Buscar

ESTAGIO SUPERVISIONADO II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
 CANAPI-AL
2021
ELEIDE CRISTINA MELO CARDOSO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
 (
Relatório de Estágio apresentado ao Centro Universitário INTA - UNINTA como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado I. 
Orientação: 
Prof
. 
Daniel Luis Madeira Carneiro
)
CANAPI-AL
2021
SUMÁRIO
	1
	INTRODUÇÃO..........................................................................................
	10
	2
	REVISÃO LITERÁRIA
	
	3
	PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE 
	
	4
	PLANO DE AULA
	
	5
	RELATÓRIO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
	
	6
	COCLUSÃO
	
	7
	REFERÊNCIA 
	
	8
	ANEXOS
	
	9
	APENDICES
	
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem como objetivo descrever o processo de estágio supervisionado, realizado na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves. O mesmo foi realizado com a turma do 2° ano, dando assim a oportunidade do acadêmico associar teoria e prática docente.
A metodologia utilizada para elaboração do estágio supervisionado, primeiro foi feito a observação na escola, onde ocorreu o estágio, a partir desse momento foi importante a participação nas etapas de construção do conhecimento na aprendizagem da criança.
Só assim pude observar a prática do professor, mesmo que de forma remota, e analisar se estou no caminho certo, para só assim pô em prática tudo que aprendi através do estágio supervisionado e durante a trajetória como acadêmica. Através das visitas na instituição escolar, não poderia deixar de observar as diferentes situações, os obstáculos e as dificuldades que precisam ser superadas, é necessário entender que a educação é muito importante para a formação dos alunos dos anos iniciais.
Esse estágio é muito importante para o conhecimento e aprendizado dos formandos, contribui para que sejamos capazes de compreender as necessidades dos alunos quanto dos professores, e assim descobrir se minha vocação realmente é ser professor, para que sejamos um profissional exemplar, é necessário colocar-se no lugar do outro, ser paciente, e saber lidar com as situações que muitas vezes somos pegos de surpresa.
31
2 REVISÃO DE LITERATURA 
O estágio supervisionado é muito importante para conclusão do curso de Pedagogia. Durante o período do estágio foi possível observar a vivência concreta da profissão docente, quando observamos de forma concreta uma escola e mais propriamente uma sala de aula, imagina-se que o ambiente escolar é um local onde tudo pode ser resolvido, na prática ver que realmente é muito diferente, e que há muitos problemas que estão longe de serem resolvidos.
Através disso o estagiário se vê presente a situações que nunca tinha experimentado antes. Assim voltando como docente estagiário é possível formar um campo de análise focalizando as questões educacionais, principalmente a demanda dos alunos e também dos professores. Pimenta e Gonçalves (1990) apud Pimenta e Lima (2004), P. 45, fazem considerações entorno da finalidade do estágio, Dessa forma:
[...] a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. Assim o estágio se afasta da compreensão até então corrente, de que seria a parte prática do curso. As autoras defendem uma nova postura, uma redefinição do estágio, que deve caminhar para a reflexão, a partir da realidade.
O estágio é um momento único naformação do acadêmico, deve ser levado em conta o individual do aluno, onde cada vez mais os profissionais na área da educação necessitam serem capacitados e devidamente preparados. Através dos estudos teóricos das disciplinas as universidades oferecem suporte para que o aluno inicie uma vivência profissionalque acontecerá diariamente, exigindo dedicação e criatividade.Segundo Bianche et al (2005): 
O Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. Esta atividade é oferecida no curso de Licenciatura a partir da segunda metade do mesmo, quando o graduando já se encontra inserido nas discursõe4s acadêmicas para formação docente e ela é apenas temporária.
Sendo assim o estágio supervisionado concede ao acadêmico a oportunidade de refletir seus conceitos acadêmicos, permitindo que o mesmo se identifique com o curso que escolheu e dessa maneira seja um profissional criativo, inovador, participativo e crítico. Dessa maneira será um multiplicador de conhecimentos.
1 3 PROJETO DE INTERVENÇÃO DOCENTE
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TITULO DO PROJETO: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
1.1 RESPONSÁVEL:
ACADÊMICO (A): ELEIDE CRISTINA MEO CARDOSO
1.2 PUBICO ALVO: 
(X) 2° ANO
1.3 PERIODO DE EXECUÇÃO:
Dia 1: 18/01/2021 Dia 2: 19/01/2021 Dia 3: 20/01/2021. Dia 4: 21/01/2021 Dia 5: 22/01/2021.
2 INTRODUÇÃO
Este projeto tem por título “O Desenvolvimento da Leitura e Escrita”, o mesmo será aplicado em uma turma de 2° ano do ensino fundamental com crianças entre 7 e 8 anos de idade, na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves. A instituição escolhida fica localizada na cidade de CANAPI-AL, na Avenida Joaquim Tetê, N° 468 Centro, é uma escola da rede Pública Municipal de ensino.
A Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, foi fundada no ano de 1988. O nome dado à escola foi uma homenagem ao então falecido Presidente da República Tancredo de Almeida Neves, a qual funcionou sem autorização, foi ao final do ano de 1999 que a escola recebeu a visita da inspeção escolar, sendo assim autorizada para o funcionamento pelo Conselho Estadual de Alagoas. Hoje a escola atende 972 alunos do bairro e de outras localidades do município. 
A escola consta atualmente com uma estrutura que atende a 972 alunos de 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A maioria da zona rural do município fazendo uso do transporte público escolar, e uma menor parte da zona urbana que fazem o trajeto a pé ou em transporte particular.
Para atender a demanda dos alunos e o funcionamento satisfatório a escola hoje tem um quadro de funcionários que está dividido para atender todas as necessidades possíveis perante a educação básica fundamental. Com 1 diretor geral, 2 diretores adjuntos, 4 coordenadores pedagógicos, 58 professores em sua grande maioria com graduação em Pedagogia, alguns em outras áreas como: Matemática, História, Geografia, Educação Física, Biologia, Letras, Artes, Visuais, e um potencial de 3% ainda estão cursando o nível superior. A escola conta com 8 cozinheiras, 2 merendeiras, 26 auxiliares de serviços gerais, 9 vigilantes, 9 agentes administrativos, 4 bibliotecários, 7 coordenadores de disciplinas. As 29 turmas e suas respectivas quantidades de alunos:
1° ano 3 turmas A=19 alunos B =18 alunos C =19 alunos.
2° ano 2 turmas A= 30 alunos B = 31 alunos.
3° ano 2 turmas A= 28 alunos B = 26 alunos. 
4° ano 2 turmas A= 35 alunos B = 34 alunos.
5° ano 3turmas A= 26 alunos B = 26 alunos C = 26 alunos.
6° ano 4 turmas A = 35 alunos B = 34 alunos C = 35 alunos D = 36 alunos.
7° ano 4 turmas A= 37 alunos B = 42 alunos C = 42 alunos D = 36 alunos.
8° ano 4 turmas A = 40 alunos B = 43 alunos C = 40 alunos D = 36 alunos.
9° ano 5 turmas A= 32 alunos B =34 alunos C = 34 alunos D = 37 alunos E = 33 alunos.
São 15 salas de aula climatizadas, com uma porta para entrada e saída, mesas e cadeiras padronizadas de acordo com as normas técnicas da Educação Escolar, um birô para o professor, um quadro branco e mural para exposição de trabalho da turma como também para avisos sobre regras de obediência. A estrutura física da escola fica dividida em: 1 diretoria, 1 secretaria, 1 sala de professor, 1 sala de coordenação,
1 biblioteca, 1 sala de leitura, 1 sala de vídeo, 1 almoxarifado, 1 depósito, 1 depósito de material de limpeza, 1 área de recreio, 1 quadra de esportes coberta, 5 corredores de circulação interna, 1 cozinha, 2 sanitários para alunos portadores de necessidades especiais, 8 sanitários para alunos, 4 sanitários para professores e funcionários, 15 salas de aula.
Seu funcionamento é de Segunda a sexta-feira e o horário é dividido da seguinte forma:
MATUTINO; Ensino Fundamental 1 Entrada 07h30min Saída 12;00
MATUTINO: Ensino Fundamental 2 Entrada 07h30min Saída 12h40min
VESPERTINO: Ensino Fundamental2 Entrada 12h30min Saída 17h40min 
NOTURNO: Planejamento e Formação em serviços para professores (Terças e quinta-feira).
