A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVA - ARQUITETURA HOSPITALAR

Pré-visualização | Página 1 de 2

RETORNAR À AVALIAÇÃO
		Disciplina: SDE0629 - ARQUITETURA HOSPITALAR 
	Período: 2021.1 EAD (GT) / AV
	Aluno: MARCIO FEITOSA DA SILVA
	Matrícula: 201808230566
	Data: 09/05/2021 12:16:50
	Turma: 9001
	
	 ATENÇÃO
		1. Veja abaixo, todas as suas respostas gravadas no nosso banco de dados.
	2. Caso você queira voltar à prova clique no botão "Retornar à Avaliação".
	
	 1a Questão (Ref.: 201811524833)
	O Século XX traz uma série de inovações no campo da arquitetura. O projetos apresentam significativas alterações em relação aos antigos projetos. Podemos exemplificar abaixo, uma das grandes características deste período.
		
	
	Os projetos hospitalares seguem os tratados no período do cristianismo em sua real concepção.
	
	Todas as características acima mencionadas refletem um conceito arquitetônico das intervenções hospitalares do início do século XX.
	
	Os projetos deste período apresentam características extremamente segregadoras.
	
	Inicia-se a características dos projetos hospitalares verticais.
	
	Neste período os projetos hospitalares aproveitam construções religiosas que estavam decadentes e abandonadas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201811473846)
	Para criar uma boa estratégia é necessário reunir dados. Isso se torna mais fácil quando a instituição utiliza um sistema de gestão para coordenar as atividades internas. Assim, planos de ação, projetos e indicadores podem ser desenvolvidos com base em informações concretas e fiéis à realidade. O planejamento também pode ser monitorado por este tipo de ferramenta, possibilitando a integração de soluções. Com a implementação de boas ferramentas tecnológicas, será possível para um hospital, exceto:
		
	
	Ampliar a permanência dos pacientes em tratamento para aumentar o lucro
	
	Ampliar a satisfação dos pacientes
	
	Reduzir glosas
	
	Melhorar desempenho em segurança
	
	Reduzir custos operacionais
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201811525069)
	Quando um arquiteto elabora um projeto hospitalar, deverá levar em consideração diversos aspectos relacionados as legislações vigentes, seja em função das questões construtivas, de fluxo, de segurança e de conforto ambiental. Sob o ponto de vista de atendimento ao fluxo de resíduos hospitalares, marque a questão em que aponta a necessidade de que o projeto arquitetônico deva atender, considerando a segregação, disposição final e demais ações.
		
	
	No contexto residual, o arquiteto, em fase de projeto, deverá atender apenas as disposições definidas pela própria ABNT.
	
	Um projeto hospitalar deverá contemplar os regulamentos técnicos previdenciários para fins de garantia dos trabalhadores.
	
	O arquiteto deverá garantir o pleno cumprimento da Norma Regulamentadora NR 31, quanto as questões residuais, conforme determina a Portaria 3.214 de 08 de junho de 1978 do Ministério do Trabalho.
	
	Um projeto hospitalar, além de garantir o atendimento as legislações pertinentes, deverá atender as questões relacionadas a resíduos classificados, conforme a RDC 222 da ANVISA.
 
	
	O arquiteto deverá elaborar o seu projeto hospitalar considerando, para fins de garantia de correto fluxo dos resíduos os termos que estão elencados na NBR-5984 Norma Geral de Desenho Técnico.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201808505540)
	Mauricio é o novo gestor de um hospital geral. Na sua primeira semana de trabalho, ele verifica a existência de um Plano Diretor prestes a ser colocado em prática. Ao se reunir com o Escritório de Arquitetura para maiores esclarecimentos, Mauricio percebe que os parâmetros do Plano Diretor foram praticamente definidos somente pelo Escritório de Arquitetura. Qual é a melhor atitude que Mauricio deve tomar?
		
	
	Propor o não aproveitamento do Plano Diretor existente, já que os funcionários participaram muito pouco do processo, e fazendo, apenas, a manutenção da estrutura de acordo com a necessidade de cada setor, de forma criteriosa quanto ao aspecto custo.
	
	Propor o rompimento do contrato com o Escritório de Arquitetura que foi arbitrário no processo.
	
	Propor ajustes ao Plano Diretor convocando funcionários que deverão expor as suas necessidades e alinhá-lo às estratégias da empresa, de forma criteriosa quanto aos aspectos de custo, tempo e qualidade.
	
	Propor a continuidade do processo, já que o Escritório de Arquitetura possui os profissionais tecnicamente gabaritados para esse tipo de trabalho.
	
	Propor a contratação de um segundo Escritório de Arquitetura para auditar o Plano Diretor existente e estipular as sanções necessárias em caso de desvios de finalidade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201811512103)
	O projeto básico de arquitetura será composto da representação gráfica + relatório técnico conforme descrito a seguir, exceto:
		
	
	informações detalhadas quanto ao custo da obra, contratos com terceiros e demais despesas.
	
	as plantas baixas, cortes e fachadas, com escalas não menores que 1:100; exceto as plantas de locação, de situação e de cobertura, que poderá ter a escala definida pelo autor do projeto ou pela legislação local pertinente.
	
	todos os ambientes com nomenclatura conforme listagem contida nesta Resolução e demais normas federais.
	
	a locação de louças sanitárias e bancadas, posição dos leitos (quando houver), locação dos equipamentos não portáteis médico-hospitalares e de infra-estrutura, equipamentos de geração de água quente e vapor, equipamentos de fornecimento de energia elétrica regular e alternativa, equipamentos de fornecimento ou geração de gases medicinais, equipamentos de climatização, locais de armazenamento e, quando houver, tratamento de RSS (Resíduos de Serviços de Saúde).
	
	todas as dimensões (medidas lineares e áreas internas dos compartimentos e espessura das paredes).
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201811550576)
	Quando tratamos de construção de um edifício hospitalar, levamos em consideração diversos fatores extremamente relevantes. Alguns parâmetros devem ser considerados para sua definição e até mesmo para a sua viabilidade de execução. Marque abaixo a única alternativa que não corresponde a esta contextualização.
		
	
	Avaliar os custos do que podemos chamar de pós construção
	
	Deveremos sempre avaliar a dimensão e complexidade de uma intervenção construtiva de natureza hospitalar
	
	Nenhuma das alternativas acima correspondem as reais necessidades de um projeto hospitalar
	
	Compreender o aporte financeiro que será necessário para a construção
	
	Compreender todos os mecanismos relacionados a manutenção predial de um edifício hospitalar
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201811805860)
	Gerir uma instituição de Saúde não é uma tarefa simples e requer conhecimento e boas práticas de gestão. O ambiente hospitalar é constituído por situações de pressão e estresse, que exigem uma boa resposta, e por isso, é necessário um profissional responsável pela análise de cada etapa dos trabalhos para ser possível oferecer um serviço de excelência. Diante do descrito, marque abaixo, a única opção que NÃO REPRESENTA a real função do gestor hospitalar:
		
	
	Estar sempre atento a manutenção preventiva e corretiva tanto dos equipamentos quanto da estrutura do hospital
	
	Sempre buscar inovações tecnológicas
	
	Propor capacitação para seus colaboradores
	
	Punir severamente os trabalhadores que não seguirem suas ordens
	
	Garantir segurança também para clientes e fornecedores
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201808505536)
	Euzébio é responsável pelo gerenciamento de uma equipe que irá formular um Programa de Saúde, identificando as necessidades de saúde de uma determinada região e definindo o porte e a complexidade do edifício a ser construído. Cícero, que faz parte da equipe, pergunta se é a hora de contratar um escritório para iniciar o Projeto de Arquitetura. Nesse contexto, Euzébio responderá:
		
	
	Não, o Projeto de Arquitetura será depois do Programa de Saúde, que acontece depois do Programa Arquitetônico. Nesse momento, contrataremos um Escritório de Arquitetura

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.