Buscar

Atividade A3 - Desenho de Observação - Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Considerando as informações apresentadas e os conteúdos abordados ao longo da unidade, escolha três princípios que possam ser utilizados numa composição artística. Conceitue cada um deles e explique de que forma eles se relacionam, a fim de captar e dirigir o olhar do espectador. Traga os exemplos que julgar necessários para a argumentação.
Conforme os conteúdos aprendidos pra analisar a composição nomeada de “L’Eminence grise” (“O Cardeal cinza ou A Eminência parda”), retratada por Jean-Léon Gérôme, renomado escultor e pintor academicista francês. Notamos o recurso da estrutura fundamental utilizada para trazer o foco do observador para o cardeal de preto, utilizando as linhas das escadas e posicionamento das pessoas em forma de triangulo e a forma retangular a pintura no canto superior direito com o brasão. Também é utilizada a dinâmica e movimento com o posicionamento das pessoas na escada e linhas na parede reforçando o aspecto arredondado da estrutura. Podemos notar o equilíbrio da composição em formato assimétrico sem uma linha dividindo igualmente os lados, dando um peso maior para o lado esquerdo e deixando o lado direito mais limpo com foco para o observador. A regra dos terços é empregada colocando o cardial de preto e o outro de azul, nas linhas de divisão dos terços.
Utilizando a leitura ocidental em formato Z, são colocadas figuras para criar pontos de distorção e gerar curiosidade e atenção do observador, como a pequena figura da pessoa na parte superior esquerda, um reflexo imaginando de onde vem esta luz no chão e também a pessoa segurando o machado.

Outros materiais