povo, pela vontade geral, tem a soberania e não os governantes.
() O estado de natureza é um estado de guerra de todos contra todos.
() O Estado surge para evitar a morte violenta.
() O trabalho é que assegura o direito natural.
() O Estado surge para garantir a propriedade privada.
Assinale a alternativa que contempla a opção correta de acordo com o preenchimento acima.
Alternativas:
c) 3, 1, 1, 2, 2. Alternativa assinalada
4) A Bacia hidrográfica pode ser descrita como a área ocupada por um rio principal e todos os seus tributários, cujos limites constituem as vertentes, que por sua vez limitam outras bacias. No Brasil, a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume de água. Sobre as bacia hidrográficas analise as informações a seguir:
"Com 803.250 Km² de área ocupada, é a maior bacia em território nacional. Seu principal rio nasce em GO, nas confluências dos Rios Maranón e Paraná, desaguando na foz do Rio Amazonas. É aproveitado pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí, PA.
O texto apresentado anteriormente traz características da Bacia Hidrográfica do:
Alternativas:
c) Tocantins Alternativa assinalada
5) As ciências ambientais trabalham com uma complexidade derivada da necessidade de respostas à fragilidade ambiental, e procuram contrapor-se à visão antropocêntrica de uma natureza a serviço do homem. Para isso, utilizam um conceito e, ao mesmo tempo, uma prática que vai de encontro à natureza complexa dos problemas ambientais, por permitir uma articulação entre diferentes saberes e ser uma reação à fragmentação científica (especialização) do ensino das disciplinas. Este conceito recebe o nome de:
Alternativas:
b) Interdisciplinaridade. Alternativa assinalada

Outros materiais