Buscar

Reflexo vagal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REFLEXO VAGAL
Reação vagal, reflexo vagal ou síncope vasovagal é uma resposta relacionada à ativação inapropriada do nervo vago. Esse reflexo vagal, acaba muitas vezes, ocasionando episódios de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, mas sim, um sintoma. É relativamente comum (ocorre em cerca de 30% da população adulta) e pode indicar diversos problemas, como problemas cardíacos, neurológicos, queda súbita da pressão arterial, hipoglicemia ou ainda excesso de ansiedade.
O desmaio pode ser entendido como uma perda abrupta da consciência, associada à perda de tônus postural (o indivíduo perde a capacidade de se manter de pé), seguida de uma rápida e completa recuperação. Se a pessoa tem quadro de tontura, sensação de que está perdendo força e vai cair, porém não perde a consciência em momento algum, chama-se pré-síncope.
O Sistema Nervoso Autônomo é dividido em simpático e parassimpático. Esses dois sistemas são antagonistas e para que o organismo funcione adequadamente eles precisam estar em equilíbrio. O nervo vago carrega fibras do sistema nervoso parassimpático. Esse nervo tem origem dentro do cérebro e envia ramos para várias partes do corpo e inerva órgãos como coração, estômago, intestinos e pulmão. É através desse nervo que o cérebro recebe informações do estado das nossas vísceras. O nervo vago controla também algumas funções desses órgãos como, por exemplo, a pressão arterial, a frequência cardíaca e os movimentos dos intestinos. Muitas causas de desmaios têm origem na ativação inadequada do nervo vago, podendo levar à queda da pressão arterial e desaceleração dos batimentos cardíacos.
Uma estimulação anormal do nervo vago pode levar a grandes desacelerações do coração e a uma abrupta queda da pressão arterial, como foi dito anteriormente. Isso diminui temporariamente o aporte de sangue e de oxigênio para o cérebro. Esse tipo de desmaio ocorre geralmente em pessoas jovens e sem outras doenças. Pode ocorrer repentinamente ou ser precedida por sintomas com duração variável como tontura, calor, palidez, sudorese, palpitação, náusea e turvação visual. 
A síncope vasovagal pode ser ocasionada por uma dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa. Um exemplo bem comum são aqueles indivíduos que por terem pavor de agulha acabam desmaiando quando precisam colher sangue, alguns jovens em shows de música ou ainda cirurgiões ou guardas que ficam muito tempo em pé sem se movimentar. Às vezes o reflexo vagal não é tão intenso a ponto de causar o desmaio, de fato, porém pode levar à mal estar, tonturas, náuseas e vômitos. Ao sentar ou deitar, o indivíduo já percebe uma melhora. 
Alguns idosos podem também apresentar repetidos episódios de síncope vasovagal, muitas vezes sem um fator desencadeante estabelecido. Em alguns desses indivíduos simples ações como urinar ou tossir podem desencadear a síncope. 
Existem também aquelas pessoas que têm hipersensibilidade do seio carotídeo, uma região do pescoço na qual passam as fibras do nervo vago. Nestes indivíduos, uma simples massagem na região lateral do pescoço pode estimular o nervo vago e levar à síncope. Essas pessoas podem acabar desmaiando apenas por virar a cabeça mais rápido ou então ao realizar pequenos esforços, como evacuar ou assoprar contra uma resistência. 
O diagnóstico de síncope é clínico, com uma avaliação cuidadosa da apresentação e do uso selecionado de testes de diagnóstico.  A história é o dado mais importante para o diagnóstico etiológico, e a maioria dos testes diagnósticos tem baixo rendimento diagnóstico. Deve-se obter um ECG de 12 derivações em todos os pacientes. Mesmo que o ECG leve a um diagnóstico em apenas alguns pacientes, é um teste simples e não invasivo e é importante para a estratificação de risco.
O ECG deve ser avaliado em relação à evidência de doença cardiopulmonar prévia, isquemia aguda ou novas alterações de ECG, arritmia, bloqueio cardíaco e intervalo QTc prolongado ou curto. Um ECG com ritmo normal e sem alterações morfológicas é associado com risco bem menor de ocorrência de eventos adversos. O ECG é fundamental, mas só consegue fazer diagnóstico em 2 a 9% dos casos, sendo que, em pacientes com menos de 40 anos, esse número é ainda menor.
Alguns sintomas associados à síncope devem suscitar preocupação com um diagnóstico imediato que ameaça a vida. Esses sintomas como dor torácica (IAM, dissecção aórtica, embolia pulmonar, estenose aórtica), palpitações (arritmia), dispneia (embolia pulmonar, IC), anormalidades em ECG (bloqueio do ramo esquerdo, bloqueio fascicular posterior ou anterior, aumento do QRS) são 3,5 vezes mais propensos a estar associados com o morbidade que os ECGs que não têm esses achados. Os ritmos não sinusais são 2,5 vezes mais propensos a estar associados à morbidade do que os sinusais.
Como foi dito anteriormente, uma causa de síncope pode ser determinada pela história inicial, pelo exame físico e por ECG. Diante disso, pacientes com síncope cardíaca ou neurológica devem ser internados; já os pacientes com síncope vasovagal, ortostática e relacionada à medicação não apresentam risco aumentado de morbidade ou mortalidade cardiovascular e não precisam de admissão, desde que os déficits sejam corrigidos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. AZEVEDO, M. C. S.; BARBISAN, J. N.; SILVA, E. O. A. A predisposição genética na síncope vasovagal. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ramb/v55n1/v55n1a09.pdf . Acesso em 12/01/2021.
2. PINHEIRO, P. Desmaio, síncope e reflexo vagal. MD. SAÚDE. Disponível em: https://www.mdsaude.com/cardiologia/desmaio-sincope/ . Acesso em 12/01/2021.
Autora: Julya Pavão
Instagram: @julyapavao
REFLEXO VAGAL
 
 
R
eação vagal
, reflexo vagal
 
ou síncope vasovagal é uma resposta
 
relacionada à 
ativação inapropriada do nervo vago
. Esse reflexo vagal, acaba muitas vezes, 
ocasionando episódios 
de síncope (desmaio). A síncope, portanto, não é uma doença, 
mas sim, um sintoma. É relativamente comum
 
(ocorre em cerca de 30% da população 
adulta)
 
e pode indicar diver
sos problemas, como 
problemas 
cardíacos, neurológicos, 
queda súbita da pressão arterial
, hipoglicemi
a ou ainda excesso de ansiedade.
 
O desmaio pode ser entendido como uma perda abrupta da consciência, 
associada à perda de tô
nus postural (o indivíduo perde a capaci
dade de se manter de pé), 
seguida de uma rápida e completa recuperação.
 
Se a pessoa tem quadro de tontura, 
sensação de que 
está perdendo força e vai cair, porém não perde a consciência em 
momento algum, chama
-
se pré
-
síncope.
 
O Sistema Nervoso Autônomo é dividido em simpático e parassimpático. Esses 
dois sistemas são antagonistas e para que o organismo funcione adequadamente e
les 
precisam estar em equilíbrio. O nervo vago carrega fibras do sistema nervoso 
parassimpático. Esse nervo tem origem dentro do cérebro e envia ramos para várias 
partes do corpo e inerva órgãos
 
como coração, estômago, intestinos
 
e pulmão. É atr
avés 
desse nervo
 
que o cérebro
 
recebe informações do estado da
s nossas vísceras. O
 
nervo
 
vago
 
controla também algumas funções desses órgãos
 
como
, por exemplo
, a pressão 
arterial, a frequência cardíaca e os movimentos dos intestinos. Mui
tas causas de 
desmaios têm origem 
na
 
ativa
ção inadequada do nervo vago, 
podendo levar à
 
queda da 
pressão arterial e desaceleração dos batimentos cardíacos.
 
U
ma 
estimulação anormal do nervo vago pode levar a grandes des
a
celerações do
 
coração e 
a
 
uma abrupta queda da pressão arterial, co
mo foi dito anteriormente. Isso 
diminui temporariamente o aporte de sangue e de oxigênio para o cérebro. Esse tipo de 
desmaio ocorre 
geralmente em pessoas jovens e sem outras doenças.
 
Pode ocorrer 
repentinamente ou ser precedida por sintomas com duração 
variável como tontura, 
calor,
 
palidez,
 
sudorese, palpitação, náusea e turvação visual.
 
 
A
 
síncope vasovagal pode ser ocasionada por uma dor intensa, calor forte, por 
ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estadosde ansiedade intensa. 
U
m 
e
xemplo bem comum são aqueles indivíduos que por terem pavor de agulha acabam 
desmaiando quando precisam colher sangue, alguns jovens em shows de música ou 
aind
a ci
rurgiões ou guardas que ficam muito tempo em pé sem se movimentar.
 
À
s 
vezes 
o reflexo vagal não é tão intenso a ponto de causar o desmaio, de fato, porém pode levar 
à mal estar, tontura
s
, náuseas e vômitos.
 
Ao sentar ou deitar, o
 
indivíduo já percebe uma 
melhora.

Outros materiais