Buscar

ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I

Prévia do material em texto

NOME: Ana Cláudia Alves da Conceição
RGM: 26316293
CURSO: Pedagogia
ATIVIDADE REFLEXIVA UNIDADE I 
IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFATIL.
A formação do estudante que irá atua na educação infantil, é um momento importante, onde requer conhecimentos específicos, habilidades e cuidados básicos quanto ao processo de desenvolvimento do professor. O estágio promove uma formação docente comprometida com a experiência através da observação e participação colaborativa durante o processo. 
Desta forma o estágio da ao estudante a oportunidade de um aprendizado teorico-prático, lhe proporcionando uma melhor compreensão do que está sendo executado e colabora na formação inicial de sua prática em aprender fazer, contribuindo para o seu desenvolvimento. O estágio tem como objetivo explorar as atividades realizadas pelo professor, nela o estudante aprende a desenvolver suas habilidades e pensamento crítico, onde, os conhecimentos e práticas repassados possibilitem desenvolver suas habilidades e competência de sua formação.
De acordo com Almeida (1994), o estágio é o momento no qual o estudante irá ter um contato com a realidade escolar, que levará à reflexão sobre a formação que está recebendo. Durante o estágio o estudante poderá colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante a graduação. 
Dessa forma, o estágio proporciona ao estudante colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, de forma que desenvolva atividades que proporcionam experiência e melhor aprendizado. 
 REFERÊNCIA
 ALMEIDA, J. D. Estágio Supervisionado em prática de Ensino – relevância para a formação ou mera atividade curricular? Revista ANDE, São Paulo: Cortez, ano 13, nº 20, p. 39-42, 1994.
atividade II
ROSA, Sanny. Brincar, conhecer, ensinar. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
O brincar é uma das formas mais comuns do comportamento infantil, é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança. Através do brincar a criança conhece o meio em que vive e interage com o mesmo, desenvolve suas habilidades, criatividade, inteligência e imaginação. A experiência do brincar possibilita a criança um melhor conhecimento de si mesma, facilitando também no processo de socialização, devido a situações vivenciadas com outras crianças, ou seja, brincar é uma atividade lúdica, prazerosa e livre. A importância do brincar para a criança é uma construção histórica, quando brinca a criança experimenta novas sensações e acaba entrando no mundo dos adultos, reproduz o que os adultos fazem de forma lúdica e livre. Ou seja, as crianças assimilam o mundo de sua maneira sem um compromisso com a realidade. Para Rosa (2010, p. 66), “[...] o brincar é uma atividade a que o individuo se entrega, deixando-se levar pela precariedade mesma da brincadeira que consiste em estar a meio caminho entre a magia e a realidade”. Através do brincar a criança se entrega a novas experiências e aprende a diferenciar o real da imaginação, é como acontece, por exemplo, numa brincadeira de faz de conta, onde as crianças conseguem distinguir a realidade da imaginação.
A PRESENT AÇÃ O 
 
Unidade 2 do material disponibilizado pela Universidade Cruzeiro do Sul
Unidade 2 do material disponibilizado pela Universidade Cruzeiro do Sul, 
MATÉRIA; Prática de Ensino em Educação Infantil.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1225/cuidar-e-educar-o-papel-do-

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes