A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
Atividade Lista Exercicios GTS Terceiro Setor (1)

Pré-visualização | Página 1 de 6

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias
Departamento de Estudos Interdisciplinares 
Curso: Gestão do Terceiro Setor 
Profa. Dra. Nazaré Soares
Aluna: Thaís da Costa Araújo
Lista de Exercícios
01) (Ano: 2013 Banca: FCC Órgão: TCE-SP Prova: FCC - 2013 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas) Uma entidade sem fins lucrativos, como, por exemplo, uma associação de catadores de resíduos sólidos recicláveis, NÃO é obrigada, pelas Normas do Conselho Federal de Contabilidade, a elaborar:
A) o Balanço Orçamentário.
B) a Demonstração do Resultado do Período.
C) a Demonstração dos Fluxos de Caixa.
D) o Balanço Patrimonial.
E) a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
02) (Ano: 2008 Banca: FCC Órgão: TCE-AL Prova: FCC - 2008 - TCE-AL - Procurador) Organizações sociais, à luz da legislação federal, é qualificação atribuível a:
A) pessoa jurídica de direito privado criada especificamente com esta finalidade, para a qual não podem ser transferidos recursos públicos.
B) associação civil sem fins lucrativos ou fundação, formalizando-se o vínculo com o Poder Público por meio da celebração de contrato de gestão.
C) sociedades de economia mista, em razão de sua natureza jurídica de direito privado.
D) sociedades de economia mista ou empresas públicas, formalizando-se o vínculo com Poder Público por meio da celebração de contrato de gestão.
E) modalidade societária especificamente criada para a prestação de serviço público, formalizando-se o vínculo com o Poder Público por meio da celebração de contrato de gestão.
03) (Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: AGU Prova: CESPE - 2009 - AGU - Advogado da União) Acerca do denominado terceiro setor, julgue o item que se segue.
As entidades de apoio são pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que podem ser instituídas sob a forma de fundação, associação ou cooperativa, tendo por objeto a prestação, em caráter privado, de serviços sociais não exclusivos do Estado. Tais entidades mantêm vínculo jurídico com a administração pública direta ou indireta, em regra, por meio de convênio. Por sua vez, os serviços sociais autônomos são entes paraestatais, de cooperação com o poder público, prestando serviço público delegado pelo Estado.
Certo Errado
04) (Ano: 2009 Banca: FUNRIO Órgão: MPOG Prova: FUNRIO - 2009 - MPOG - Analista Administrativo) As pessoas jurídicas que integram o Terceiro Setor têm regime jurídico:
A) de direito privado.
B) de direito público.
C) preponderantemente de direito público, parcialmente afastado pela incidência de normas de direito privado.
D) preponderantemente de direito privado, parcialmente afastado pela incidência de normas de direito público.
E) de direito público ou privado, a depender da pessoa jurídica em análise.
05) (Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: ANATEL Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Analista Administrativo - Direito) Texto associado. Segundo o plano diretor da reforma do aparelho do Estado, o terceiro setor é entendido como aquele de atuação simultânea do Estado e da sociedade civil na execução de atividades de interesse público ou social não-exclusivas do Estado. São entidades do terceiro setor, por exemplo, as autarquias qualificadas como agências executivas, por meio de contrato de gestão, após o qual estão autorizadas a executar atividades mais eficientes de interesse público.
Certo Errado
06) (Ano: 2009 Banca: FCC Órgão: TRT - 3ª Região (MG) Prova: FCC - 2009 - TRT - 3ª Região (MG) - Analista Judiciário - Área Administrativa) Os contratos de gestão realizados entre a Administração e as denominadas Organizações Sociais
A) não caracterizam convênio administrativo, não se sujeitando, pois, à fiscalização e controle por parte do Tribunal de Contas.
B) são sempre passíveis de fiscalização e controle pelo Tribunal de Contas.
C) podem ser celebrados com dispensa de licitação, em função de autorização legal específica, não estando sujeitos, nessa hipótese, ao controle e fiscalização pelo Tribunal de Contas.
D) sujeitam-se ao controle e fiscalização por parte do Tribunal de Contas, exceto quando tenham por objeto a gestão de serviço público não-exclusivo.
E) são equiparados a convênio administrativo, quando celebrados com entidades com finalidade lucrativa, sujeitando-se, apenas em tal hipótese, ao controle e fiscalização por parte do Tribunal de Contas.
07) (Ano: 2005 Banca: FCC Órgão: PGE-SE Prova: FCC - 2005 - PGE-SE - Procurador do Estado) Determinada pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de sociedade, não empresária e sem fins lucrativos, tem como objeto principal a prática de atividades de defesa do meio ambiente. Seu estatuto não prevê a existência de conselho de administração, mas prevê a existência de conselho fiscal, com atribuição de opinar sobre as demonstrações financeiras da entidade. Supondo existentes os demais requisitos legais, essa pessoa jurídica poderá qualificar-se como organização:
A) social, mas não como organização da sociedade civil de interesse público.
B) da sociedade civil de interesse público, mas não como organização social.
C) social e como organização da sociedade civil de interesse público, simultaneamente.
D) social e como organização da sociedade civil de interesse público, embora não simultaneamente.
E) social e como organização da sociedade civil de interesse público, desde que sua personalidade jurídica seja de direito público.
08) (Ano: 2009 Banca: FCC Órgão: PGE-RJ Prova: FCC - 2009 - PGE-RJ - Técnico Assistente de Procuradoria) Sujeitos e organizações privadas que se comprometem com a realização de interesses coletivos e a proteção de valores supraindividuais, mediante contratos de gestão, integram
A) o terceiro setor.
B) as fundações públicas.
C) as empresas públicas.
D) o primeiro setor.
E) o segundo setor.
09) (Ano: 2010 Banca: FUNCAB Órgão: DETRAN-PE Prova: FUNCAB - 2010 - DETRAN- PE - Analista de Trânsito) Sobre a Lei n° 9.637/98, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, assinale a alternativa correta.
A) A qualificação de entidades como organização social dispensa a comprovação do registro do ato constitutivo da entidade.
B) O contrato de gestão é o instrumento firmado entre o poder público e a entidade qualificada como organização social.
C) É expressamente vedada a destinação de recursos e bens públicos às organizações sociais.
D) A desqualificação da organização social independe de processo administrativo.
E) A execução do contrato de gestão celebrado por organização social não sofre qualquer fiscalização pelo poder público.
10) (Ano: 2010 Banca: FUNCAB Órgão: DETRAN-PE Prova: FUNCAB - 2010 - DETRAN- PE - Analista de Trânsito) A Lei n° 9.790/99 dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, sendo correto afirmar sobre o tema que:
A) somente as entidades com personalidade jurídica de direito público podem se qualificar como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
B) a outorga da qualificação das entidades como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público é ato discricionário daAdministração Pública.
C) é possível que entidades com fins lucrativos se qualifiquem como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.
D) podem se qualificar como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público os sindicatos, as fundações públicas e as organizações partidárias.
E) é chamado Termo de Parceria o instrumento firmado entre o poder público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes.
11) (Ano: 2014 Banca: FCC Órgão: MPE-PA Prova: FCC - 2014 - MPE-PA - Promotor de Justiça) No tocante às chamadas organizações sociais, a legislação federal aplicável a tais entidades
A) obriga a publicação anual, em jornal de circulação diária no Estado ou nos municípios em que se der a atuação da entidade, dos relatórios financeiros e do relatório de execução do contrato de gestão.
B) veda a remuneração dos membros da diretoria