Buscar

Recomendação nutricional para o adolescente

Prévia do material em texto

Recomendação de nutrientes: adolescente.
A alimentação dos adolescentes vem sendo entendida como de grande importância, considerando-se principalmente as relações de hábitos alimentares inadequados associados ao sedentarismo, o que pode levar ao desenvolvimento de futuras doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como obesidade, diabetes tipo 2, dislipidemia, entre outras.
O excesso de ingestão alimentar pouco nutritiva e substancialmente calórica pode comprometer a saúde do adolescente, a curto, médio ou longo prazo, levando ao aumento da pressão arterial sistêmica, à resistência à insulina, ao aumento da adiposidade corporal e à alteração do perfil lipídico. Nesse período, a família tem papel fundamental para o estímulo e formação do hábito alimentar, refletido principalmente através dos exemplos e atitudes que estimulem um estilo de vida saudável.
Instituição: Faam
Professora: Yonah Figueira
Aluna(o): Anne Santos, Lidiane Monteiro, Maira Letícia, Tília Monteiro. 
Curso: Nutrição
Características físicas de adolescente
A adolescência é uma fase de grandes mudanças corporais e comportamentais que definem a passagem para a vida adulta. Normalmente, é subdividida emtrês fases:
Fase inicial — dos 10 aos 14 anos;.
2. fase média — dos 15 aos 17 anos.
3. fase tardia — dos 17 aos 19 anos.
É muito variável o momento em que cada adolescente inicia o
estirão do crescimento, período caracterizado por intenso crescimento linear
em um curto intervalo de tempo.
O ganho de peso na adolescência ocorre em consonância com o ganho
ponderal. Um adolescente tem, em média, de 40% a 50% do seu peso de
adulto na puberdade. A massa muscular aumenta, sendo duas vezes maior nos meninos.
Ocorre também a menarca, início do ciclo menstrual e marcador da
vida reprodutiva para o sexo feminino.
As principais mudanças corporais observadas nas meninas são: crescimento dos seios; aparecimento de pelos pubianos e nas axilas; alargamento
dos quadris; diminuição relativa da cintura; crescimento mais acelerado;
desenvolvimento dos órgãos sexuais e aumento do tamanho do útero. No caso
dos meninos, ocorre o aparecimento de pelos pubianos, nas axilas, pernas e
face; o crescimento das mãos e pés, seguido pelo posterior crescimento de
braços e pernas e, por fim, pelo desenvolvimento do tronco; mudança de voz;
aumento do pênis e dos testículos e crescimento da laringe, popularmente
conhecida como pomo de Adão.
Necessidades nutricionais em adolescentes
As recomendações nutricionais correspondem às quantidades de energia e de nutrientes que a alimentação diária deve fornecer para satisfazer as necessidades de quase todos os indivíduos de uma população sadia. Essas recomendações estão descritas nas diretrizes da ingestão dietética de referência.
ENERGIA:
Energia As demandas de necessidade energética são estimadas em kcal e variam de acordo 
com velocidade de crescimento, grau de atividade física e composição corporal. 
 
PROTEÍNAS 
Proteínas desempenham um importante papel na construção e reparação dos tecidos corporais, participando da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
CARBOIDRATOS
Apresentam função energética, garantindo o metabolismo e a temperatura corporal. São os glicídios, açúcares e amidos encontrados nos cereais, arroz, trigo, milho, aveia, farinhas, pães e massas, vegetais e frutas, que constituem 50 a 55%. As necessidades de carboidratos para adolescentes são estimadas em 130 g/kg/dia.
 
FIBRAS 
As fibras desempenham um importante papel na saúde humana, pois oferecem potencial elevado de micronutrientes, são fundamentais em diversas rotas metabólicas, auxiliam o funcionamento intestinal e diminuem a reabsorção de glicose e colesterol.
A ingestão de fibras entre adolescentes deve ser de 31 g/dia para meninos de nove a 13 anos, 38 g/dia para garotos de 14 a 18 anos e 26 g/dia para garotas de nove a 18 anos. 
LIPÍDEOS:
Os lipídeos desempenham importante função energética no corpo humano , pois além de participar da síntese de hormônios e formar membranas celulares , protege órgãos e atua como isolante térmico.
Podem ser encontrados em fontes animais como carnes, leite e seus derivados , e em vegetais como o óleo de coco e cacau.
Não está estabelecida uma recomendação diária de lipídeos, porém recomenda-se que a ingestão de gorduras não exceda 30% a 35% . 
Por outro lado foram estabelecidas recomendações para a ingestão de ácidos graxos w-6 e w-3 
A ingestão diária para ácidos graxos poli insaturados.
 1,2 g/dia para meninos de 9 a 13 anos 
 1,0 g/ dia para meninas de 9 a 13 anos 
 1,6 g/ dia para meninos de 14 a 18 anos 
 1,1 g/ dia para meninas de 14 a 18 anos 
CÁLCIO
Principal determinante da formação óssea é o cálcio presente na dieta.
A necessidade de cálcio na adolescência é a maior razão do crescimento rápido, onde deve ser ingerido cerca de 1300mg/ dia .
Observamos que a ingestão adequada de cálcio na infância e na adolescência é fundamental para prevenir doenças como osteoporose. 
VITAMINA D:
Desempenha um papel importante , auxiliando na absorção do cálcio e fósforo 
Recentes evidências sugerem que a vitamina D pode ter ações além da manutenção da saúde óssea, tais como a modulação do risco de doenças cardíacas , neoplasias ,obesidade , asmas, e diabetes tipo 1.
A recomendação diária de vitamina D para adolescentes é de 600 UI/dia, além de exposição solar , e consumo de alimentos tais como óleo de fígado de peixe, gema de ovos , fígado. 
 
 
FERRO: 
um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano por agir diretamente na produção da hemoglobina 
As necessidades de ferro são mais elevadas durante o período de crescimento ativo em todos os adolescentes e são especialmente elevados após o início da menstruação nas mulheres.
A recomendação para mulheres aumenta de 8mg/dia antes do início da menstruação, para 15 mg/ dia a partir de sua ocorrência 
No sexo masculino a ingestão recomendada aumenta para 11 mg / dia com concentrações maiores necessárias durante o estirão de crescimento. 
Quando ocorre redução dos níveis séricos de ferritina no sangue , há um indicador da deficiência de ferro que pode ocasionar em anemias. 
Carb.
Bolacha simples
Torrada cereais
Massa simples
Prot.
Peixe frango
Carne de boi magra
Leite;qualhada; yogurte
Queijos e ovos
Regul.
frutas
Sucos naturais 
Vegetais 
Para garantir a elaboração de lanches nutritivos, deve-se assegurar que cada lanche contenha pelo menos uma porção de cada grupo de alimentos selecionados abaixo:
Paes 
Os determinantes do comportamento alimentar do adolescente são os listados a seguir:
	o objetivo único de aliviar a fome
	a forma de aliviar tensões ou mesmo de contestação da autoridade
	preocupações ligadas ao corpo e à aparência um falso idealismo corporal ,criam Excessos e restrições.
	lanches ou produtos industrializados
	Propagandas
Como certos hábitos alimentares estabelecidos na infância e adolescência podem resultar em maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo doença coronária, osteoporose e alguns tipos de câncer na vida adulta, os esforços para conscientização da importância de uma dieta preventiva devem começar logo no início desta fase
Conclusão
Assim, é salutar estimular o adolescente a entender como evitar doenças presentes e futuras relacionadas com a nutrição, explorando sua própria independência e sua capacidade de tomar decisões e fazer escolhas certas. Muitas das responsabilidades do adolescente podem se relacionar com seu bem-estar nutricional.
O padrão alimentar adotado deve refletir uma alimentação equilibrada em macro e micronutrientes, considerando os aspectos qualitativos e quantitativos da dieta. Caso contrário, o hábito alimentar pode repercutir negativamente, a longo prazo, sobre a saúde futura do indivíduo maduro.

Continue navegando