Buscar

APOL: POLÍTICAS SOCIAI: SEGURANÇA PÚBLICA

Prévia do material em texto

POLÍTICAS SOCIAIS: SEGURANÇA PÚBLICA
1. QUESTÃO – As questões de segurança compreendem grande diversidade e complexidade. Ao se focar nos problemas de falta de segurança nas sociedades, serão evidenciadas temáticas relacionadas à violência, ao tráfico de armas e drogas, ao tráfico humano, à corrupção, e outros.
Acerca das expressões da falta de segurança que se apresentam para os Estados, é correto dizer:
C- Questões como o tráfico humano, de drogas e/ou armas são um desafio para as relações internacionais, pois ultrapassam fronteiras e ainda não são tratadas de forma equivalente e integrada entre os diferentes países;
2. QUESTÃO - Sendo a segurança um direito do cidadão, compete ao Estado sua promoção e para tanto esta instituição pode se utilizar das mais diversas estratégias, metodologias e abordagens. A sociedade civil também discute tais formas de ação e constrói pautas para a luta na defesa do direito à segurança. Consta que, tradicionalmente, se tem feito opção por práticas compartimentadas, que não possuem correlação interdisciplinar.
Dada a conjuntura acima exposta, assinale a alternativa que apresenta apenas exemplos das práticas compartimentadas de segurança tradicionalmente adotadas:
D - Reforma do sistema judicial, combate ao tráfico e enfrentamento da violência juvenil;
3. QUESTÃO -A segurança é um direito fundamental do cidadão e da cidadã, inscrito e assegurado na Constituição Federal Brasileira. Sua efetividade se dá por meio de políticas públicas e ações dos governos, de forma a evitar ações contrárias à ordem e à segurança, bem como de responsabilizar aqueles que praticam tais tipos de ações.
Considerando o direito à segurança, assinale a alternativa correta:
C - As inúmeras vítimas de violência têm o direito de ver os seus agressores punidos e as reparações feitas aos danos provocados tanto a eles quanto à sociedade;
4. QUESTÃO - Considere a citação transcrita a seguir:
A política _____________ é elaborada com o objetivo de manter a criminalidade em nível condizente com a estabilidade social. No caso de desequilíbrio, faz-se presente a política____________, que pode ser repressiva - que visa retornar a criminalidade ao patamar desejado; ou ____________, que evita que os índices de criminalidade novamente ultrapassem o nível de estabilidade (2009/2013)
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços em branco no texto acima citado:
D - Preventiva primária \ reativa \ preventiva secundária;
5. QUESTÃO - A compreensão da temática da segurança pública, bem como do papel do estado e da sociedade para sua promoção enquanto direito, deve estar pautada em conceitos claros sobre o assunto, que permitam compreender as diferentes perspectivas presentes neste cenário.
Assim, tem-se a distinção dos conceitos de política de segurança pública e política pública de segurança.
Considerando a interpretação de Oliveira (2002), trabalhada na Aula 02, acerca dos significados destes distintos conceitos, classifique a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. política de segurança pública;
II. política pública de segurança.
(II ) abrange as diversas ações, governamentais ou não-governamentais, que sofrem ou causam impacto no problema da criminalidade e da violência;
( I ) refere-se às atividades tipicamente policiais;
( I ) corresponde à atuação policial no sentido estrito.
Agora assinale a alternativa que apresenta o correto preenchimento da segunda coluna, de cima para baixo:
E - II, I, I.
6. QUESTÃO - Leia com atenção o conceito de política de segurança pública trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 02:
A política de segurança pública é aquela que envolve uma proposta, a um só tempo, de forma de organização da vida social e de ações visando certo objetivo de interesse público, consistindo num conjunto de programas, estratégias, ações e processos pertinentes à manutenção da ordem pública no âmbito da criminalidade, incluindo questões sobre violência, insegurança, inclusive subjetiva.
Tendo como pressuposto o conceito acima apresentado, assinale a alternativa correta:
B - Este conceito considera a segurança pública além do modelo tradicional centrado no controle repressivo-penal do crime;
7. QUESTÃO - Quando se fala em segurança pública no Brasil se compreende também o sistema carcerário e sua relação com as demais políticas públicas. No que se refere à relação com a política de previdência, há de se considerar a existência de um benefício previdenciário destinado a pessoa que se encontra presa: o auxílio reclusão.
