A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Heterozigoto e Homozigoto

Pré-visualização | Página 1 de 1

Homozigoto 
&
Heterozigoto
Seres de pares alelos idênticos e pares alelos distintos
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes. 
Para compreender melhor o significado dos termos homozigoto e heterozigoto, o Guia Enem separou alguns conceitos fundamentais como cromossomos, genes e alelos.
Cromossomos
Os cromossomos são longas sequências compostas de DNA que carregam vários genes dos seres vivos. Eles têm como função definir as características físicas de cada indivíduo. Os cromossomos se localizam no núcleo celular, estrutura que compõe o ser vivo. Organismos humanos são formados por 46 cromossomos, divididos em 23 pares. Desses 46, 44 são autossomos (cromossomos que não participam da determinação do sexo) e dois são sexuais. Os cromossomos que formam pares são chamados de homólogos e formam as células diploides (2n). Todas as características genéticas de um indivíduo, tais como a cor dos olhos, a cor dos cabelos, a estrutura física, além de outras características hereditárias, estão contidas no DNA. Logo, são os cromossomos os responsáveis por guardar todas essas informações, de forma que comprima o material genético para comportar dentro do núcleo das células. 
Os cromossomos são os responsáveis por todas as nossas informações genéticas.
Genes
O gene é um filamento de uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico), que carrega as características que são herdadas geneticamente. Eles são compostos por uma sequência de DNA e RNA (ácido ribonucleico), responsável pela produção e síntese de proteínas da célula. A maior atribuição do gene, portanto, é ser armazenador e transmissor de informações. 
Os genes podem ser classificados em:
• Genes dominantes: assumem a característica específica no descendente; 
• Genes recessivos: se manifesta na falta do gene dominante; 
• Gene estrutural: são aqueles que contém a informação que vai determinar a estrutura dos seres vivos; 
• Gene operador: age no funcionamento de outros genes;
• Gene regulador: responsável por controlar a síntese e transcrição de outros genes.
Alelos
Nos cromossomos homólogos existem genes que ocupam o mesmo lugar, lócus (local fixo no qual o cromossomo está localizado em um determinado gene). A esses genes dá-se o nome de alelos, uma vez que são definidos como formas alternativas de um gene. Sabe-se que existem dois alelos para características específicas e eles podem ser idênticos ou não. 
Além disso, alguns alelos assumem uma dominância sobre o outro, de forma que expressam suas características mesmo em dose simples. Já outros alelos são recessivos, ou seja, só são expressos se estiverem aos pares. É importante salientar que os alelos são representados sempre por letras.
O alelo, quando é recessivo, é representado por letra minúscula, ou seja, quando é expresso apenas aos pares ‘aa’. Já o alelo, quando é dominante, é representado por letra maiúscula e expressa-se em dose simples, por exemplo: ‘AA’ ou ‘Aa’.
Homozigoto e Heterozigoto
Os homozigotos, também conhecidos como puros, são constituídos por pares de genes alelos idênticos no mesmo lócus. Vale salientar que um organismo com gene recessivo para uma determinada característica só será expresso, de modo que o organismo seja homozigoto. Isso se deve ao fato de que os alelos recessivos só se expressam aos pares.
Os heterozigotos ou híbridos, como também são chamados, são organismos que apresentam alelos diferentes no mesmo loco em cromossomos homólogos. 
Na gametogênese (processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos que se reproduzem de forma sexuada), por exemplo, o indivíduo só dará origem a dois tipos de gametas distintos, uma vez que apresente alelos diferentes nos cromossomos homólogos.
Logo, a principal diferença entre o indivíduo homozigoto e heterozigoto está nos seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, consiste em um homozigoto. Mas, se os alelos são diferentes, o indivíduo é chamado de heterozigoto.
Outros termos relacionados aos genes alelos:
• Polimerase: é uma enzima que liga monômeros em polímeros, além de moléculas menores em grandes.
• Mutação: ocorre quando a DNA polimerase erro na transcrição e coloca o ácido nucleico errado em uma cadeia de DNA.
• Genótipo: os genes alelos que estão localizados em um locus específico no DNA, dão origem a fenótipos através da síntese de proteínas (ou falta delas).
• Fenótipo: se trata da manifestação física do DNA, que é expressa em termos de proteína.
Curiosidades
-Você sabia que genoma é o conjunto de genes de um indivíduo? O ser humano tem apenas um genoma e estima-se que seja formado por aproximadamente 25 000 genes. 
-Você sabia que no interior das células são produzidas por dia até 10 mil lesões no DNA? Em contrapartida, somos capazes de substituir as partes danificadas por outras novas.