Buscar

Avaliação de pesquisa 02 - Cultura Luso-brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cultura Luso-brasileira - CT
Aluno (a): 
Data:09/ 05 / 21
Avaliação de Pesquisa 02
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 02 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Todas as questões possuem um gabarito que poderá ser consultado no livro disponbilizado para servir como referêncial. Não serão aceitas respostas iguais aos do gabarito!
Boa atividade!!!
1) O conservadorismo político no Brasil da década de 1930 tem no Integralismo sua principal representação. Explique essa afirmação.
R: O integralismo é um movimento partidário, com posicionamento político de extrema-direita com inspiração fascista que surge sob idealização de Plínio Salgado, líder e organizador do Partido que recebe o nome “Ação Integralista Brasileira”. Sob o lema de “Deus, Pátria e Família”. Símbolizado pela letra grega Sigma (∑) , conhecidos por camisas verdes, devido as roupas usadas em manifestações publicas,também chamados por seus opositores de “galinhas verdes”, tinham uma saudação de mãos parecida com a nazista, seu grito era “Anauê” que em tupi-guarani significa “você é meu irmão”, uma demonstração do objetivo de integrar a sociedade. Vargas se aproxima dos integralistas por sua característica nacionalista e autoritária. Porém a partir do Estado Novo, Vargas impõe repressão aos Integralistas tanto quanto aos Comunistas extinguindo os partidos políticos.
2) Com a profissionalização do futebol, surgem as primeiras grandes equipes de massa como o
Flamengo, do Rio de Janeiro. Como se dá esse processo?
R: A profissionalização do futebol brasileiro aconteceu durante a expansão industrial, pessoas eram para as cidades e criava dando condições de mais público nos estádios. O profissionalismo oficial foi possível devido a politica trabalhista do governo Vargas, em 1933, com recrutamento dos jogadores mais humildes, até então a modalidae era exercida pela eleite como hobby. Os novos jogadores, dessa vez negros, puderam ser contratados e recebiam seus salários por vitórias. Além disso, um segmento novo da economia ganhava força, construção de estádios e promoção de eventos. 
3) Mesmo com o processo de cerceamento promovido pela censura oficial, aliado à propaganda anticomunista, a literatura dos anos 1930 oferece uma série de propostas de leitura do Brasil, do ponto de vista social. Dê exemplos.
R: Houve perseguição não apenas de membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB), como de intelectuais associados à ideologia. Um dos casos mais notórios foi o do escritor Graciliano Ramos. Em Memórias do Cárcere, onde narra sua história como preso político. Em 1930 aconteciam inúmeras tensões políticas, e o comunismo era uma delas. Muitos livros foram queimados, sendo um deles a obra, Capitães da Areia se tornou, uma denúncia do fracasso social que atingia as cidades brasileiras. Porém esta obra retrata a realidae de muitos brasileiros nos dias atuais, pois ainda vivemos uma desigualdade social imensurável, brasileiros continuam sobrevivendo nas ruas, expostos a todo tipo de violência e sem contar com direitos básicos. Direitos esses garantidos pela Constituição Brasileira. 
4) Em sua viagem ao Nordeste, Mário de Andrade descobre a figura de Chico Antônio, cantador de coco que lhe causa grande impressão. O que representa essa descoberta?
R: O projeto Na Pancada do Ganzá , fruto de suas observações em que Mário de Andrade relata características que seriam formadoras de uma brasilidade, representado através de nossas manifestações culturais e artísticas. Essas observações era feitas em forma de viagens, quando da passagem por Natal, Mário de Andrade conheceu o cantador de cocos Chico Antônio. Muito surpreso com sua cantoria ele afirmava: não sabe que vale uma dúzia de Carusos [o famoso tenor italiano] (Andrade: 2002a, 244). Suas viagem eram para, fazer inúmeros registros de músicas, danças e festas brasileiras, como: Folias de Reis , Pastoris , Congos , Aboios e o nosso Carnaval. Ao buscar compreensão dos modos de ser dos brasileiros, tendo sua idéia de Brasil.
5) A Semana de Arte Moderna representa um escândalo pelo inusitado das questões que traz à tona do debate cultural. Explique.
R: Evento cultural que reuniu diversos tipos de arteS, pinturas, poesias, esculturas, danças. Marcarando assim, o início do movimento modernista no Brasil, a Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de pressões políticas e sociais, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite. A Semana de Arte Moderna representou uma nova visão da arte e trouxe uma proposta “mais brasileira” dentro do contexto da época, contudo sua proposta não foi bem vista, recebendo muitas críticas. Vale destacar Monteiro Lobato à artista Anita Malfatti, relatando que sua arte tinha caráter místico e paranoico.
6) A exposição de Anita Malfatti, em 1917, representou um escândalo sem precedentes e gerou como resposta o artigo “Paranoia ou mistificação?”, de Monteiro Lobato. De que trata o conhecido artigo?
R: No artigo, Monteiro Lobato, diz haver duas espécies de artistas. Uma seria dos que vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem "arte pura". A outra espécie de artista seria "formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras". Para Lobato, Anita Malfatti se encaixa na segunda espécie. Segundo os "modernistas de 22" a "única diferença das telas de Anita daquelas feitas nos manicômios, como terapia, é que a dos loucos é arte sincera". Assim, Monteiro Lobato afirmava que as obras eram artes vindas de cérebros transtornados, o que repercutiu no mundo cultural brasileiro. 
Avaliação de Pesquisa 02: Cultura Luso-brasileira - CT

Outros materiais