A diretora geral da escola está na segunda gestão, sendo que na primeira ficou durante 14 anos e atualmente está com 4 anos na direção. Portanto Diretora Geral, Maria da Glória Silva Soares, é formada em pedagogia e pós-graduada em Gestão escolar, além de possuir alguns cursos na área da educação. A escola tem gestor indicado pelo Poder Público Municipal, onde trabalha democraticamente, todos os seguimentos que fazemparte da comunidade escolar, visando melhor índice de aprendizagem e a formação de cidadãos críticos, reflexivos e participativos, onde também conta com a parceria de seus diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos. Diretora adjunta Maria Aparecida Lima, formada em Pedagogia e José Valdir Silva de Melo, formado em Pedagogia e pós-graduado em Gestão educacional. Coordenadores Pedagógicos, Adriana Regina Brandão Barbosa, formada em Pedagogia e pós-graduada em psicopedagoga, Liziane de Melo Machado, formada em História, Josicleide Maria da Conceição, formada em Pedagogia e Valdenira Rodrigues da Silva, formada em Pedagogia. A prática pedagógica esta fundada nos princípio sócio construtivista que estuda a construção do sujeito nas suas trocas com objetos e com o meio especificamente estuda o papel que proporciona na estrutura do conhecimento e de condutas do sujeito. 
A comunidade escolar é formada em sua grande maioria por classe sócia econômica média baixa, composta por agricultores, diaristas, pedreiros, professores e outros trabalhadores, sendo que grande parte depende do auxílio dos programas do Governo Federal. O nível de escolaridade dos pais dos alunos se restringe entre analfabeto, fundamental e médio, com exceção de alguns com nível superior.
Na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento pleno do aluno. Por isso, são, importante que seja estabelecida normas que garantam a harmonia do relacionamento família/escola. Sendo assim a escola busca estreitar o relacionamento com a comunidade para que haja uma interação entre família e a escola, facilitando o desenvolvimento do aluno, sua aprendizagem e suas competências, promovendo palestras, jogos e aulas diversificadas, e assim reforçar a aprendizagem, convidando os pais para incentivarem seus filhos e ajudar na orientação dos trabalhos em que haja possibilidade. Levando seus alunos a valorizar seu contexto cultural e social, descobrindo seus talentos e colocá-los a disposição da coletividade. Neste sentido a escola compreende a parceria escola, comunidade, família na sua dimensão histórico social, respeitando os modos de agir e de pensar dos pais, valorizando seus costumes e valores.
Embora não tenha sido possível visitar a turma de modo presencial e assim fazer a observação, no entanto, de forma online através de mensagem de textos e telefone com o professor foram levantadas as informações necessárias da turma do 2° ano com 21 alunos. O alunado é na sua maioria bem comportado, porém, sempre há momento de descontrações por alguns motivos. Segundo o professor o momento de maior dificuldade de conter a turma é sempre no retorno do recreio, por ser o momento que alunos aproveitam para interagir com menos controle. Mais o professor com autoridade e sutileza aos poucos consegue controlar a atenção dos alunos.
A metodologia do professor é de forma diversificada, consistem em aulas dialogadas, debates, escrita, leitura, jogos, exposições, apresentações e outros meios. O professor utiliza variados recursos e materiais no desenvolvimento de suas aulas tais como: livros didático, TV, som, data show, DVD, entre outros.
Dessa forma foi possível perceber que o professor precisa atuar direcionando a metodologia continuamente para escrita e leitura. Sendo assim partindo do princípio que alfabetização e letramento são fundamentais para se construir um processo de aprendizagem, o professor de forma prazerosa deverá em seus projetos pedagógicos trazer propostas que envolva de forma significativa a leitura e aescrita.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Contribuir no processo de letramento e alfabetização dos alunos por meio de atividades que alimentem a imaginação das crianças e contribuam para o desenvolvimento da escrita e da leitura.
3.2 Objetivos Específicos
· Contribuir para que os alunos adquiram competência na leitura e na escrita;
