Buscar

Avaliação%20On-Line%204%20(AOL%204)%20-%20Questionário%20ETICA

Prévia do material em texto

35599 . 5 - Ética e Cidadania - 20211.AB
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
1. Pergunta 1
/1
Podemos destacar que a noção de direitos humanos foi cunhada ao longo dos últimos três milênios da civilização. “A Declaração afirma que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade (art. 1.º) e garante a todos eles os mesmos direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, nascimento ou qualquer outra condição (art. 2.º, I)”. Nesse sentido, a opção correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos encontra-se em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Tem sua aplicação restrita às vítimas da Segunda Grande Guerra.
2. 
O texto foi proclamado após o término da Segunda Guerra Mundial e serviu de inspiração para a elaboração de diversos textos constitucionais.
Resposta correta
3. 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como objeto principal as disputas comerciais.
4. 
A Declaração Universal dos Direitos Humanos pouco influenciou os demais países, uma vez que foi criada exclusivamente para combater o chamado “eixo nazista” da Segunda Guerra Mundial.
5. 
Apesar de seu texto ter sido elaborado pelo sistema nazista, hoje tem aplicação universal.
2. Pergunta 2
/1
O sistema representativo instituído em nosso país favorece os grandes grupos, que se organizam para conseguir dar poder a um representante político que atenda às suas necessidades imediatas. A participação da comunidade nas transformações de seu entorno social é fundamental para a efetivação de sua cidadania. Para alcançar esse êxito, a comunidade precisa ter objetivos. De acordo com a imagem abaixo e com seus conhecimentos sobre o tema, assinale a única alternativa que não corresponde a esses objetivos.
BQ04_ETICA E CIDADANIA_07.PNG
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-1TEI_Fc1cz0/UauQlXRlK8I/AAAAAAAAAA0/NhTgjDodZjU/s1600/brasil.jpg
Ocultar opções de resposta 
1. 
Eficácia.
2. 
Capacity building.
3. 
Empoderamento.
4. 
Eficiência.
5. 
Conformismo.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
A educação virtual é uma arma importante para detectar informações falsas no noticiário, segundo especialistas. Essa “alfabetização” deve contar com esforços de vários setores da sociedade, para evitar que as chamadas fake news tumultuem o debate público.
TEXTO: O DESAFIO DAS 'FAKE NEWS' NAS ELEIÇÕES DE 2018
Enxurrada de notícias falsas nas redes levam autoridades brasileiras a discutir leis para combater o problema. Especialistas, no entanto, alertam para riscos à liberdade de expressão. O filho do ex-presidente Lula é o dono do frigorífico JBS. A ex-presidente Dilma Rousseff tentou o suicídio ao se ver encurralada pelo impeachment. O delator Alberto Yousseff foi encontrado morto na véspera das eleições de 2014. O juiz Sérgio Moro é filiado ao PSDB. Os tucanos querem acabar com o Bolsa Família. Essas são algumas notícias falsas, ou fake news, que poluíram as redes sociais e aplicativos de comunicação como o Whatsapp no Brasil nos últimos anos. Elas muitas vezes partem de sites ou perfis que imitam o estilo jornalístico de alguns veículos da imprensa e têm como alvo personagens reais. Seu objetivo é confundir o público ou aumentar a rejeição a uma ideia ou pessoa - ou, em alguns casos, aumentar a popularidade de alguém. Como a publicidade incentiva "fake news" Na era digital, com uso de robôs ou bots, a disseminação desses boatos ganhou ainda mais velocidade. Em alguns casos, os criadores parecem ter objetivos políticos, mas, em muitos outros, a motivação parece ser o lucro gerado pelo cliques que essas notícias sensacionalistas despertam entre os usuários. Agora, em um ano de eleições gerais, a influência desse tipo de mentira na internet tem provocado preocupação na Justiça Eleitoral e na Polícia Federal. Não restrito ao Brasil, o fenômeno da disseminação das fake news nas redes sociais ganhou relevância em pleitos nos EUA e em países da Europa nos últimos dois anos. De acordo com pesquisa da agência We Are Social, 87,7% dos brasileiros são usuários ativos de redes sociais no Brasil e podem ser expostos às notícias falsas.
