Buscar

Pensamento Histórico do século XIX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 9/10 - O Pensamento Histórico do século XIX - Eletiva
Leia o extrato de texto a seguir: 
“O homem comumente considerado fundador do historicismo e que, de fato, seria o divulgador dos novos métodos ‘científicos’ da história, é Leopold von Ranke (1795-1886)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. A História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 225. 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Uma História do Pensamento Histórico do século XIX sobre o tema central da historiografia historicista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	E	
O tema central do historicismo foi a busca pelas especificidades do conhecimento historiográfico frente às demais formas humanas de conhecimento.
Você acertou!
Os historicistas buscaram dar uma identidade única à análise histórica, elaborando um conhecimento institucionalizado a partir do uso de um método específico. Segundo o livro-base: “O tema central do historicismo foi a especificidade do conhecimento historiográfico ante os demais e sua autonomia em relação às demais ciências do espírito, algo relacionado também à reserva de mercado para os cargos no quadro de expansão universitária” (livro-base, p. 129).
Questão 10/10 - O Pensamento Histórico do século XIX - Eletiva
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“O conceito de Ilustração nasceu na Alemanha em meados do século XVIII com um sentido mais ativo do que costumamos lhe dar, pois designa o ato de ‘iluminar’ e não a iluminação resultante (um Aufklãrer não é um ‘ilustrado’; é um ‘ilustrador’)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. A História dos Homens. Bauru: EDUSC, 2004. p. 108. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Uma História do Pensamento Histórico do século XIX sobre um princípio fundamental do movimento intelectual descrito na citação, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	C	Racionalidade
Você acertou!
O elemento central do pensamento ilustrado era a ideia de que era possível compreender o mundo, a natureza e a história através da racionalidade, conforme expresso no livro-base: “Partindo da estrutura do humanismo renascentista, o Iluminismo elevou a antropologia à categoria fundamental de todos os saberes, deslocando-se da teologia, e buscou organizar e consolidar os conhecimentos até então acumulados pela humanidade. A antropologia ilustrada dividiu-se em duas tendências principais, estruturadas com base na concepção de que os domínios humano e natural poderiam ser desvelados por meio da racionalidade” (livro-base, p. 53).

Outros materiais