Buscar

aborda a importância do trio gestor na elaboração do PPP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Djany de Piva Sales RGM: 19032340
A Unidade IV aborda a importância do trio gestor na elaboração do PPP (Projeto Político-Pedagógico) e sua atuação na Escola.
O trio gestor compõe-se pelo gestor escolar-coordenador pedagógico-supervisor de ensino. O diretor que é o gestor da escola, onde lidera gerencia e articula nas dinâmicas entre os professores e funcionários da escola, com a função de atingir metas de aprendizagem de todos os alunos, responde legalmente e judicialmente pela instituição e pelos resultados. O coordenador pedagógico especialista em várias didáticas ele trabalha na parte pedagógica e na formação e capacitação dos professores em parceria com gestor escolar para atribuir a escola um espaço de aprendizagem. O supervisor de ensino, funcionário destacado pela secretaria de educação, na função de apoiar a escola e fazendo interface do executivo e o pedagógico com ela.
Nota a importância desse trio para que os processos de ensino e aprendizagem na instituição escola venha ter o sucesso pleno, nas suas dinâmicas e funcionalidades afim de construir o que é proposto para a educação. Tal importância se faz para a criação também de toda a base do planejamento escolar no documento importantíssimo chamado Projeto Político Pedagógico (PPP), um documento considerado de suma importância para a escola, pois nele está contido os elementos que determinará as práticas pedagógicas norteando os processos de ensino aprendizagem e o funcionamento de toda a estrutura de relacionamentos da escola, no sentido de valorizar cada integrante da comunidade escolar e de atingir o objetivo final de sucesso na aprendizagem.
A construção do PPP, precisa ter por valia os envolvimentos de toda a comunidade escolar e familiar, atuar na ação educativa para a construção de uma sociedade crítica, participante e justa. Documento pautado nas diretrizes educacionais com a atuação nas práticas cotidiana de cada escola, por meio de diálogos locais, nesse sentido cabe a discussão entre seus participantes de como a sua escola se organiza nos fatores que contribui ou não para o seu andamento, refletir e discutir sobre as aproximações entre a teoria e a prática para que haja as possíveis intervenções. Importante para a construção do PPP é a história da escola, a sua estrutura física e orgânica, o quadro dos seus profissionais, os recursos financeiros. Cabe ressaltar também que a elaboração do PPP é um processo permanente, ele não se encerra, pois baseia-se nas diversas ações cotidianas da escola.
A construção do documento é fundamental para o planejamento do desenvolvimento da escola e da formação dos alunos, é com ele que a escola atuar suas metas e seus ideais, ou seja, reflete a proposta educacional da escola. Um projeto onde visa a realidade pensando no futuro e que foca nas responsabilidades e funcionalidades coletivas e individual, com caráter político, uma vez que um dos principais papeis da instituição escola é a formação de bons cidadãos, e nas atividades pedagógicas para bom desenvolvimento dos alunos nas competências e habilidades no contexto de ensino e aprendizagem. Neste sentido faz-se importante a atuação do trio gestor na criação e na aplicabilidade do PPP.
Referencias:
VEIGA, Ilma P.A. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção
possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/681/como-atua-o-trio-gestor ( acessado em 26/11/2020)
<https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp> (acessado em 27/11/2020)
Material teórico da disciplina unidade IV: Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Julia de Cassia Pereira do Nascimento Revisão Textual: Prof. Ms. Claudio Brites

Outros materiais