Buscar

Av1 - Metodologia do Ensino da Matemática


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Av1 - Metodologia do Ensino da Matemática
1) Com relação ao entendimento do objeto de estudo da Matemática podemos citar duas vertentes que auxiliam a racionalizar a existência desta Ciência e sua criação e desenvolvimento. Estas são denominadas de Racionalismo e Empirismo. 
Assim, assinale a alternativa que apresenta um argumento correto com relação ao Empirismo.
Alternativas:
a) Os empiristas não atribuem grande valor à matemática como instrumento de compreensão da realidade, por se tratar de um bom exemplo de conhecimento assentado integralmente na razão.
b) Os empiristas atribuem valor ao método experimental e afirmam que todo o conhecimento tem por base a observação. 
c) Os filósofos empiristas defendem que todas as ideias humanas não são provenientes dos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato), o que significa que têm origem na experiência.
d) Os empiristas insistem que toda a realidade matemática é condicionada pelas construções dos matemáticos que inventam essa realidade.
e) Os racionalistas supõe a realidade de um universo matemático autônomo. Os objetos têm propriedades próprias que existem independentemente do sujeito.
2) Muitas correntes filosóficas surgiram com o objetivo de compreender a Matemática, seu conhecimento e seus objetos de estudo. Dentre os filósofos, podemos citar Platão, que tinha a crença de que a Matemática era perfeita, imutável e sua existência independia da vida humana, colocando-a, assim como existente fora do tempo e do espaço. Portanto, estudar Matemática era apenas uma tarefa de descobrí-la. 
Marque, nas alternativas a seguir, a corrente que filosófica que tem como concepção as ideias de Aristóteles a respeito da Natureza da Matemática. 
Alternativas:
a) Logicismo.
b) Empirismo.
c) Idealismo.
d) Realismo.
e) Racionalismo.
3) A Educação Matemática é estudo de relações de ensino e de aprendizagem da Matemática. É considerada uma área interdisciplinar que usa teorias de outros campos teóricos, como a sociologia, a psicologia, a filosofia, etc. A Educação Matemática não se reduz a apenas analisar meios de fazer alunos alcançarem um conhecimento previamente estabelecido, mas também problematiza e reflete sobre o próprio conhecimento matemático. 
Assinale a alternativa correta com relação a instituição da área de Educação Matemática.
Alternativas:
a) Foi reconhecida como área no fim do século XIX e início do século XX buscando um ensino significativo de Matemática.
b) Se formou na Grécia antiga, quando surgiu a preocupação com o ensino da Matemática.
c) Se formou no século XXI, com o avanço da tecnologia.
d) Foi reconhecida como área após a Primeira Guerra Mundial quando precisavam de mão de obra qualificada para trabalhar.
e) Se formou após o avanço de cursos de pós-graduação no Brasil.
4) Vários recursos didáticos são citados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que podem apoiar o professor em sala de aula. Entre estes recursos, podemos citar os jogos didáticos, que é um recurso eficiente para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
 
Com relação à utilização destes jogos didáticos em sala de aula, como uma metodologia de ensino da Matemática, podemos dizer que:
Alternativas:
a) Utilizar jogos nas aulas é uma tarefa difícil pois prejudicam a ordem da sala e provocam um ambiente desfavorável para a aprendizagem dos alunos.
b) Os jogos didáticos despertam no aluno o interesse e o prazer, se tornando um desafio genuíno e por isso é importante que façam parte das aulas, cabendo ao professor a tarefa de analisar a capacidade educativa do jogo em questão.
c) A utilização de jogos didáticos dispensa a presença do professor, pois ele desenvolve a autonomia e independência dos alunos com relação a aprendizagem. 
d) Um dos pontos positivos dos jogos é o fato de o professor poder introduzi-lo em qualquer momento de sua aula, para trabalhar conceitos, o que não necessita de um planejamento prévio. 
e) Não são todos os conteúdos matemáticos que permitem a utilização de jogos em sala de aula e, introduzi-lo em um conteúdo abstrato pode acabar confundindo os alunos, ao invés de facilitar a aprendizagem.
5) Devemos considerar o papel das Tecnologias da Informação que se tornam, cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e que podem possibilitar uma aprendizagem mais significativa. Além disso, a informática, e inclusive a calculadora, podem servir de objetos motivadores nas atividades de ensino e de aprendizagem matemática.
A respeito dessas tecnologias, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a) Usar Tecnologias da Informação, como softwares educativos permite aos alunos levantar hipóteses a respeito de situações problema, mas que devem ser sempre validadas pelo professor previamente. 
b) Tecnologias da Informação são importantes, mas faz-se necessário outros mecanismos para validar as atividades.
c) Somente se deve usar recursos da Tecnologias da Informação que foram construídos com finalidades educativas. 
d) As Tecnologias da Informação dispensa a presença do professor no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática. 
e) As ferramentas de Tecnologia da Informação facilitam o processo de construção e movimentação dos objetos matemáticos, o que facilita o processo de análise e percepção de suas propriedades.