Buscar

Avaliando o Aprendizado - 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Para realizar o planejamento dietético dos indivíduos alguns fatores são importantes. Deste modo, marque abaixo a alternativa CORRETA:.
		
	
	A dieta planejada deve oferecer nutrientes apenas para a manutenção e o reparo do organismo.
	 
	A recomendação de nutrientes e a biodisponibilidade dos mesmos são dois fatores essenciais no planejamento dietético.
	
	As leis de Escudero são importantes para a nutrição, mas não se aplicam ao planejamento dietético.
	
	A intenção do planejamento dietético é oferecer uma dieta equilibrada, monótona e generalista.
	
	Para um bom planejamento dietético o peso não é um fator importante.
Compare com a sua resposta: Para 45% = 810kcal 202,5gr Para 65% = 1170 kcal 292,5 gr
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Em 2014, o Ministério da Saúde lançou o Novo Guia alimentar para população Brasileira. A nova proposta apresenta uma regra de ouro que facilita a observação das quatro recomendações gerais feitas no capítulo. Indique quais afirmações à baixo cita esta regra de ouro:
		
	
	Atividade Física ao menos 3 vezes na semana, tende a melhorar a saúde do indivíduo;
	
	Prefira sempre alimentos ultraprocessados e preparações culinárias a alimentos minimamente processados.
	 
	Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias à alimentos ultraprocessados;
	
	O uso de alimentos processados pode ser consumido, em grandes quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados;
	
	Alimentos minimamente processados tendem a afetar negativamente a cultura, a vida social e o ambiente;
	Respondido em 07/05/2021 12:59:48
	
Compare com a sua resposta: IDADE: 16 ANOS 192 meses IMC/IDADE: 28,6kg/m2/192 = ≥ Escorez +1 e ≤ Escorez+2( sobrepeso) ESTATURA/IDADE: ≥ Escore z - 2 ( Estatura adequada para idade) Diagnóstico: Adolescente, estagio de Tunner P5M5, menarca inicial aos 10 anos, atualmente com sobrepeso de acordo com IMC/Idade e estatura adequada para idade, segundo os índices avaliados. B)1º dia: 2600 kcal ; 2º dia: 3000kcal; 3º dia: 2800 kcal Média consumo: 2.800kcal/dia CHO- 60% - 420g PTN- 15% - 105g LIP - 25% - 25%- 78g
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O guia alimentar para população brasileira (Brasil, 2014) apresenta diretrizes e princípios que servem como base para orientar uma alimentação saudável. Considerando esse documento, analise se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F):
I. (    ) Recomenda-se fazer do preparo das refeições e do ato de comer momentos corriqueiros, sendo somente para suprir as necessidades nutricionais, sem considerar aspectos psicossociais.
II. (    ) Deve-se fazer dos alimentos minimamente processados ou processados a base da alimentação.
III. (    ) É recomendado o consumo máximo de duas porções diárias de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados e refrigerantes.
IV. (    ) Considerando um valor energético total de 2000 kcal, é recomendado o consumo de 3 porções de alimentos dos seguintes grupos: "frutas e sucos de frutas naturais"; "Legumes e Verduras" e "Leites e derivados".
 
Marque o item com a sequência correta:
		
	
	V, V, F, V
	
	F, V, V, V
	
	F, V, V, F
	 
	F, F, F, F
	
	V, F, F, V
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	O novo Guia Alimentar para a População Brasileira tem como um de seus pressupostos o direito à alimentação saudável, saborosa e balanceada. Além de ser um instrumento de educação alimentar e nutricional, insere-se na estratégia global de promoção da saúde e do enfrentamento ao excesso de peso e comorbidades associadas. Considerando o proposto no novo Guia, avalie as afirmações a seguir.
I. Apresenta uma lista de alimentos ultraprocessados proibidos, cujo consumo, mesmo que esporádico, contribui para o aumento da incidência de obesidade nas populações.
II. Estrutura suas orientações em grupos de alimentos e na quantidade de porções a serem consumidas, recomendando que a alimentação se baseie em alimentos frescos, como frutas, carnes e legumes, e minimamente processados, como arroz, feijão e frutas secas.
III. É voltado tanto aos profissionais envolvidos na promoção da saúde da população, quanto às famílias brasileiras, apresentando uma linguagem de fácil compreensão para leigos.
IV. Orienta as pessoas a optarem por refeições caseiras e a evitarem produtos prontos que dispensam preparação culinária e em redes de fast food, uma vez que busca valorizar a culinária, principalmente a regional.
V. Enfatiza as formas pelas quais os alimentos são produzidos e distribuídos, privilegiando aqueles cujas produção e distribuição sejam social e ambientalmente sustentáveis, como os alimentos orgânicos e os de base agroecológica.
 
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I, II e IV
	
	I, II e III.
	 
	III, IV e V.
	
	II, IV e V.
	
	I, III e V.
	Respondido em 07/05/2021 13:04:29
	
Compare com a sua resposta: Musculação = 5,5 x 70 x 0,7 = 269,6 kcal Corrida = 3 x 70 x 0,63 = 132,3 kcal natação = 3,8 x 70 x 0,42 = 11,72 kcal
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	As DRIs são usadas para a avaliação e planejamento de dietas de indivíduos e grupos de indivíduos saudáveis. O conceito das DRIs traz parâmetros que levam em consideração não apenas os valores de inadequação da ingestão, mas também a adequação do consumo de nutriente que leve à redução de DCNT, bem como os limites de toxicidade dos nutrientes (IOM,2000). Em relação a ingestão média estimada (EAR), um dos quatro valores de referência de ingestão de nutrientes que compõem as DRIs, é correto afirmar que:
		
	
	é o nível mais alto de ingestão diária continuada de um nutriente que aparentemente não oferece nenhum efeito adverso à saúde em quase todos os indivíduos de um estágio de vida ou gênero;
	
	baseia-se em níveis de ingestão ajustadas experimentalmente ou em aproximações da ingestão observada de nutrientes de um grupo de indivíduos aparentemente saudável;
	
	é o nível de ingestão dietética diária que é suficiente para atender às necessidades de nutrientes, de praticamente todos (97 a 98%) os indivíduos saudáveis de um determinado grupo de mesmo gênero e estágio de vida;
	 
	é um valor de ingestão diária de um nutriente que se estima que supre a necessidade de metade (50%) dos indivíduos saudáveis num estágio de vida e sexo;
	
	é utilizada quando não há dados suficientes para a determinação das RDA.
	Respondido em 07/05/2021 13:05:39
	
Compare com a sua resposta:
A)
1- Faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação
2- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias
3- Limite o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades, como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados
4- Evite alimentos ultraprocessados
B)
1- Faça ao menos parte das suas compras de alimentos em mercados, feiras livres, feiras de produtores e outros locais, como ¿sacolões¿ ou ¿varejões¿, onde são comercializados alimentos in natura ou minimamente processados, incluindo os orgânicos e de base agroecológica.      
2- evite fazer compras de alimentos em locais onde apenas são comercializados alimentos ultraprocessados e evitar comer em redes de fast-food.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes