Buscar

Exames laboratoriais mais solicitados

Prévia do material em texto

FACULDADE SANTA EMÍLIA DE RODAT
UNIVERSIDADE BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA 
KALLYNE CAETANO DA SILVA 
 OS EXAMES MAIS SOLICITADOS EM LABORATÓRIOS DE PATOLOGIA CLÍNICA 
 JOÃO PESSOA
2019 
INTRODUÇÃO
 	Os exames laboratoriais constituem eficientes métodos de auxílio ou diagnóstico de doenças , além de serem úteis na monitorização de um papel epidemiológico da saúde da população , pois os exames de rotina são solicitados geralmente de seis em seis meses , sabendo disso faz-se necessário analisar qualitativamente os principais exames solicitados no laboratório de patologia clínica a fim de analisar a importância destes para a monitorização da saúde do paciente.Os exames podem ser classificados em três tipos de grupo sendo eles: A,B e C, cada um possui definições específicas , Segundo o manual de apoio de gestores do SUS, o grupo A compreende os exames laboratoriais mais freqüentemente necessários na prática clínica, ou seja, os exames, em geral, mais solicitados pelos profissionais que atuam na Atenção Básica, tais como: hemograma, glicemia, parasitológico de fezes, elementos anormais e sedimento da urina (EAS), urinocultura, sorologias para HIV, dos quais alguns deles serão foco deste trabalho. O grupo B, representa um segundo nível de apoio diagnóstico em patologia clínica, compreendendo exames solicitados com menor freqüência ou mais complexos do que os do grupo A, tais como: dosagem de lipase, CPK, dosagens de hormônios, hemoculturas. Portanto, esses exames apresentam custo e complexidade compatíveis com aglomerados populacionais um pouco maiores, de abrangência microrregional e/ou regional. E por último o grupo C, que são compostos por exames mais complexos incluindo exames da Coagulação , Mielograma entre outros. A classificação adequada para cada laboratório que execute os exames acima citados estão definidas de acordo com o Manual de apoio aos gestores do SUS sendo classificados como: Laboratório I – aquele que não apresenta equipamentos automatizados, sendo todos os exames realizados Manualmente, Laboratório II , o que utiliza aparelhos semi-automatizados para a realização dos exames, Laboratório III o que utiliza aparelhos totalmente automatizados para a realização dos exames e por conseguinte Laboratório Misto que é aquele em que existem diversos modelos de equipamentos, com diferentes graus de automação, podendo contar inclusive com exames de bancada, dependendo de cada área/setor de especialização, como: hematologia, bacteriologia, imunologia, bioquímica.
1. O QUE SÃO EXAMES LABORATORIAIS?
 
Os exames laboratoriais em definição simples são métodos automáticos ou manuais utilizando ou não reagentes específicos para expressar a realidade de saúde/doença de um paciente , esses exames precisam ter precisão e reprodutibilidade para que expressem a condição clínica do paciente . 
Protocolos de Assistência laboratorial 
O manual de Protocolo clínico de exames laboratoriais demonstram as fases do processo de assistência laboratorial . 
 Fonte: Manual de Protocolo Clínico de Exames Laboratoriais, 2009, MG.
1.1 Principais Exames de Rotina 
Os principais exames de rotina solicitados são: 
· Sumário de urina tipo I (EAS) 
· Parasitológico de fezes (EPF)
· Hemograma
· Dosagem de ureia e creatinina
· Glicemia e Colesterol
· Proteína C Reativa (PCR) . 
Função de cada exame solicitado
Sumário de urina tipo I ou EAS 
O exame tem o objetivo de analisar se a amostra urina possui elementos anormais como, bactérias, parasitas e fungos, analisando também elementos bioquímicos como, cetonas, urobilinogênio, através da fita reativa. Além disso, é importante ressaltar que esse tipo de exame auxilia no diagnóstico da diabetes. Também deve-se salientar que o exame é utilizado para triagem de trabalhadores e monitoramente de doenças sistêmicas ou metabólicas (Manual de Protocolos Clínico de Exames Laboratoriais, 2009, MG).
 Exame parasitológico de fezes ou EPF 
 O exame tem o objetivo de analisar a amostra fecal a procura de parasitos intestinais, além disso, podemos utilizar o exame para a pesquisa de sangue oculto nas fezes, leucócitos e para gordura fecal. As recomendações para exame segue-se em casos de suspeitas clínicas ou rotina de exames anuais. O principal método realizado para este exame é técnica de Hoffman Pons e Janer. 
 Figura 1. Técnica de Hoffman: 
Hemograma 
O objetivo do hemograma é analisar qualitativamente e quantitativamente as células sanguíneas como leucócitos, hemácias e plaquetas, o exame auxilia no diagnóstico de várias desordens de cunho hematológico, como anemia facilforme , e leucemia, o exame não exige jejum. E atualmente é realizado de maneira automatizada. E é recomendado em casos de suspeitas clínicas para auxiliar no diagnóstico de infecções e processos inflamatórios , além de ser recomendado na rotina anual de exames. 
 (
Através do hemograma é possível obtermos diversas informações a respeito das células do sistema imune. Através do Leucograma, Eritrograma e Plaquetograma incluídos neste exame.
)
Figura 2. Tubo e seringa 
 
Glicemia 
O exame para medir o nível de glicose no sangue serve para auxiliar no diagnóstico da Diabetes ou para monitorar o nível de açúcar em pacientes diagnosticados com a Diabetes Mellitus. Além do exame de glicose com abstenção alimentar, pode se realizar também o exame após alimentar-se (Glicose pós-prandial), sendo útil na triagem de pacientes diabéticos. O exame é realizado coletando-se um tubo de sangue que será examinado ao equipamento automatizado. Abaixo observamos uma imagem de um personagem diabético em potencial. 
Figura 3. Personagem diabético em potencial
Dosagem de uréia e Creatinina 
São as análises que avaliam a função dos rins. Seus valores são usados para cálculos do volume de sangue filtrado pelos rins a cada minuto. (SERPEJANTE, 2019). São recomendados para rotina de exames anuais, suspeitas clínicas, em pacientes com distúrbios renais e para avaliar a eficácia da terapia medicamentosa. O exame exige jejum.
 Colesterol total 
 O exame de colesterol total , também chamado de painel ou perfil lipídico mostra os níveis de colesterol (LDL,HDL,) e triglicérides na corrente sanguínea. Este exame de sangue ajuda a determinar o risco de obstrução das artérias por formação de placas de gordura (aterosclerose). Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer a dosagem regularmente. As recomendações são para todos os adultos saudáveis ao menos uma vez a cada cinco anos (SERPEJANTE, 2019). O exame exige jejum prolongado de até 12 horas. 
Figura 4. Amostras de soro humano para exames bioquímicos 
Dosagem de proteína C- Reativa ou PCR 
 A dosagem da PCR é o principal marcador de fase aguda, identificando atividade de processos inflamatórios ou necróticos. A PCR elevada está relacionada a maior grau de lesão tecidual e, portanto, mais freqüentemente, associada a processos inflamatórios secundários a infecções bacterianas de acordo com o Manual de Protocolo Clínico de Exames Laboratoriais,2009,MG ). O exame é recomendado quando o paciente está com um processo inflamatório, vale lembrar que o exame não diagnóstica doenças, apenas detecta a infecção, podendo ser viral ou bacteriana. O exame exige jejum. Geralmente é acompanhado de hemograma. 
Conclusão
Observa-se que os exames mais solicitados dentro deste trabalho englobam o Grupo A como: hemograma, glicemia, parasitológico de fezes, sumário de urina (EAS), colesterol total, PCR (Proteína C reativa), dosagem de uréia e creatinina, presentes na atenção básica à saúde sendo assim, portanto natural que a demanda para estes sejam grandes, é importante ressaltar que esses exames podem fazer parte de dados estatísticos da população, medindo assim o índice de saúde e condições de saneamento básico. Dessa forma se conclui que os exames são importantes métodos de análisepara expressar a realidade clínica, auxiliando tanto no diagnóstico quanto na terapêutica e conseqüentemente na recuperação do paciente. 
REFERÊNCIAS
 Exames complementares. Disponível em:https://www.mdsaude.com/exames-complementares/check-up-exames-de-sangue acesso em: 22/05/19 às 15:12 
Colesterol total. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18757-colesterol-total acesso em:22/05/19 às 14:40
Manual de apoio aos gestores do SUS: organização da rede de laboratórios clínicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Especializada. – 1. ed., 2.ª reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
Protocolos Clínicos dos Exames Laboratoriais, Minas Gerais, 2009.
Imagem 1: Kallyne Caetano da Silva,2018 
Fonte da imagem 2: https://pt.dreamstime.com/ilustra%C3%A7%C3%A3o-stock-tubo-da-inje%C3%A7%C3%A3o-e-de-an%C3%A1lise-de-sangue-da-seringa-image78942980
Imagem 3 : https://talkinpub.files.wordpress.com/2014/01/homer_imagem-4.jpg
Imagem 4: Kallyne Caetano da Silva,2019

Outros materiais