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/o-desafio-das-fake-news-nas-eleicoes-de2018,fa5a5460eea5edd7aebcbb8e84274ef1vbp5ghfi.html (Fragmento)
Percebe-se no texto acima, a necessidade de detectar e combater as fake news. Para tanto, é importante observar alguns cuidados simples que podem ajudar a mudar esse cenário.
Identifique as afirmativas que poderão auxiliá-lo a identificar uma notícia falsa:
I.   Identifique a fonte, clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato.
II.   Verifique o autor, faça uma breve pesquisa sobre o autor, para verificar se é confiável e se é ele mesmo.
III.    Verifique a data, postar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente.
IV.    Fique atento com os preconceitos, avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento.
V.   Não leia só o título, Títulos chamam a atenção para obter cliques, leia a história completa
VI.   Quais são as fontes de apoio? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história.
VII.   Verifique se não é apenas uma Piada de mau gosto. Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor
Identifique as afirmativas que poderão auxiliá-lo a identificar uma notícia FALSA: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, IV, VI e VII apenas.
2. 
III, apenas.
3. 
I, apenas.
4. 
I, II, III, IV e V apenas.
5. 
Todas estão corretas.
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
A escola como uma instituição precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la positivamente. A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais são conduzidas e organizadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos, estruturais, pedagógicos, sociais, dentre outros. Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede.
TEXTO
“[...] implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executora”. 
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Papirus, 2002.
Assinale a alternativa que INDICA a que o texto faz referência.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Avaliação
2. 
Gestão democrática
Resposta correta
3. 
Disciplina escolar
4. 
Inclusão
5. 
Projeto Político-Pedagógico
5. Pergunta 5
/1
Além de ser um constrangimento físico ou moral, a violência é um ato vergonhoso que acontece diariamente, em todos os lugares do Brasil e no mundo. Nesse sentido, avalie os textos abaixo e responda ao que se pede. 
TEXTO I
“O que vemos no país é uma espécie de espraiamento e a manifestação da agressividade através da violência. Isso se desdobra de maneira evidente na criminalidade, que está presente em todos os redutos — seja nas áreas abandonadas pelo poder público, seja na política ou no futebol. O brasileiro não é mais violento do que outros povos, mas a fragilidade do exercício e do reconhecimento da cidadania e a ausência do Estado em vários territórios do país se impõem como um caldo de cultura no qual a agressividade e a violência fincam suas raízes.”
(Entrevista com Joel Birman. A Corrupção é um crime sem rosto. IstoÉ. Edição 2099; 3 fev. 2010.)
TEXTO II
Nenhuma sociedade pode sobreviver sem canalizar as pulsões e emoções do indivíduo, sem um controle muito específico de seu comportamento. Nenhum controle desse tipo é possível sem que as pessoas anteponham limitações umas às outras, e todas as limitações são convertidas, na pessoa a quem são impostas, em medo de um ou outro tipo.
ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descritono Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a:
Ocultar opções de resposta 
1. 
manutenção de práticas repressivas herdadas dos períodos ditatoriais sob a forma de leis e atos administrativos.
2. 
incompatibilidade entre os modos democráticos de convívio social e a presença de aparatos de controle policial.
3. 
dificuldade histórica da sociedade brasileira em institucionalizar formas de controle social compatíveis com valores democráticos.
Resposta correta
4. 
incapacidade das instituições político-legislativas em formular mecanismos de controle social específicos à realidade social brasileira.
5. 
inabilidade das forças militares em conter a violência decorrente das ondas migratórias nas grandes cidades brasileiras.
6. Pergunta 6
/1
A Gestão Democrática na escola pública é um processo por meio do qual decisões são tomadas, encaminhamentos são realizados, ações são executadas, acompanhadas, fiscalizadas e avaliadas coletivamente, isto é, com a efetiva participação de todos os segmentos da comunidade escolar (SEDUC, 2012, p. 7).
Sobre Gestão Democrática, leia as seguintes afirmativas.
I.   É compreendida como um processo político através do qual as pessoas que atuam na/sobre a escola identificam problemas, discutem, deliberam e planejam, encaminham, acompanham, controlam e avaliam o conjunto das ações voltadas ao desenvolvimento da própria escola na busca da solução de problemas.
II.   Tende a transferir para a escola a rigidez característica de grandes organizações, passando pela delegação de autoridade, a departamentalização e a especialização até aos desempenhos mínimos aceitáveis, consagrados por regras universais e abstratas.
