Buscar

AGTH FONETICA E FONOLOGIA 1 AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE LETRAS
ÁGATHA BRUNA CARVALHO COSTA
MATRÍCULA: 201909140066
1ª AVALIAÇÃO
BELÉM
2021
1ª Avaliação (9,0 pts):
Redação/Dissertação:
 1 – Explique o que do sistema fonético – fonológico (sistema segmental e sistema supra-segmental) da língua portuguesa (variante brasileira) é representado/indicado/simbolizado/mapeado na ortografia oficial/escrita alfabética brasileira (letras/grafemas, sinais de acentuação gráfica e os sinais de pontuação gráfica)? Explicar dando exemplos.
 Primeiramente, é necessário ressaltar que, tanto a fonética quanto a fonologia têm como objetivo o estudo dos sons da fala. Podemos definir fonética como uma análise e/ou processamento da onda sonora quando realizado a função da percepção dos sons, pois é essencial dar sentido ao que foi ouvido. Dessa forma, a Fonética aborda a produção, a transmissão e a percepção dos sons. A fala é produzida durante a expiração do ar, embora existam também sons produzidos durante a inspiração.
 Já o estudo dessa organização, que é dependente de cada língua, portanto, consideramos fonologia e pode ser vista como a organização da fala focalizando línguas específicas. Se vale do fonema, unidade sem significado, mas com função distintiva, ou seja, para determinar a diferença de significado de uma palavra em relação à outra. A Fonologia é, então, uma interpretação daquilo que a fonética apresenta, restrita a uma língua e aos modelos teóricos que descrevem essa língua.
 As palavras são formadas por letras e cada letra tem um som. Esse som é chamado de fonema. Portanto, o fonema nada mais é do que o som de uma letra. Porém, existe letra que não têm som (como a letra "H", por exemplo). Às vezes, uma letra pode ter mais de um som (mais de um fonema). Às vezes, duas letras podem ter o som de uma. Um exemplo disso é a palavra CASA que tem quatro letras (C, A, S, A) e quatro fonemas (/C/, /A/, /Z/, /A/). Outro exemplo seria a palavra HEBREU que tem seis letras (H, E, B, R, E, U) e cinco fonemas
 (/E/, /B/, /R/, /E/, /U/).
 Temos também os alofones. São sons que não distinguem o significado das palavras e são apenas variantes de um mesmo fonema. Pode variar de acordo com a região, quando falamos do Português Brasileiro. Um exemplo disso é o [t] e [tS] quando falamos tia no dialeto nordestino [tia] e carioca [´tSia].
 A acentuação gráfica é feita através de sinais diacríticos que, sobrepostos às vogais, indicam a pronúncia correta das palavras no que respeita a sílaba tônica e no que respeita à modulação aberta ou fechada das vogais.
Na fonologia, os diacríticos são adicionados a um símbolo fonético para representar deslocamentos em relação à qualidade das vogais cardeais. Esses elementos auxiliam a representação dos sons da fala, pois os símbolos fonéticos não dão conta de todas as variantes encontradas na fala natural. Alguns exemplos; cama  vogal , pó  vogal , todo  vogal .

Outros materiais