Acerca do auxílio reclusão, tratado na videoaula da Aula 03, assinale a alternativa correta:
C - O auxílio reclusão é um benefício dedicado ao segurado do INSS, ou seja àquele que vinha contribuindo com a previdência social, mensalmente, segundo as regras próprias desta política. É destinado à família do/a preso/a que encontra-se em regime fechado ou semiaberto e não é concedido se o/a preso/a possui outro acesso à renda ou se o seu último salário ultrapassou o teto estabelecido em lei específica da previdência social;
8. QUESTÃO - A vivência na pobreza exclui grande parcela da população do exercício de seus direitos fundamentais e do acesso às políticas públicas básicas. A população pobre encontra maior dificuldade em acessar saúde, educação, qualificação profissional e espaços formais no mercado de trabalho, repercutindo no agravamento dos processos de exclusão social e de sua própria condição de pobreza.
Considerando a contextualização acima e conteúdo trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 03, assinale a alternativa correta:
E - A pobreza não pode ser entendida apenas por critérios de renda, pois envolve um conjunto de exclusões de políticas e direitos que impactam em sua vida cotidiana e impedem o exercício, de fato, da cidadania assegurada por lei.
9.QUESTÃO - Leia com atenção o seguinte fragmento de texto presente no conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 03:
Segundo Wacqaunt (2013) e Foulcaut, (1987, 2012) o sistema de justiça através da polícia e da punição penal cria uma máquina de punir elevadamente os mais pobres, ou seja, existe uma desigualdade no tratamento do Estado com esta população, promove políticas públicas e ações intervencionaistas fragmentadas, com aspectos moralizantes, promovendo a cultura da responsabilidade individual.
Considerando o conteúdo do texto acima destacado e da Aula 03, assinale a alternativa correta:
C - Existe na sociedade capitalista uma cultura de criminalização da pobreza, com maior repressão a esta, como políticas pontuais e controladoras e punições mais severas;
10. QUESTÃO - Em 2017, o IPEA publicou uma edição atualizada do Mapa da Violência no Brasil. Nesta publicação ficou evidente que o público que é mais criminalizado e culpabilizado no atual sistema de justiça é também o público mais vulnerável à violência.
Tendo como referência os dados da Pesquisa do IPEA e o conteúdo abordado na Aula 03, escolha a alternativa que apresenta os públicos que foram mapeados como maiores vítimas da violência no Brasil:
D - Jovens, negros e mulheres;
11. QUESTÃO - A violência no Brasil é comum e se expressa de diversas formas, seja nas relações familiares, nas ações relacionadas ao crime organizado, nas relações entre grupos que se opõe. Desdobramentos de tais relações decorrem em mortes, sequelas físicas e emocionais, bem como consagram uma cultura de medo.
Considerando a realidade da violência no Brasil, discutida na Rota de Aprendizagem referente à Aula 04, assinale a alternativa correta:
C - O contexto de violência inibe o direito de ir e vir, impedindo que a população vivencie plenamente seus direitos;
12. QUESTÃO -Leia com atenção a afirmativa a seguir, relacionado ao conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 04:
 A violência e o medo tencionam a vida, as relações, se materializam na rotina e no cotidiano.
Considerando a frase citada e conteúdo da Aula 04 que aborda a relação da violência com o medo, assinale a alternativa correta:
D - O medo se constrói na sociedade, à medidaque a (re)incidência de práticas violentas torna-se parte do cotidiano vivido;
13. QUESTÃO - Segundo o conteúdo abordado na Aula 05, o Ministério Público é uma instituição autônoma e de grande proximidade com a comunidade. Trata-se, também, de um espaço ocupacional do Serviço. Em sua proximidade com a população, destaca-se um programa em específico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do programa do Ministério Público que se destaca em sua proximidade com a população:
D - Promotorias de Justiça;
14. QUESTÃO - Considere os órgãos abaixo listados:
I Superior Tribunal da Justiça;
II Tribunal Superior do Trabalho;
III Tribunal Superior Eleitoral
IV Superior Tribunal Militar.
Tendo em vista o conteúdo trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 05, assinale a alternativa correta:
C - Os órgãos acima citados estão sob administração do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça;
15. QUESTÃO - A composição do Sistema de Justiça no Brasil é complexa, compreendendo diferentes órgãos e instâncias, com atribuições e competências distintas.
O Supremo Tribunal Federal é a instância máxima diante de todos os demais tribunais. Contudo, também ele sofre fiscalização.
Segundo o conteúdo trabalhado na Aula 05, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do órgão fiscalizador do Supremo Tribunal Federal:
E - Conselho Nacional de Justiça.
16. QUESTÃO - Considere a imagem a seguir, trabalhada na Rota de Aprendizagem da Aula 05:
De acordo com a representação acima da composição do Sistema de Justiça, classifique as afirmativas a seguir como V (verdadeiras) ou F (falsas):
(   v   ) As varas do trabalho compõem o Sistema de Justiça;
(   v   ) O Tribunal Regional Federal é uma dos órgãos compreendidos no Sistema de Justiça;
(    v  ) O Superior Tribunal de Justiça está relacionado à Justiça Federal;
(   F   ) O Tribunal Superior do Trabalho é a instância especial da Justiça Eleitoral.
 Assinale agora, a afirmativa que apresenta o correto preenchimento da coluna acima, de cima para baixo:
A - V, V, V, F;
17. QUESTÃO - Para melhor compreensão das políticas de segurança pública, elas são classificadas em diferentes tipos. Essa classificação pode se dar de acordo com a abrangência, profundidade, temporalidade, articulação ou outros.
Considerando os diferentes tipos de políticas de segurança pública, complete a frase a seguir: Quanto à profundidade, a política de segurança pública pode ser __________________.
E - Estrutural ou tópica.
Está correta a alternativa e. A classificação por profundidade estabelece distinção entre os tipos estrutural ou tópica.
8. QUESTÃO - Segundo o conteúdo trabalhado na Rota de Aprendizagem da Aula 04, a violência é representada pela força brutal, pela cólera, que constrange e submete uma pessoa por outra.
Considerando o conceito acima destacado e o conteúdo abordado na aula, assinale a alternativa correta:
B - A violência é universal, estando presente nas relações humanas historicamente;
A violência está associada historicamente às relações humanas, nas sociedades das mais diversas práticas econômicas e políticas.
19. QUESTÃO - A democracia é um dos fatores fundamentais para a constituição de políticas públicas voltadas à promoção da segurança. Deve ser considerada na proposição de novas estratégias de ação da polícia, do sistema de justiça e todas as demais ações públicas relacionadas à segurança. Acerca da democracia, classifique as afirmativas abaixo em V (verdadeiras) ou F
(falsas):
( v ) democracia, segundo a etimologia da palavra significa poder do povo;
( v ) o Estado brasileiro é um Estado democrático;
( v ) políticas democráticas devem assegurar o direito de todas as pessoas;
( v ) a democracia está prevista na Constituição Federal de 1988.
Agora assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmativas acima,
de cima para baixo:
A - V, V, V, V;
20. QUESTÃO - Para melhor compreensão das políticas de segurança pública, elas são classificadas em diferentes tipos. Essa classificação pode se dar de acordo com a abrangência, profundidade, temporalidade, articulação ou outros. Considerando os diferentes tipos de políticas de segurança pública, complete a frase a seguir: Quanto ao alcance territorial, as políticas de segurança pública podem ser classificadas como __________________:
B - Gerais (abrangentes) ou locais;
21. QUESTÃO - Leia com atenção ao fragmento de texto relacionado à Rota de Aprendizagem da Aula 01: o Secretariado-geral da Organização dos Estados Americanos (2008) indicou em estudo sobre a América Latina, os elementos-chave para a formulação de uma política nacional de segurança pública, que seja moderna e eficiente, e que seja conduzida dentro do estado de direito.
Tendo em vista a indicação de tais elementos-chave, classifique as afirmativas abaixo em V (verdadeiras) ou F (falsas):
( v ) democracia, papel da polícia e responsabilidade pública são elementos-chave indicados pelo Secretariado-geral da OEA;
( v ) prevenção, foco local e participação do público também são exemplos de elementos chave;
( F ) informação, financiamento e equidade não podem caracterizar-se como exemplos de elementos chave pois tratam-se de ações de políticas públicas;
( F ) a sustentabilidade não está caracterizada como elemento chave, pois aplica-se apenas em questões acerca do meio-ambiente.
Agora assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmativas acima, de cima para baixo:
C - V, V, F, F;
Informação, financiamento, equidade e sustentabilidade também são exemplos de elementos chave.
22. QUESTÃO - A elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à garantia da segurança deve seguir pressupostos básicos, que lhes orientem em uma perspectiva justa e eficaz de ação do governo e relação com a iniciativa privada. A informação, o profissionalismo e a responsabilidade pública, compõem, juntamente com outros elementos, este conjunto de pressupostos básicos.
Considerando tal contextualização, assinale a alternativa correta:
E - A informação está relacionada ao desenvolvimento de políticas a partir do conhecimento e análise de dados quantitativos abrangentes, verificáveis, confiáveis e comparáveis. A informação pautada em dados reais, consolidados e analisados, é fundamental para a constituição de políticas públicas de qualidade voltadas à segurança.

Outros materiais