· Estimular a escrita ortográfica corretamente;
· Incentivar a interpretação e compreensão de vários tipos de textos.
4 REVISÃO DA LITERATURA
A escolha do tema “O Desenvolvimento da leitura e da escrita”, envolve o saber ler e escrever e para isso o aluno precisa refletir, e esse pensamento será expresso através da escrita, portanto se faz necessário a abordagem da temática para que o aluno desenvolva seu raciocínio e construa o seu nível de letramento e possam fazer uso efetivo da língua escrita, leitura e escrita se completam.
Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos. Rodeia. Por isso, antes mesmo de aprender a ler e a escrever palavras e frases, já estamos “lendo”, bem ou mal, o mundo que nos cerca. Mas este conhecimento que ganhamos de nossa prática não basta. Precisamos ir além. Precisamos conhecer melhor as coisas que já conhecemos e conhecer outras que ainda não conhecemos. (FREIRE, 1989, p. 71).
Sabemos que a leitura desde cedo exerce uma influência muito grande em todos os aspectos de nossa vida, o professor precisa estimular o gosto pela leitura nos seus alunos, para isso é preciso promover o contato dos estudantes com os livros, com diversos conceitos literários, neste processo é importante que as crianças entrem em contato, manipulem, utilizem e criem diferentes textos. 
[...] Considera-se que, através do texto literário, o pensar, o sentir, e o criar da criança tem seu desenvolvimento máximo. É na infância que se adquiri o gosto pela leitura e bem se podem imaginar as imensas possibilidades e a fundamental importância da leitura infantil no desencadeamento desse processo, como reforço as áreas afetivas, criativas e cognitivas. (COSTA, p. 339, 2006)
O professor de alfabetização dos anos iniciais do ensino fundamental preciso estar atento à diversidade cultural e social dos alunos que fazem parte da sala de aula, trazendo contextos diversificados que alcance a cultura de todos. Dessa forma ele poderá alcançar o objetivo, e os alunos consigam entender que além de ajudar nas interações culturais e sociais, bem como compreender o respeito pelas diversidades dos colegas dentro e fora da sala de aula. É desde cedo que se aprende respeitar e conviver com as diferenças sociais. “Em sala de aula há uma grande diversidade cultural e social de todos os alunos e isso exige dos professores estratégias diferentes de ensino de forma a tornar a prática eficiente para todos os alunos”. (MEDINA-PAPST & MARQUES, 2010).
O professor de língua portuguesa no Brasil encontra muita dificuldade em ensinar à prática pedagógica no conceito gramatical, dependendo da regionalização a língua origem falada sofre alterações variadas, pois cada região contém bastante variantes, impedindo, portanto que se estabeleçam informações completas na (fonética). Com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma que:
Assim, alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil
escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante. Para isso, é preciso conhecer a relações foto-ortográfico, isto é, as relações entre sons (fonemas) do português oral do Brasil em suas variedades e as letras (grafemas) do português brasileiro escrito. (BRASIL, 2017, p. 90)
Portanto se faz necessário o professor ser criativo com os trabalhos em sala de aula, trazendo contextos literários diversificados, como jornais impressos, revistas em quadrinhos, contos de fadas, literatura, cordel, romance, entre outros, algo que desperte no aluno a curiosidade de buscar novos conhecimentos.
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 
	DATA
	CONTEÚDO DA AULA
	PRÁTICA DE LINGUAGEM OU UNIDADE TEMÁTICA
	HABILIDADES
	18/01/2021
	Aprimorar a leitura dos poemas para compreender o sentido pretendido
	Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)
	(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos verificados observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos efeitos de sentidos criados pelo formato de texto na página, distribuição e diagrama das letras pelas ilustrações e por outros efeitos visuais. 
	19/01/2021
	Brincando com as sílabas
	Analise lingüística e semiótica (alfabetização)
	(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais media ou finais para crias novas palavras.
	20/01/2021
	Produção oral de um conto de fadas.
	Oralidade
	(EF15LP19) Recontar oralmente com ou sem apoio de linguagem, textos literários lidos pelo professor. 
	21/01/2021
	Escrevendo poemas
	Produção de texto (escrito compartilhado e autônomo)
	(EF12LP05) Planejar e produzir em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, contagem de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhos, cordel), poemas visuais, livros e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
	22/01/2021
	Estrutura das sílabas.
	Análise linguística e semiótica (alfabetização)
	(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV. Identificando que existe vogal em todas as sílabas.
5 RESULTADOS ESPERADOS:
Além de proporcionar momentos de aprendizado, ao término dessa intervenção, espera-se que os alunos consigam entender a importância do letramento, que através dos trabalhos realizados no coletivo e individual eles possam ter observado o quanto é importante trabalhar em grupo, e que através das experiências vividas em sala de aula possam ser transformada em hábito de rotina, não só dentro da sala de aula, também em seu convívio familiar, na comunidade onde está inserido e nos demais. 
6 AVALIAÇÃO:
A avaliação será de forma diagnóstica e processual para que o professor possa acompanhar os alunos em sua prática, de acordo com as necessidades da turma. Em cada etapa das atividades será observado a participação, o interesse, o que foi bom e o que deixou de ser, a colaboração, o desempenho, sempre trabalhar com diálogos e debater sobre o assunto, o que eles acharam, se os assuntos são importantes, observar determinados hábitos se estão certos ou não, essa forma de observação é muito importante no processo de avaliação.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
COSTA, Maria Júlia da Silva. Leitura: Um prazer para sempre. Revista Educar: Fundação AMAE, p. 8, nº 339 de Belo Horizonte, 2006.
FREIRE, Paulo, A importância do ato de ler. Em três artigos que se completam. 5º ed. São Paulo: Associados, Cortez. 1984.
MEDINA – PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades para aprendizagem, Rev. Bras. Ceneantro pom. Desempenho Hum. 2010, 12 (1): 36-42.
4 PLANOS DE AULA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II: AÇÃO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PLANO DE AULA[footnoteRef:2] [2: Adaptado a partir do Manual de Estágio: Curso de Pedagogia EaD (2018)] 
1. IDENTIFICAÇÃO
	ACADÊMICO (A) ESTAGIÁRIO(A): ELEIDE CRISTINA MELO CARDOSO
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESIDENTE 
TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
ENDEREÇO: AV: JOAQUIM TETÊ N° 468
GESTOR:MARIA DA GLÓRIA SILVA SOARES
PROFESSOR-REGENTE: SARA SANTOS DA SILVA
ANO: ENSINO FUNDAMENTAL 1	TURMA: B				TURNO: Matutino
PERÍODO: 18/01 A 22/01/2021	QUANTIDADE DE DIAS:5 dias
QUANTIDADE DE HORAS POR DIA[footnoteRef:3]:4h/dia [3: O tempo diário de Estágio Supervisionado não poderá ultrapassar 6 horas diárias, independente de qualquer situação, segundo a Lei 11788/2008.] 
Área: Português.
	Título do Projeto: O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA
2. PLANO
Data: 18/01/2021
	Conteúdo do dia
	Prática de Linguagem ou Unidade Temática (BNCC)
	Objeto do Conhecimento (BNCC)
	Habilidade(s) (BNCC)
	Atividades
Citar a atividade e descrever como vai desenvolver
	Tempo Estimado
	Aprimorar a leitura dos poemas para compreender o sentido pretendido
	Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)
	Reconstrução das condições de produção e recepção de textos.
	(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos verificados observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos efeitos de sentidos criados pelo formato de texto na página, distribuição e diagrama das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
	Atividade1: Apresentar aos alunos a proposta da aula, vamos relembrar e ouvir histórias de contos de fada. 
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 2: Levar alguns livros para sala de aula, dividir cinco grupos e pedir para que cada grupo escolha um título de uma história para ser trabalhado.
	40: min.
	
	
	
	
	Atividade 3: cada grupo irá contar a sua história em forma de teatro.
	55: min.
	
	
	
	
	Atividade 4: ler junto com eles as histórias, de cada grupo e pedir para eles identifica cada personagem.
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 5: pedir para que eles contem a sua própria história.
	55: min.
Data: 19/01/2021
	Conteúdo do dia
	Prática de Linguagem ou Unidade Temática (BNCC)
	Objeto do Conhecimento (BNCC)
	Habilidade(s) (BNCC)
	Atividades
Citar a atividade e descrever como vai desenvolver
	Tempo Estimado
	Brincando com as sílabas
	Analise linguística e semiótica (alfabetização)
	Construção do sistema alfabético e da ortografia.
	(EF02LP02) Segmentar palavra em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais media ou finais para criar novas palavras.
	Atividade 1:Ler o tema da aula, em uma roda de conversa e logo em seguida explicar a divisão das palavras em sílabas. 
	55: min.
	
	
	
	
	Atividade 2: com uma explicação mostrar no quadro negro que a 1° palavra poderá preencher os espaços em branco nas outras duas palavras.
	55: min.
	
	
	
	
	Atividade 3: Formar grupos, e com a ajuda de um alfabeto móvel pedir para que eles formem algumas palavras com a primeira sílaba em destaque.
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 4: Levar cópias de tarefas e distribuir para eles explicando como é o jogo das três palavras e pedir para eles completar os espaços em branco formando palavras trissílabas.
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 5:No quadro negro escrever a sílaba apresentada e pedir para eles separar as palavras em sílabas, sílaba inicial, sílaba medial e sílaba final, logo após pedir para que eles formem palavras a partir de outra. 
	40: min.
Data: 20/01/2021
	Conteúdo do dia
	Prática de Linguagem ou Unidade Temática (BNCC)
	Objeto do Conhecimento (BNCC)
	Habilidade(s) (BNCC)
	Atividades
Citar a atividade e descrever como vai desenvolver
	Tempo Estimado
	Produção oral de um conto de fadas
	Oralidade
	Contagem de histórias.
	(EF15LP19) Recontar oralmente com ou sem apoio de linguagem, textos literários lidos pelo professor.
	Atividade 1:Organizar a sala em grupos de
até 5 alunos para desenvolver um espirito colaborativo em uma roda de conversa para que juntos tomem decisões e partilhem das tarefas juntos para que possam aprender uns com os outros. 
	55: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 2: Apresentar alguns textos da literatura brasileira para que possa despertar neles o interesse pela leitura. 
	55: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 3: Fazer um sorteio na sala de aula e os alunos sorteados irão criar algumas histórias e descreve-las oralmente junto com os outros do grupo.
	45: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 4: Levar um notebook para a escola e escolher alguns contos para que eles assistam. 
	45: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 5: Em conversa com os alunos pedir para que eles deem a sua opinião sobre o que eles assistiram e o que eles entenderam sobre a história.
	40: MIN.
Data: 21/01/2021
	Conteúdo do dia
	Prática de Linguagem ou Unidade Temática (BNCC)
	Objeto do Conhecimento (BNCC)
	Habilidade(s) (BNCC)
	Atividades
Citar a atividade e descrever como vai desenvolver
	Tempo Estimado
	Escrevendo poemas.
	Produção de texto (escrito compartilhado e autônomo).
	Escrita (compartilhada e autônoma)
	(EF12LP05) Planejar e produzir em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, contagem de historias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhos, cordel), poemas visuais, livros e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
	Atividade 1:Em roda de conversa o professor ler alguns poemas e orientar para que os alunos escrevam alguns poemas que eles conheçam.
	55: min.
	
	
	
	
	Atividade 2:Através dos poemas que eles escreveram dividir grupos, e cada grupo elaborar um texto com os poemas escolhidos.
	55: min.
	
	
	
	
	Atividade 3:Após a elaboração do texto cada grupo irá apresentar o seu de forma oral.
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 4:Levar um pendrive e uma caixa de som com a musica PAI FRANCISCO ENTROU NA RODA, formar uma roda para que eles cantem e dancem livremente entre si.
	45: min.
	
	
	
	
	Atividade 5:a avaliação será feita através da interação e da participação na aula
	40: min.
Data: 22/01/2021
	Conteúdo do dia
	Prática de Linguagem ou Unidade Temática (BNCC)
	Objeto do Conhecimento (BNCC)
	Habilidade(s) (BNCC)
	Atividades
Citar a atividade e descrever como vai desenvolver
	Tempo Estimado
	Estrutura das sílabas.
	Análise linguística e semiótica (alfabetização)
	Conhecimento, construção do sistema alfabético e ortográfico.
	(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV. Identificando que existe vogal em todas as sílabas.
	Atividade 1:Em uma roda de conversa com os alunos, explicar sobre as palavras e suas consoantes.
	55: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 2: Trazer atividades com fotos de animais, frutas e outros objetos cada uma contendo apenas as consoantes e pedir para os alunos completar com as vogais necessária. 
	55: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 3: propor aos alunos que observem as sílabas de cada palavra escrita e pedir para que eles identifiquem se existe alguma sem vogal na sílaba.
	45: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 4: Elaborar um jogo para que eles venham ao quadro separar as sílabas das palavras apresentadas na aula. 
	45: MIN.
	
	
	
	
	Atividade 5: Avaliação se dar por meio de uma ortografia, pela participação colaboração em sala de aula e com seus colegas
	40: MIN.
3 RECURSOS A SEREM UTILIZADOS PARA DESENVOLVER AS AULAS
	Irei utilizar: computador, livros de histórias infantis, Xerox, quadro negro, pendrive, caixa de som,
jogos, etc.
	
	
4. INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS[footnoteRef:4] [4: Fazer a referência de todos os materiais utilizados para elaborar o plano de aula segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)] 
	http://www.plataformadoletramento.org.br;
www.educacaoetransformacao.com.br;
escolaemcasa.mateusleme.mg.gov.br;
Portaldoprofessor.mec.gov.br;
BETTELHEIM, B.A psicanálise dos contos de fada. São Paulo: Paz e terra, 2010;
Novaescola.org. br.
.
	
ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR REGENTE DA SALA
RELATO DE VIVÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O presente relatório consiste em expor as experiências vividas ao longo das atividades proposta pela disciplina, no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental. As atividades que futuramente serão relatadas aconteceram na sala de aula do 2° ano, durante o turno matutino, na Escola Municipal de Educação Básica Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizada na Av: Joaquim Tetê N°468, bairro centro no município de Canapi-Al. Sendo dividido em dois períodos, o de observação, onde observei a estrutura física e também todos que constituem a escola, (professores, alunos, gestores e funcionários em geral), logo a seguir realizei o projeto de intervenção, onde foi possível pô em prática as teorias adquiridas durante o curso. Não poderia deixar de frisar a importância da observação, análise, vivência como também a participação nas atividades desenvolvidas para serem trabalhadas mesmo que de forma remota com a turma escolhida.
Sendo assim a experiência foi muito gratificante, muitos desafios são encontrados pelo caminho, mais no final todo esforço valeu apena, ajudaram muito no meu aprendizado como estudante e também como pessoa, capaz de sempre que necessário ter atitudes, compreensão e paciência. Através da experiência adquirida fui capaz de ver o trabalho do professor de uma maneira especial e diferenciada, acreditando que suas ações são voltadas sempre para o cuidado, carinho e atenção para com seus alunos.
A experiência desse estágio foi muito desafiadora, principalmente diante dos momentos que estamos vivendo, foi preciso nos adaptar à nova forma de ensino, o ensino remoto. Assim sendo a pandemia da COVID-19 causou muitos empecilhos, um deles o distanciamento social, decretados para medidas de segurança pelo Ministério da saúde, devido essas medidas o sistema de ensino na cidade de Canapi no estado de Alagoas, está sendo concluído por meio de apostilhas desenvolvidas na escola pelos professores para serem entregues aos pais ou responsáveis a cada quinzena.
Por conta da pandemia os docentes estão se adaptando as novas tecnologias para trabalharem através de aulas remotas, e pondo-se sempre à disposição para novos desafios e assim inovar e aprimorar gradativamente a nova forma de ensino, buscando sempre o melhor para que seus aluno não saiam prejudicados.
Esse novo método de ensino é muito desafiador, a forma prática está sendo por meio de apostilhas, whatsap, áudios, vídeos explicativos, etc. Muito alunos não conseguem acompanhar as aulas remotas através de aparelhos de celular ou computador, por motivo financeiro e outros porque residem na zona rural e não tem acesso à internet, tornando difícil o seu aprendizado. Por esse motivo professores e coordenadores investigam de forma minuciosa, meios que possibilitem uma boa interação entre discente e docente.
A presença dos pais ou responsáveis não deixa de ser fundamental para o desenvolvimento dos alunos, tanto a retirada quanto à devolução das atividades xerocadas quinzenalmente, está sendo muito satisfatória, a maioria dos pais estão colaborando bastante para que seus filhos não deixem de evoluir no ensino aprendizagem, o professor percebe o entusiasmo de cada um, por as crianças estarem interagindo de certa forma não deixando passar despercebidas suas habilidades e criatividades, ao concluírem suas atividades. Não posso deixar de perceber que a aprendizagem dos alunos está sendo afetada pelo lamentável impacto nos processos educacionais que a pandemia vem causando ao longo desses treze meses.
O distanciamento social vem causando certas dificuldades, por outro lado trazem novas formas de aprendizados, é necessário que todos se adaptem as novas formas de adquirir conhecimentos.
Os impactos positivos são as novas possibilidades que foram descobertas através da tecnologia com o uso de ferramentas que são importantes e contribuem nos momentos de
interação entre todos que fazem parte da escola e da comunidade.
Dessa maneira o professor que conhece e manuseia com facilidade tais ferramentas torna-se muito importante para o aprendizado do seu aluno, a família também tem seu papel fundamental na colaboração com as atividades dos seus filhos.
Dessa maneira não podemos deixar de observar os pontos negativos, a ausência física em sala de aula com relação aluno professor está prejudicando muito na aprendizagem, de certa forma essa ausência chega a seremtorturantes, as limitações que sofrem os conteúdos deixa muitos assuntos para trás, isso prejudica nos conhecimentos dos alunos.
Dessa forma afirmo que o professor vive continuamente em busca de conhecimentos para ensinar e ao mesmo tempo aprender, e eu como acadêmico não posso deixar de seguir esse mesmo critério, essa experiência foi muito importante, pois aprendi que o ensinar não está associado apenas em passar conteúdos, mais também saber transmitir o que você aprendeu procurar ouvir mais seus alunos, respeitando suas vivencias e as individualidades de cada um. Por isso afirmo que o estágio supervisionado contribuiu em minha preparação para a vida profissional, certa de que irei encontrar dificuldades pelo caminho, seja na aprendizagem ou na vida escolar em sala de aula, é necessário que esteja preparada, declaro que para ser um bom profissional é necessário ter um planejamento prévio de suas atividades e usar também sua criatividade caso seja necessário, para despertar o interesse dos alunos e motivá-los sempre a irem à busca de novos conhecimentos.
Assim sendo entendo que é obrigação do professor proporcionar aos seus alunos oportunidades de apropriar-se de todas as informações que a educação oferece através da escola de forma didática e pedagógica.
Afirmo que a experiência vivida durante o estágio, mesmo, que de forma remota, só veio para somar, ampliando minha visão em relação ao significado da formação de um profissional da educação, contribuindo para minha formação acadêmica. Verificando que consegui alcançar muitos conhecimentos para que consiga atuar nessa área, buscando sempre novos desafios.
Por fim posso concluir que conhecer a prática pedagógica foi muito importante para fortalecer ainda mais as decisões e minhas escolhas, para que possa seguir nesse caminho tão almejado que é ser um profissional em educação.
5 CONCLUSÃO:
Posso afirmar que a experiência deste estágio supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5° ano) realizado na Escola Municipal de Educação Básico Presidente Tancredo de Almeida Neves, foi muito gratificante fiz várias constatações e assim pude analisar vários contextos que contribuíram para meu crescimento profissional.
Afirmo que o estágio foi gratificante e incentivador, de maneira que contribuiu para minha formação pedagógica, nesse sentido despertou ainda mais o interesse em buscar uma aprendizagem transformadora para contribua e acrescente os meus conhecimentos.
Aprendi que o professor como interventor do conhecimento necessita se impor em sala de aula, ter domínio do conteúdo, ter respeito pelos alunos, ser interativo, dinâmico e também respeitar o ritmo da turma, a obrigação do professor não é só passar assunto, sem se preocupar se seus alunos estão aprendendo. Por isso o professor precisa ser paciente, e observador, o que alguns alunos podem achar fácil, outros podem ter dificuldades para aprender o conteúdo, é por esse e outros motivos que o professor precisa amar sua profissão. Conclui que alcancei meus objetivos e que meu trabalho foi muito prazeroso, infelizmente não foi possível pó em meu projeto em prática por conta da “COVID-19”.
Em todos os momentos que fui a escola, todos me receberam com muito carinho e atenção, dessa forma colaboraram muito para meu aprendizado. O professor da sala que conclui o estágio foi peça fundamental para a conclusão do meu trabalho, esclarecendo algumas dúvidas, em nenhum momento se recusou a colaborar para que eu conseguisse realizar o meu estágio, isso serviu de inspiração para que eu acredite e confie que realmente vale a pena essa profissão.
No entanto pude compreender com a docência que é necessária enfrentar as barreiras que surge na educação, não quer dizer somente em sala de aula, mais em todos os sentidos.
Foi muito importante poder participar de novas descobertas, na construção de conhecimentos, conclui que o professor docente precisa estar à frente, sempre se capacitando para assim poder colaborar com seus alunos no seu aprendizado. 
REFERÊNCIAS
WWW://dspace. Bc.vepb.edu.br
WWW://semanaacademica.org.br
www://editorarealize.com.br
www://mat.ufcg.edu.br
Paula, Janaine Nunes de: Relatório do Estágio Supervisionado II- UFCG, Paraíba, 2011
BIACHI, A.C.M.et. al. Orientações para o Estágio em literatura. São Paulo. Pioneiro Thomson Learning, 2005.
ANEXOS
Acompanhamento de forma remota das atividades pelo professor, 12/03/2021
Acompanhamento de entrega das atividades aos pais dos alunos, 09/03/2021
APÊNDICES
(São todos os materiais que você fez e utilizou como Projeto de Intervenção Docente, atividades que você mesmo elaborou, textos que você mesmo desenvolveu)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais