Buscar

Av 2 Pedagogia- Ciencias da Natureza

Prévia do material em texto

Informações Adicionais
· Período: 22/03/2021 00:00 à 10/05/2021 23:59
· Situação: Cadastrado
· Pontuação: 750
· Protocolo: 603251446
1) No que se refere à interferência do homem na natureza, vários movimentos têm evidenciado a necessidade de construir novas formas de intervenção, menos agressivas e mais sustentáveis. Assim, tais discussões precisam integrar as aulas de Ciências Naturais, desde o início da Educação Básica.
A abordagem do tema ambiente nas aulas de Ciências Naturais, especialmente nas primeiras fases da Educação Básica necessita considerar alguns aspectos importantes. Leia as afirmações e assinale qual indica tais aspectos corretamente:
Alternativas:
· a) Como conteúdo escolar, a temática ambiental permite apontar para as relações recíprocas entre sociedade e ambiente, sendo necessário explorar esse trabalho apenas na segunda fase do ensino fundamental de nove anos.
· b) A compreensão das consequências da interferência humana no ambiente por meio da identificação de ações prejudiciais e da construção de atitudes mais sustentáveis não se trata de um assunto relevante para a Educação Infantil, já que é muito complexo para ser abordado com as crianças.
· c) Nessa abordagem, é necessário trabalhar aspectos constitutivos do meio ambiente, suas relações (entre seres bióticos e abióticos) e os ciclos que o compõe, definindo o nível de complexidade de acordo com a faixa etária.
Alternativa assinalada
· d)Especialmente em relação à interferência do homem na natureza, vários movimentos evidenciam que não é necessário construir novas formas de intervenção, menos agressivas e mais sustentáveis.
· e)O acelerado ritmo de exploração dos recursos naturais pouco tem influenciado na degradação ambiental, sendo que as melhorias nas relações entre o homem e a natureza não constam como centro das preocupações da temática ambiental.
2) Os documentos curriculares oficiais têm apontado que o estudo do corpo humano desde a Educação Infantil é fundamental, pois permite o conhecimento das características da espécie humana e dos demais seres vivos, construindo conceitos importantes a partir da compreensão das especificidades de cada elemento.
Leia as afirmações abaixo e assinale qual apresenta de modo correto algumas indicações para o estudo do corpo humano apresentadas nos documentos curriculares (Parâmetros Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum Curricular).
Alternativas:
· a) O estudo do corpo humano precisa ser tratado de forma fracionada, ou seja, o aspecto biológico deve ser privilegiado.
· b) Além da compreensão de aspectos constitutivos do corpo humano, é necessário que sejam exploradas as relações com o meio e com os demais elementos que compõe a natureza.
Alternativa assinalada
· c) A construção da identidade do sujeito e as interações com os demais indivíduos por meio da construção de atitudes de respeito frente às diferenças compreendem um assunto secundário e que não precisa de destaque no trabalho com o corpo humano.
· d) O estudo do corpo humano envolve a compreensão, no que se refere às transformações no seu desenvolvimento, de elementos mais específicos sobre a biologia do ser humano, e descarta a discussão sobre aspetos culturais.
· e)O estudo do corpo humano na Educação Infantil envolve apenas o conhecimento das partes que o compõe e não se relacionam com a formação da identidade da criança.
3)A Base Nacional Comum Curricular, em sua terceira versão, traz orientações para o trabalho pedagógico desde o início da Educação Básica. No contexto da Educação Infantil, o referido documento contempla o estudo das diversas áreas do conhecimento em diferentes campos de experiências..
Leia as alternativas e assinale corretamente qual delas apresenta o campo de experiências que aponta a necessidade de contribuir com o conhecimento dos aspectos constitutivos do corpo humano e de suas características, com ênfase na construção da identidade, na exploração das diferentes linguagens, por meio de brincadeiras e de ações que destacam a necessidade da presença do movimento.
Alternativas:
· a)Recursos Tecnológicos
· b)Corpo, gestos e cores
· c)Corpo, gestos e movimentos
Alternativa assinalada
· d)Ser humano e saúde
· e)Corpo, gestos e saúde.
4)Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais apontam, de acordo com um determinado bloco temático, a necessidade de explorar "as transformações dos recursos materiais e energéticos em produtos necessários à vida humana, aparelhos, máquinas, instrumentos e processos que possibilitam essas transformações e as implicações sociais do desenvolvimento e do uso de tecnologias" (BRASIL, 1997, p. 54).
Qual é o nome do bloco temático que, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, aborda dos aspectos citados no texto-base? Leia as alternativas e encontre a resposta correta.
Alternativas:
· a) Tecnologia e Universo
· b) Recursos tecnológicos e digitais
· c)Tecnologia e ambiente
· d) Recursos tecnológicos
Alternativa assinalada
· e) Recursos naturais e tecnológicos
5) O desenvolvimento dos grupos humanos ao longo dos tempos ocorreu por meio do aperfeiçoamento de suas ações de modo articulado com o desenvolvimento tecnológico. Assim, "quando observamos as coisas que nos cercam, verificamos que o ser humano deu grandes passos nas ciências. Não sabemos ao certo qual foi a primeira máquina inventada, mas podemos imaginar que, ao usá-la, nossos antepassados jamais pensariam que iriam revolucionar o mundo" (PORTO; RAMOS; GOULART, 2009, p. 121).
Considerando as informações do texto-base, leia o trecho abaixo e encontre a alternativa que apresenta o conjunto de palavras que o completa corretamente:
"Durante o percurso da história da humanidade, houve a ________ da tecnologia, principalmente com o advento da/do________, com isso, técnicas artesanais foram se reconfigurando, trazendo novas formas de organização para a vida das pessoas. A partir do século XIX, o desenvolvimento científico e tecnológico ________ consideravelmente. Todo esse avanço proporcionou, de certo modo, mais conforto e qualidade de vida".
Alternativas:
· a) revolução - Ciência Moderna - ampliou-se
· b) especialização - Ciência Moderna - expandiu
Alternativa assinalada
· c) especialização - Filosofia - expandiu
· d) redução - Ciência Moderna - limitou-se
· e) especialização - Positivismo - ampliou-se

Continue navegando