III.   Trabalha com atores sociais e suas relações com o ambiente, como sujeitos da construção da história humana, gerando participação, corresponsabilidade e compromisso.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II
2. 
I e II
3. 
I, II e III.
4. 
I e III
Resposta correta
5. 
II e III
7. Pergunta 7
/1
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional. Assinale a opção correta em relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Ocultar opções de resposta 
1. 
A unicidade de base sindical é tratada na Declaração.
2. 
Assegura o direito ao apátrida de escolher a nacionalidade cujos laços forem maiores.
3. 
A Declaração contempla que instrução será gratuita apenas para o nível fundamental.
4. 
A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e lazer.
Resposta correta
5. 
O texto da Declaração garante o sigilo de correspondência, porém assegura a sua violação para casos em que a segurança exigir.
8. Pergunta 8
/1
Como vimos em nossos estudos, o trabalho de equipe voltado para a qualidade de ensino é a grande base para uma gestão democrática e participativa nas escolas. Nesse sentido, vemos que é necessário que o entendimento da prática democrática esteja presente. Dessa forma, podemos afirmar que no ambiente escolar, a gestão democrática consiste:
Ocultar opções de resposta 
1. 
na centralização da liderança no diretor que tem o papel de realizar a ação educativa integrada à rede.
2. 
na harmonização da equipe escolar, tendo em vista a pluralidade de ideias que criam obstáculos ao ensino.
3. 
na consecução das atividades burocráticas que as Secretarias de Educação designam ao diretor.
4. 
nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na concretização dessas no cotidiano escolar.
Resposta correta
5. 
em um princípio ideário superado da esquerda frente as atuais teorias da administração.
9. Pergunta 9
/1
A democracia participativa é aquela que partindo de uma democracia representativa, utiliza-se de mecanismos que proporcionam ao povo um engajamento nas questões políticas, legitimando questões de relevância para a comunidade como um todo. Há uma ética envolvida quando se faz com que a participação de todos seja respeitada.
TEXTO: PARA FILOSOFAR
A ética precisa ser compreendida como um empreendimento coletivo a ser constantemente retomado e rediscutido, porque é produto da relação interpessoal e social. A ética supõe ainda que cada grupo social se organize sentindo-se responsável por todos e que crie condições para o exercício de um pensar e agir autônomos. A relação entre ética e política é também uma questão de educação e luta pela soberania dos povos. É necessária uma ética renovada, que se construa a partir da natureza dos valores sociais para organizar também uma nova prática política.
Fonte: CORDI et al. São Paulo: Scipione, 2007 (adaptado).
Ética e respeito à participação da comunidade nas decisões políticas é o grande desafio da atualidade social O Século XX teve de repensar a ética para enfrentar novos problemas oriundos de diferentes crises sociais, conflitos ideológicos e contradições da realidade. Sob esse enfoque e a partir do texto, a ética pode ser compreendida como:
Ocultar opções de resposta 
1. 
instrumento de garantia da cidadania, porque através dela os cidadãos passam a pensar e agir de acordo com valores coletivos.
Resposta correta
2. 
parâmetro para assegurar o exercício político primando pelos interesses e ação privada dos cidadãos.
3. 
meio para resolver os conflitos sociais no cenário da globalização, pois a partir do entendimento do que é efetivamente a ética, a política internacional se realiza.
4. 
aceitação de valores universais implícitos numa sociedade que busca dimensionar sua vinculação a outras sociedades.
5. 
mecanismo de criação de direitos humanos, porque é da natureza do homem ser ético e virtuoso.
10. Pergunta 10
/1
Precisamos entender que a violência em nossa sociedade mostra-se presente nas falas das pessoas diariamente até mesmo na mídia, nos discursos políticos. “Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.
NOVAIS, F.; MELLO E SOUZA L. História da vida privada no Brasil. V. 1. São Paulo: Companhia das Letras. 1997 (adaptado).
O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no
País.
Disponível em: www.alemdanoticia.com.br/utimas_noticias.php?codnoticia=3871.
Acesso em: 29 abr. 2019 (adaptado).
A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, se expressa sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país que estão associadas:
Ocultar opções de resposta 
1. 
à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.
2. 
a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.
Resposta correta
3. 
a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.
4. 
à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.
5. 
à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes