Buscar

ativiade libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividades da disciplina: Língua Brasileira de Sinais - Libras
Acadêmico (a):Josiane Abregos Ferreira RGM:013.1367
Professora: Esp. Marlene Paula Piovezani.
Instruções:
As atividades devem ser respondidas todas utilizando a mesma fonte.
As respostas devem ser coerentes e enviadas até o prazo estipulado.
Respostas iguais a portfólios de outros acadêmicos ou retiradas da internet sem a devida citação, serão desconsideradas. Não se faz necessário capa.
Cada atividade deverá ter no mínimo 10 e máximo 15 linhas e terá o valor de até 1,25 cada e não será aceito o reenvio, por isso, atenção ao encaminha-las.
Leia com calma todo o conteúdo e utilize a pesquisa para o esclarecimento de dúvidas, além claro, de encaminhar observações no Fórum da plataforma.
Assistam os vídeos disponíveis, pois certamente eles contribuirão para a compreensão do conteúdo.
Abraços e ótimo período de estudo.
PORTIFÓLIO 01
Atividade da aula 01.
1- Durante muito tempo os surdos foram considerados incapazes de pensar por não utilizarem a linguagem oral como comunicação. Diante dos textos apresentados, quais as mudanças na sociedade atual? Como o sujeito surdo é “visto” hoje? Justifique.
 Após as libras e o entendimento que possui a capacidade de se comunicar, e que isso não influencia nas suas funções cognitivas, motoras ou sociais, o surdo passou a ter mais espaço, primeiramente nas suas famílias onde puderam expressar suas opiniões, serem atendidos nas suas necessidades.
 Na sociedade a utilização dos seus direitos como maior qualidade, na saúde educação e demais direitos de todo cidadão.
Hoje o indivíduo surdo é visto como uma pessoa que tem sua capacidade de comunicação, embora sua linguagem muitas das vezes encontre dificuldades por não haverem interpretes o que impacta diretamente na execução e reivindicação dos seus direitos como cidadão. Algumas vezes é visto ainda como o estereótipo de incapaz, enfrentando barreiras para o mercado de trabalho e ambiente escolares.
 
