Buscar

Atividade Estruturada de Oficina Literária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ 
CURSO DE LETRAS PORTUGUES LITERATURA
ATIVIDADE ESTRUTURADA – ANÁLISE DE MINICONTO
Disciplina: Oficina Literária 
O presente trabalho tem como objetivo analisar e discutir o miniconto “Natureza” escrito por “ João Gilberto Noll, um dos maiores autores da literatura contemporânea brasileira. Seus minicontos foram publicados na Folha de S. Paulo, entre 1998 e 2001.
Minicontos são narrativas extremamente curtas muitas vezes possuem apenas uma ou duas frases
Miniconto “Primavera” de João Gilberto Noll.
Chegamos os dois ao mesmo tempo. Dúvidas... É, existem quando duas pessoas vão viajar juntas sem se conhecer de fato. Dias atrás, uma explosão no terreno ao lado da rodoviária. O capinzal queimado. Policiais rondando. Meu parceiro de viagem falou que ia comprar uma revista, já voltava. A luz de outubro relutava em abandonar o estacionamento em frente. Horário de verão... Vi de súbito que ele bebia guaraná sobre a revista aberta num balcão. Parecia um bom sujeito. Que eu expirasse ali, assim, minhas últimas suspeitas...
O miniconto apresenta o relato de um encontro sobre duas pessoas que vão viajar e pela descrição devem fazer a viagem um ao lado do outro e a impressão de um dos personagens sobre o outro que saíra para comprar uma revista. A existência de apenas um conflito é essencial para a caracterização do texto como um conto está na impressão do que o companheiro de viagem seria um sujeito bom, mas ele só tem a impressão e não existe certeza. 
 Conclusão 
O texto possui todas as características necessárias para ser considerado um conto, personagens, cenário, tempo e enredo, mas se enquadra em um miniconto pela brevidade da narrativa. Que em sua forma enxuta e breve apresenta uma narrativa cativante ao seu público.

Outros materiais

Outros materiais