A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Revisão bioquímica veterinária

Pré-visualização | Página 1 de 2

Bioquímica Veterinária
Exercícios de revisão
1) Cite 5 funções dos lipídios?
 Reserva de energia e combustível celular; isolamento térmico, essencial para a manutenção da temperatura corporal, suportando baixas temperaturas. Nos mamíferos, a gordura subcutânea é formada por lipídios; disponibilização de ácidos graxos, necessários para a síntese de moléculas orgânicas e formação das membranas celulares; auxílio na absorção de vitaminas A, D, E e K.
2) Explique as diferenças entre gorduras e óleos. Qual seria o mais saudável para consumo e porquê?
 Os óleos em comparação com as gorduras, apresentam mais moléculas de ácidos graxos insaturados, facilitando na quebra das moléculas durante a digestão, sendo assim os mais saudáveis para consumo. A principal diferença entre óleos e gorduras é que os óleos são líquidos à temperatura ambiente, ricos em AG insaturados e as gorduras, por serem sólidas, possuem predominância de AG saturados.
3) O que são os ácidos graxos? Cite exemplos.
 Os ácidos graxos são ácidos carboxílicos obtidos a partir de óleos e gorduras. Eles apresentam importantes funções no organismo humano. São substâncias orgânicas encontradas em temperatura ambiente nas fases sólida e líquida e semissólida. Pertencem ao grupo dos ácidos carboxílicos, compostos que apresentam a carboxila, carbono ligado a um oxigênio e a uma hidroxila.
4) Do ponto de vista bioquímico, qual seria mais saudável para consumo a manteiga ou a margarina? Justifique sua resposta.
 A margarina, por ser feita a partir do óleo vegetal, apresenta mais ligações dupla, facilitando a quebra de elementos pelo organismo e de serem metabolizadas, passa por um processo de hidrogenação, ponto de fusão mais elevado.
5) Qual a importância orgânica dos isoprenóides? Quais são os que estudamos?
 Isoprenóides são moléculas do metabolismo secundários, percursoras de polímeros cíclicos, que possuem propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, antinecróticas e etc. esteroides, sendo o mais importante bioquimicamente o colesterol, e vitaminas A, D, E, K, necessários para o organismo animal, porem difícil de sintetizar.
6) Qual a importância orgânica dos eicosanoides? Quais são os que estudamos?
 A maioria dos eicosanoides mais relevantes deriva do ácido araquidônico através da via metabólica da cascata do ácido araquidônico. Elas exercem um complexo controle sobre diversos sistemas do organismo humano, especialmente na inflamação, na imunidade, e como mensageiros do sistema nervoso central. Este estímulo ativa as enzimas que transformam o ácido araquidônico em eicosanoides tais como prostaglandinas, tromboxano e leucotrienos.
7) Porque dizemos que se uma fêmea for submetida a restrição energética, principalmente de gordura em sua dieta, esta não entrará em cio?
 Uma dieta inadequada para ruminantes, pode afetar negativamente na reprodução, comprometendo a competência do folículo e qualidade ocitaria. A produção dos hormônios sexuais, como estrógeno e progesterona são formados pelo metabolismo através do esteroide colesterol.
8) Explique o processo de saponificação? Explique também como o sabão remove a sujeira da pele e/ou superfícies a serem limpas?
 Saponificação é o processo de fabricação de sabão, também é conhecida como hidrólise alcalina, cada molécula de triglicerídeo se quebra em uma molécula de glicerina e em seus três ácidos graxos correspondentes, causando a reação que cria um sal orgânico e um álcool por meio de um éster de base inorgânica em uma solução aquosa. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico), mais precisamente triglicerídeos mediante a adição de uma base forte e facilitada com aquecimento. 
9) Qual a importância orgânica dos fosfolipídios e como eles se diferenciam dos demais?
 Os fosfolipídios são moléculas anfipáticas, uma região (cabeça) é hidrofílica, e outra região (cauda) é hidrofóbica. Sem eles, nenhuma célula existiria, uma vez que os fosfolipídios são componentes essenciais das membranas celulares. São importantes, pois a membrana plasmática e as membranas das organelas celulares são formadas por uma bicamada de fosfolipídios com várias proteínas inseridas. Os fosfolipídios são os lipídios associados ao ácido fosfórico. 
10) Quais são as vitaminas lipossolúveis e vitaminas hidrossolúveis, e onde podem ser encontradas?
 No total tem-se descritos atualmente 13 vitaminas para os seres humanos, sendo 9 hidrossolúveis (as 8 vitaminas do complexo B e a vitamina C) e 4 lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K). 
Vitaminas lipossolúveis: são as vitaminas A, D, E e K, se dissolvem em gorduras (lipídios) e são armazenadas no fígado e nos tecidos adiposos. Se as vitaminas lipossolúveis A ou D forem consumidas em demasia, elas podem se acumular e causar efeitos prejudiciais. Uma vez que as gorduras dos alimentos auxiliam o organismo a absorver vitaminas lipossolúveis, uma dieta com baixo teor de gordura pode causar uma deficiência.
Vitamina A – Fígado, ovo, queijo, manteiga, bacalhau, laranja, frutos amarelos e etc.
Vitamina D – peixes, ovos, fígado e cogumelos.
Vitamina E – diversas frutas e vegetais, nozes e sementes.
Vitamina K – hortícolas como espinafre, gema de ovo e fígado.
Vitaminas hidrossolúveis: são as vitaminas do complexo B e vitamina C, se dissolvem em água, as vitaminas do complexo B incluem biotina, ácido fólico (folato), niacina, ácido pantatênico, riboflavina (vitamina B2), tiamina (vitamina B1), vitamina B6 (piridoxina) e vitamina B12 (cobalaminas). As vitaminas hidrossolúveis são eliminadas na urina e tendem a ser eliminadas do corpo de forma mais rápida do que as vitaminas lipossolúveis. As vitaminas solúveis em água são mais suscetíveis a serem destruídas quando os alimentos são armazenados e preparados.
Vitamina B1 – Carne de porco, aveia, arroz integral, vegetais, batatas, fígado e ovos.
Vitamina B2 – Laticínios, bananas, feijão verde e espargos.
Vitamina B3 – Carne, peixe, ovos, diversos vegetais, cogumelos e frutos secos.
Vitamina B5 – Carne, brócolis e abacates.
Vitamina B6 – Carne, vegetais, frutos secos e banana.
Vitamina B7 – Gema de ovo crua, fígado, amendoins e hortícolas folhosa.
Vitamina B9 – Hortícolas folhosas, massa, pão, cereais e fígado.
Vitamina B12 – Carne e outros produtos animais.
Vitamina C – Diversas frutas, vegetais e fígado.
11) O que é o licopeno? Onde é encontrado e qual a sua importância orgânica?
 Licopeno é uma substância carotenoide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, goiaba, entre outros alimentos. Essa substância é um antioxidante que, quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos, protegendo as células de efeitos causados pelos radicais livres, podendo prevenir o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, mama e pâncreas, também reduz o risco de doenças crônicas, doenças cardíacas e outros. Além de prevenir essas doenças, o licopeno também impede a oxidação do colesterol LDL, diminuindo o risco de aterosclerose e, consequentemente, de doenças cardiovasculares. 
12) O que é o caroteno? Onde é encontrado e qual a sua importância orgânica?
 O número de carotenos encontrados na natureza é de, aproximadamente, 600, sendo o betacaroteno um dos mais importantes. Quimicamente são membros da família dos terpenóides, e são formados por quarenta átomos de carbono. Os carotenoides são caracterizados por serem lipossolúveis e por terem moléculas oxidáveis. São eles os responsáveis pela coloração da laranja, do maracujá, da abóbora, do tomate e ainda estão presentes na coloração de alguns animais, como caranguejos, camarão, flamingos e guarás que o adquirem através da alimentação. Nos organismos fotossintetizantes, participam como coadjuvantes no processo de fotossíntese e ajudam a proteger contra os possíveis danos causados pela luz. São essenciais para a vida e nenhum animal pode sintetizá-los, por isso devem ser ingeridos na dieta. 
13) Explique como agem bioquimicamente