A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Atividade 2-Engenharia e Inovação

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia registram uma série de  serviços de engenharia técnicos, como exemplo temos os serviços de engenharia relacionados ao uso de elevadores (instalação, manutenção, laudo técnico e outros) que foram registrados no Conselho. O CREA tem o poder de autuar empresas fiscalizadas ao longo do ano pela falta de anotação dos serviços. O objetivo da fiscalização é averiguar as responsabilidades técnicas dos equipamentos.
Com base nos conteúdos apresentados ao longo da unidade, assinale a alternativa que caracteriza o exercício legal da profissão.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Registro e obtenção da carteira do CREA.
	Resposta Correta:
	 
Registro e obtenção da carteira do CREA.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois ao se graduar em um dos cursos que o CREA reconhece, tais como Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, o desempenho de qualquer atividade do será validada pelo registro e obtenção da carteira do CREA/ESTADO, que pretende desempenhar suas atividades e do pagamento da anuidade.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Leia o trecho da notícia a seguir.
“[...] O programa de trabalho está sendo elaborado por meio de consulta aos profissionais e às entidades associativas. Com base nos dados que já temos e nas críticas ao Conselho, já alinhavamos um conjunto de ideias que incluem: fazer o Crea funcionar e cumprir a sua missão de fiscalizar o exercício ilegal da profissão; fomentar e promover a reciclagem profissional, bem como a geração de emprego e renda [...]”.
Adaptado de SOU engenheiro e sinto na pele a falta de um conselho atuante. Jornal do Engenheiro , ed. 137, jun. 1999, on-line . Disponível em: http://www.seesp.org.br/imprensa/137reportagem1.htm. Acesso em: 11 jan. 2020.
A partir do texto apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A composição do sistema CREA/CONFEA é importante para melhorar o impacto social do exercício profissional por elencar vários atores da sociedade
Pois
II. Os componentes são entidades associativas, entidades sindicais e as instituições de ensino.
A seguir, assinale a alternativa correta.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois
a asserção I é verdadeira na medida que descreve o dever cidadão do CREA/CONFEA em prover os meios para que o exercício profissional do(a) engenheiro(a), relacionando com a asserção II que descreve corretamente os componentes do sistema CREA/CONFEA.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	As atribuições profissionais do engenheiro agrônomo estão definidas de forma genérica pela Lei Federal N.º 5.194/66, que “Regula o exercício das profissões de Engenheiro,  Arquiteto e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências”. A Lei que fiscaliza o exercício profissional precede a legislação que estabelece parâmetros e currículos mínimos para a formação do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrônomo.
Segundo as atribuições expressas na Lei Federal nº 5.194/66, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (    ) Supervisão, coordenação e orientação técnica.
II. (    ) Padronização, mensuração e controle de qualidade.
III. (    ) Operação e manutenção de equipamento e instalação.
IV. (    ) Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica, extensão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, V, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, V, V, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta.  A alternativa está correta, pois a Lei Federal N.º 5.194/66, que “Regula o exercício das profissões de Engenharia,  Arquitetura e Engenharia Agrônoma, e dá outras providências” lista como atribuições: supervisão, coordenação e orientação técnica; padronização, mensuração e controle de qualidade; operação e manutenção de equipamento e instalação; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica e extensão.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os sistemas produtivos ao longo da história extrapolam meros apanhados de ferramentas. Esses sistemas foram filosofias ou modelos operacionais que impactaram vários nichos produtivos e sociedades. O desenvolvimento de novas formas de processar produtos e serviços embasaram as revoluções industriais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência cronológica correta da criação dos principais modelos produtivos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Artesanal, Fordismo, Toyotismo e Volvismo.
	Resposta Correta:
	 
Artesanal, Fordismo, Toyotismo e Volvismo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois em termos de linha do tempo, o primeiro modelo de produção foi o artesanal durante o feudalismo, seguindo pelo Fordismo entre as primeiras e segundas revoluções industriais (embasado pelos estudos de Taylor), posteriormente no Japão, após Segunda Guerra Mundial, o Toyotismo e, por fim, o Volvismo na Suécia.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir.
“[...] O toyotismo é um estágio superior de racionalização do trabalho, que não rompe, a rigor, com a lógica do taylorismo e fordismo (é por isso que alguns autores, como Aglieta e Palloix, o denominam de “neofordismo”). Entretanto, no campo da gestão da força de trabalho, o toyotismo realiza um salto qualitativo na captura da subjetividade do trabalho pelo capital [...]” (ALVES, 2003, p. 4).
ALVES, G. Toyotismo, novas qualificações e empregabilidade: mundialização do capital e a educação dos trabalhadores no século XXI. Revista Educação , Maceió, v. 10, n.16, p. 1-15, 2003.
 
No que diz respeito ao Toyotismo e a relação como trabalhador, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. (   )  O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a qualificação do trabalhador.
II. (   ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo usava da divisão do trabalho nas tarefas.
III. (  ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo admitia e criava os meios para o emprego vitalício.
IV. (  ) O Toyotismo diferentemente do Fordismo estimulava a promoção clara e transparente do trabalhador.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta das afirmativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
V, F, V, V.
	Resposta Correta:
	 
V, F, V, V.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, uma vez que apresenta sequência adequada e aponta que o surgimento de novos paradigmas econômicos e sociais impulsionaram o desenvolvimento de novos modelos de produção. Nesse sentido, o Toyotismo, por surgir imediatamente após o Fordismo, embasou seus princípios e metodologias. Dentre suas principais críticas do Fordismo está o trato e relacionamento com o trabalhador. Sendo assim, estimulava a qualificação, promoção e permanência do trabalhador.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Os modelos de sistema de produção evoluíram bastante na percepção e trato com os colaboradores, na medida que perceberam que o fator humano é influenciador na produtividade, eficiência, confiabilidade e qualidade final dos produtos e serviços produzidos.
Assim, assinale a alternativa correta que cita os modelos que incentivaram o bom relacionamento e desenvolvimento dos colaboradores no ambiente de trabalho.
 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Toyotismo e Volvismo.
	Resposta Correta:
	 
Toyotismo e Volvismo.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois dentro da ótica das evoluções e surgimentos dos modelos de sistemas de produção/produtivos, o relacionamento e qualificação dos trabalhadores foi notavelmente uma preocupação nos sistemas de produção da Toyota

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.