Buscar

Movimentos sociais- Resumo e questões respondidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Movimentos sociais (resumo)
	 
	Os movimentos sociais são ações coletivas com o objetivo de manter ou mudar uma situação. Sempre são políticos e não predeterminados, mas podem ser institucionalizados. Podem atuar contra, a favor ou em parceria com ações do Estado. “Uma luta só pode ser caracterizada de social na medida em que seus objetivos se deixam generalizar para além dos horizontes das intenções individuais” Honneth.
	Para Durkheim todo conflito é resultado da inexistência de regras e normas (anomia) que regulem as atividades produtivas e a organização das várias categorias profissionais: “o que se requer no interesse de uns e outros e a necessidade de se refrear, desde o alto, os apetites de ambos e assim pôr fim ao estado de desagregação.”. Questão social como uma questão moral. 
	Para Karl Marx o conflito expresso nos movimentos sociais deixa claro, principalmente nas greves, a oposição entre trabalho e capital. As greves apesar de reivindicarem inicialmente questões salariais tendem a aprofundar a discussão para questões sociais e de políticas públicas. 					Os movimentos sociais contemporâneos ambientais e feministas possuem uma coordenação única e comportam uma diversidade de ideias e valores, procuram uma nova sociabilidade.
Questões: 
1- Assinale o que for correto sobre a temática dos movimentos sociais
a) Os movimentos sociais são ações coletivas que visam o confronto político, objetivando mudar ou manter uma situação (V)
b) Os camponeses, os negros, os jovens e as mulheres estão entre os vários grupos de sujeitos históricos que realizam movimentos de resistência (V)
c) O movimento Zapatista não pode ser classificado como um movimento social, pois suas ações são pontuais, restritas à luta contra um acordo de livre comércio da América do Norte (F)
d) A organização dos movimentos sociais pode ser regional, acional ou internacional e está relacionada à luta por acesso aos direitos civis, políticos e sociais (V)
e) A estruturação dos movimentos sociais pode criar uma identidade coletiva para seus agentes (V)

Outros materiais