Buscar

Estágio 1 estudo de caso abril 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Santa Cecília - Educação a Distância 
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECAS ESCOLARES, INFANTIS, UNIVERSITÁRIAS, PÚBLICAS E VIRTUAIS.
BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA
Aluna: Sônia de Oliveira Martins Corrêa 
ESTUDO DE CASO
INTRODUÇÃO
O presente relatório trata-se de um projeto desenvolvido na Escola Municipal São Carlos do Paraná. O motivo do estudo é que a diretora recebeu uma grande doação de livros diversos provenientes de um Sebo que havia fechado na cidade. O lote continha livros paradidáticos, didáticos, de ficção, auto ajuda e até de receitas. A partir de então foi possível desenvolver uma organização para que os livros fossem dispostos na biblioteca e bem utilizados pela comunidade. É importante que toda comunidade possa desfrutar destes livros que chegaram para a biblioteca e que os conhecimentos não permaneçam nas páginas frias do papel e sim na memória de quem for participar deste projeto. 
DESCRIÇÃO
Os livros foram todos separados por assuntos de forma bem suscinta para facilitar a elaboração do projeto que será desenvolvido com a comunidade: 1- paradidáticos e didáticos, 2 –ficção, 3- auto ajuda, 4- Livros de receitas. Para cada tema foi pensando uma forma de fazer esses livros chegarem às pessoas da comunidade. Na primeira semana a Bibliotecária e professores irão desenvolver atividades com os alunos da escola com os livros paradidáticos e didáticos e organizará uma tarde de conhecimentos gerais baseados nestes livros. Os professores farão a seleção dos livros adotados e todos os alunos participantes irão à biblioteca para pegar o livro do seu gosto. Em tempo marcado de duas semanas de estudo a equipe de professores e bibliotecária reunirão para elaborar questões referentes aos livros adotados para que os alunos possam participar da “Tarde de perguntas e respostas”. Neste caso poderão escolher temas como História, Geografia, Matemática e Ciências. No dia marcado pela escola será um grande evento de conhecimento a partir do que foi elaborado, com direito à brindes surpresas oferecidos pela escola e comércio local. 2- Na semana referente à ficção, professores e bibliotecária separarão todos os novos livros referentes ao tema e deixarão expostos para escolha dos alunos para que possam fazer a leitura. Em seguida dividirão em duas equipes todo o turno para escolher dois livros e organizar dois teatros para duas apresentações num momento cultural da escola com os pais. 3- No que se refere aos livros de auto ajuda, estes deverão ser expostos no pátio para que os alunos possam escolher o que gostariam de ler e todos os professores deverão trabalhar o tema: AUTO AJUDA o que é este assunto? Por que cada aluno escolheu tal livro, esta parte deve ser feita em cada sala de aula num projeto interdisciplinar com todos os conteúdos abordando o tema auto ajuda. Na culminância do projeto deve-se chamar um profissional da área de psicologia para que possa conversar com os alunos a partir de temas que eles levantaram nas salas de aula com os professores nos diferentes conteúdos. O item 4 que são os livros de receitas, estes devem ser levados para casa e depois de alguns testes com receitas esolhidas pelos pais, deve-se organizar uma noite de guloseimas e de encontro de famílias e toda comunidade na escola. A nutricionista deve ser chamada para em roda informal de conversa falar da importância da alimentação no nosso cotidiano e assim, os pais poderão falar da experiência das receitas testadas em casa e a escola celebrar o encerramento deste projeto da doação de livros feita pelo sebo. 
CONCLUSÃO
Após todos esses eventos pode-se perceber que a biblioteca ficou mais movimentada, alunos, seus familiares e comunidade puderam então desfrutar de um conhecimento prático, que saiu da folha dos livros e foram vivenciados em forma de estudo, teatro, conversas e gincanas de conhecimentos em tardes bem diferentes na escola. Os livros foram escritos para serem desfrutados, não importam se são novos, se foram doados, quais são os temas abordados. O que interessa é que a partir de uma doação de um sebo a escola Municipal São Carlos do Paraná pode vivenciar momentos edificantes em sala de aula, no pátio, com as famílias e a comunidade. Interessante destacar que um dos precursores sobre Biblioteconomia (um indiano) já dizia as cinco leis para a este assunto: 01 - Livros são para serem lidos;02 - Para cada leitor seu livro;03 - Para cada livro o seu leitor;04 - Poupe o tempo do leitor;05 - A biblioteca é um organismo crescente. Desta forma a bibliotecária cumpriu o seu dever divulgando os livros que foram ganhados pela escola.

Outros materiais