Buscar

Avaliação Online 1 Fundamentos Filosóficos do Direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Online 1 (AO1) Fundamentos Filosóficos do Direito
1) Na obra Ética à Nicômacos (Livro V), Aristóteles afirma que a justiça é uma virtude ética por excelência, sendo sua antítese a injustiça, criando, assim, o conceito de "equidade", que é, para o pensador, a melhor espécie de justiça. A equidade visa corrigir a lei quando esta é incompleta para abarcar o caso concreto e/ou especial e que foge à interpretação e aplicação genérica. Considerando a justiça como virtude ética fundamental para Aristóteles, assinale a alternativa CORRETA:
O equitativo é para Aristóteles uma correção da lei quando esta for omissa em razão de sua generalidade.  
Para o filósofo Aristóteles, toda lei é injusta por não ter como fonte a ética.
Equidade, justiça e ética são sinônimos para Aristóteles.
Para Aristóteles, a justiça será sempre imperfeita e parcial, devendo ser corrigida pelas leis.
2) Considere a seguinte afirmação: "Um sentido mais específico e preciso de filosofar: procurar e/ou encontrar a verdade por meio de uma atividade racional. E nós encontramos a verdade, porque precisamos e desejamos saber a verdade. E a verdade é necessária para viver. Mas nem todas as perguntas que fazemos são perguntas filosóficas, como nem todas as respostas, são respostas filosóficas. Não é "filosófico" saber que dia é hoje, mas é filosófico perguntar: o que é o tempo? O que é a verdade? O que é a liberdade? O que é a razão? Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- "Filosofar" é um ato específico e racional de busca da verdade indagando acerca da finalidade e essência das coisas.
II- Não é necessário ser filósofo para indagar acerca do sentido e finalidade do mundo e do que cerca o ser humano, mas para um filósofo indagar é um ato reflexivo e metodológico de busca da verdade inquestionável e absoluta.
III- O saber filosófico é sempre um saber crítico e radical desprovido de dogmatismos.
IV- A questão da verdade não é filosófica e sim científica, uma vez que todo conhecimento para ser confiável depende da demonstração e experimentação e não reflexão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://canalcederj.cecierj.edu.br/012016/ec6b479805c099a6c43365433552892f.pdf. Acesso em: 24 jan. 2019.
Somente a sentença IV está correta.
As sentenças II e IV estão corretas.
As sentenças I e III estão corretas.  
Somente a sentença I está correta.
3) Para o positivismo jurídico, elaborado no século XIX, o Direito é um saber científico, especializado e autônomo que deve utilizar métodos objetivos e verificáveis para sua compreensão. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
O conhecimento adequado acerca do Direito deve ter uma pretensão científica.  
A cientificidade do saber jurídico depende do grau de dificuldade e abstração do método utilizado para a compreensão da lei diante do caso concreto.
O Direito, por possuir distintos campos de especialização, dificilmente se tornará um saber científico.
O saber científico é autônomo e é construído independentemente do método ou mesmo da demonstração.
4) O positivismo jurídico é a síntese teórica, filosófica e política do Direito Moderno, que se constituiu como paradigma dominante moderno do pensar e agir jurídico. Com base no Direito Moderno e no positivismo jurídico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Direito Positivo pode ser compreendido pelas normas jurídicas "postas" pelo Estado, entretanto não é compreendido como forma de controle social.
( ) Uma das principais características do positivismo jurídico é a predominância do legalismo, ou seja, não há o reducionismo do direito à lei, sendo admitidas outras fontes do direito,além da estatal.
( ) O processo de codificação foi um fator relevante para consolidação do positivismo jurídico, uma nova ordem jurídica e política que passa a caracterizar o domínio da manifestação do direito.
( ) O Positivismo Jurídico possui como características o monismo jurídico, a interpretação e a aplicação da lei fundada na intenção do legislador e o legalismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - V - F.
V - F - F - V.
F - F - V - V.  
F - V - V - F.
5) Há entre os pensadores modernos o consenso de que aprendemos muito com os antigos gregos. Desde as formas de pensamento e da arte até a mais bela criação do espírito grego: a filosofia. Para aquela civilização filosofar era a mais adequada forma de ser encontrado o princípio que rege e dá ordem a todas as coisas. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
"Filosofar" significa encontrar o verdadeiro sentido das coisas com sabedoria.  
A filosofia grega assim como a oriental de Confúcio e Lao Tsé da China, de Buda da Índia e Zaratusta da antiga Pérsia buscou através da doutrina religiosa o aperfeiçoamento interior do ser humano, uma vez que os gregos admiravam os orientais, chegando a considerar a si mesmos como bárbaros em relação às culturas do oriente.
O termo "filosofia" foi criado por Pitágoras de Samos para diferenciar o saber científico lógico e racional do saber meramente contemplativo dos filósofos aos quais considerava inúteis.
Para os antigos gregos, "filosofar" era um ato religioso voltado para a reflexão interior que pretende desvelar o grande princípio criador e organizador do mundo.
6) A Escola da Exegese fundada no século XIX na França se originou a partir do movimento da codificação que introduziu uma nova mentalidade que identifica Direito com códigos, cabendo aos juristas desenvolverem uma técnica - chamada de exegese - de interpretação que buscava "extrair" da letra da lei o sentido nela contido. Sobre o pensamento exegético, assinale a alternativa CORRETA:
A Escola da Exegese é a maior expressão do Positivismo Jurídico que identifica "Direito" com "lei".  
Na Escola da Exegese há uma inversão entre Direito e Moral uma vez que os códigos obrigatoriamente nascem dos valores morais de uma sociedade.
A lei, e nada mais que ela, expressa a vontade soberana do Monarca.
A correta interpretação dos Códigos, para a Escola da Exegese, deve ser moral e não técnica.
7) A justiça distributiva, para Aristóteles, é uma espécie de justiça em sentido estrito, que é aquela que se manifesta na distribuição de honrarias e gratificações que devem ser divididas para aqueles que ocupam funções elevadas de gestão e administração da pólis. Nesta perspectiva, o injusto seria o desigual recebimento de benefícios e encargos em quantia menor ou maior do que lhe seria devido. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A justiça distributiva é estabelecida a partir da comparação entre dois sujeitos e dois objetos quando se atinge a finalidade de dar a cada um aquilo que lhe é devido segundo seus méritos.  
O justo é o desproporcional político e social e o injusto é o proporcional entre sujeitos que ocupam funções e cargos distintos.
Aos governantes cabe maior distinção e honra porque sempre serão os cidadãos mais justos.
Independente do mérito de cada um, todos devem ser considerados iguais dando a cada um o que é seu.
8) Para boa parte do pensamento jusfilosófico contemporâneo, associa-se Direito ao conceito de razão prática ou sabedoria prática que entende que o saber jurídico não se trata tão somente de uma operação mental lógica e formal, como defende o positivismo jurídico, mas deve, a partir de juízo adequado, buscar conhecer o sentido e a finalidade valorativa e ética dos preceitos normativos. Sobre o conceito de razão prática, ou prudência (phonesis), assinale a alternativa CORRETA:
O autêntico jurista é aquele que adquire experiência profissional, independentemente de sua formação acadêmica.
A razão prática (phronesis) é a capacidade de decidir adequadamente a respeito do bom e justo acerca das questões humanas.  
A razão prática é uma forma de conhecimento técnico científico capaz de ser demonstrado pelo senso comum.
A opinião (doxa) bem fundamentada tem o mesmo valor das normas jurídicas.
9) Zygmund Bauman (1925-2017), conhecido pensador moderno, cunhou a expressão "modernidade líquida" com a qual pretendecaracterizar a modernidade, que é marcada por ser um tempo "veloz" em que nada é, segundo Bauman, "feito para durar". Neste contexto, emerge o individualismo e a efemeridade das relações humanas em geral. São tempos de relativismos e saberes provisórios. Sobre as razões que explicam o surgimento desse novo modelo civilizatório, assinale a alternativa CORRETA:
As grandes utopias idealizadas desde o século XVIII foram destroçadas pelas Guerras Mundiais, instalando-se uma crise na tradição iluminista eurocêntrica.  
A consolidação do positivismo jurídico no século XXI foi um fator decisivo para a universalização e a relativização do Direito no mundo contemporâneo.
As guerras mundiais inovaram a cultura jurídica no sentido de mostrarem a necessidade de rechaçar a Teoria Crítica e reafirmar a solidez do legalismo.
A Filosofia passa no momento contemporâneo pela reafirmação dos ideais políticos e jurídicos modernos.

Outros materiais