2- Disserte sobre Cultura e Identidade surda.
A cultura surda compreende as atividades diárias, o comportamento, são as maneiras que o individuo surdo executa suas ações corriqueiras. Correspondem as adaptações que são feitas para que consigam atender suas necessidades utilizando os recursos disponíveis.
A identidade surda é a forma como o surdo se identifica, como ele se reconhece e são reconhecidos dentro de sua família e dos demais grupos sociais, suas relações ,comportamento. A identidade e construída a medida que o surdo se identifica com seus pares ,entende suas percepções, suas maneiras de comunicação .A medida que interage a partir das sua experiências visuais e de sua linguagem ,vai formando sua identidade .quando participam das comunidades surdas ,se fortalecem e entendem quem são e como se relacionar com a sociedade ,com seus direitos e deveres. 
Atividade da aula 02.
1- Após a leitura dos textos, é possível perceber as dificuldades vivenciadas pelos familiares do sujeito surdo. Escreva quais são essas dificuldades e porque você acredita que isso ocorre. Quais os mecanismos que poderiam ser adotados para oferecer a família e principalmente ao sujeito surdo condições favoráveis para o seu desenvolvimento? 
Por muitas vezes com o diagnostico da surdez a própria família não sabe como abordar, o que reflete nos demais círculos sociais da pessoa surda, quando a barreira da familiar é vencida ,a próxima é da escola, onde o aluno não encontra mecanismo que contribuem pra sua inclusão.
Para que se desenvolva é necessário que os ambientes estejam preparados para realizar sua inclusão, que a família aprenda a linguagem em libras para poder se comunicar assim o surdo pode participar, e fazer parte realmente dos assuntos, expressando suas opiniões, nas decisões e demais necessidades.
Nos demais locais é importante que o individue consiga ser entendido e que além disso possa exercer suas vontades e que tenham suas questões atendidas, seja nos locais públicos ou outros ambientes .
Atividade da aula 03.
1- Fale sobre as abordagens educacionais utilizadas na tentativa de educar os surdos e aponte qual delas é a mais indicada para trabalhar com o sujeito surdo. Justifique sua resposta.
A primeira é a oralismo, este abordagem ensina o surdo é por meio da língua oral, como se trinasse a fala, também a leitura labial; a segunda é a comunicação total onde por essa abordagem utilizasse todos os recursos ,escrita ,fala ,sinais; a terceira é bilinguismo nessa abordagem a língua brasileira de sinais é considerada a primeira língua do surdo após isso o português fica como a sua segunda língua ,sendo escrita ou oral .
Sendo assim o bilinguismo é a melhor abordagem a ser seguida, permite que o mesmo consiga se comunicar por completo, tanto na escrita, na oral e nos sinais, o que mais promove a inclusão, por considerar a Libras a sua primeira língua também estimula os ouvintes. 
Atividade da aula 04.
1- A aula 04, trata das Políticas Públicas e dos meios a serem seguidos para que a educação do sujeito surdo ocorra de maneira significativa. Quais são esses meios? O que são Políticas Públicas e qual o seu papel para minimizar as dificuldades enfrentadas pelas menorias?
 As politicas públicas são voltadas as forma desenvolvidas para melhorar e/ou tornar possível a inclusão de alunos surdos nas redes de ensino ,buscam tornar o acesso mais fácil, com qualidade e continuidade, que o aluno surdo esteja de fato envolvido com os processos de aprendizado de forma efetiva.
Busca assegurar que além-atividades educacionais, o mesmo realize e ações construtivas no ambiente escolar e fora dele.
Proporcionando ao surdo além da inclusão escolar, também sua inserção social, no meio do mercado de trabalho, através de estímulos para contratação e profissionalização. Assim promove também a inclusão da pessoa surda em todos aspectos : familiar, saúde ,segurança, lazer e demais direitos assegurados pela constituição .
Atividade da aula 05.
1- Se tratando dos aspectos gramaticais básicos de Libras, fale sobre cada um deles e a importância desses para que a mensagem seja transmitida de maneira clara e eficiente.
· Configuração de mãos: a maneira como a mão e posicionada para fazer o sinal, observando que são realizados pela mão dominante. 
· Ponto de articulação: onde a mão predominante pode tocar, ou não.
· Movimento: considera a os movimentos, sendo a direção,formas e sua posição durante a execução do sinal . 
· Orientação/direcional idade: direção do sinal pode conter significados diferentes.
· Expressão facial e/ou corporal: seguido do sinal a expressão deve ser coerente ao que esta sendo passado, para que possa demonstrar o sentimento ou reação condizente. 
Com o conjunto desse aspecto é possível se comunicar de forma clara, com contexto.
Atividades da aula 06.
1- Quadros (2001, p.57) aborda alguns elementos sobre a atuação do intérprete educacional que devem ser considerados. Fale sobre cada um desses itens.
Os aspectos que ele considera são: 
Que o professor possui autoridade sendo ela absoluta; o intérpretes devem ser manter neutros, garantindo o direito dos alunos de ter acesso a toda a informação e também ser mantidos 
As informações confidenciais; o auxilio do professor para preparar as aulas ;um intervalo para seu descanso ;ajustar com o professor como será adaptação das atividades ,pois o aluno precisara utilizar a atenção visual, então ao planejar a aula o professor precisa considerar que ele precisara de mais tempo para utilizar os outros recursos.
2- Fale sobre a formação do intérprete de Libras e suas áreas de atuação.
Com a lei que garante o acesso a comunicação por libras e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira ficou assegurado ao surdo, professores especializados ou capacitados que possam atuar com alunos especiais na sala de aula. Mas os a atuação não se restringe apenas ao campo escolar, inclui instituições públicas e privadas, bancos, indústria ,comércio ,templos religiosos .

Outros materiais