Buscar

Atividades 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A competência "liderança" diz respeito a estar apto para assumir posição de líder na equipe multiprofissional de saúde, objetivando o bem-estar da comunidade, e considerando, no seu exercício, o compromisso, a responsabilidade, a empatia, a habilidade para tomada de decisões, comunicação e o gerenciamento de forma efetiva e eficaz. Embora a desenvoltura para se comunicar e a habilidade para persuasão sejam características natas em algumas pessoas, o desenvolvimento da liderança é facilitado pela existência de potencial. Potencial esse existente em todos os indivíduos, mas que, muitas vezes, não tem chance de ser aprimorado (LANZONI; MEIRELLES, 2011).
Com relação ao tema liderança, é correto o que se afirma no enunciado da alternativa:
Escolha uma:
a. O enfermeiro não precisa saber como motivar cada colaborador, pois só se motiva para um objetivo, aquela pessoa que entende a necessidade de cumpri-lo.
b. Não é necessário que o enfermeiro líder ouça os liderados, pois deve promover a autonomia e a criatividade.
c. Para validar uma informação comunicada à equipe basta perguntar se eles entenderam corretamente o que foi comunicado.
d. O enfermeiro não precisa ser modelo para equipe, pois independente se ele cumpre o que prometeu à equipe, seus membros precisam seguir as orientações.
e. O enfermeiro precisa saber como motivar cada colaborador, pois só se motiva para um objetivo, aquela pessoa que entende a necessidade de cumpri-lo. 
Texto da questão
Analisando o setor de enfermagem, a autora observou que os papéis de chefe e educador são assumidos pelo profissional em decorrência de imposições legais e hierárquicas, e que, nem sempre, o papel de líder é assumido, pois nem todos se sentem competentes para exercê-lo. Portanto, há autores que diferenciam os conceitos de chefia/gerência e liderança. De fato, a chefia/gerência refere-se a uma atribuição de poder organizacional e a liderança corresponderia a uma atribuição de poder concedida pelos seguidores (SILVA; MOURÃO, 2015, p. 262-3).
Com base no tema liderança, associe as colunas a seguir:
1ª Coluna – Estilo de liderança:
I. Autoritário.
II. Democrático.
III. Do tipo laissez-faire.
IV. Situacional.
2ª Coluna – Descrição do estilo de liderança:
 Caracterizado pelo controle do líder sobre o grupo, pela coerção, pelos comandos e pela da ideia de que a tomada de decisão não envolve os liderado.
 Esse estilo só deve ser utilizado por equipes cujos membros estejam altamente motivados e não necessitam de muitos direcionamentos.
 Neste estilo, o líder transita entre comportamentos de mais controle e direcionamento e de mais liberdade e autonomia ou os combina.
 Compreende direcionamentos realizados por sugestões/orientações, envolvimento dos liderados na tomada de decisões e a crítica como um meio construtivo.
A partir da associação de colunas acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência indicada na 2ª coluna:
Escolha uma:
a. III – I – II – IV.
b. I – III – IV – II. 
c. I – II – III – IV.
d. IV – III – I – II.
e. II – I – IV – III.
Texto da questão
Suponha a seguinte situação: as enfermeiras supervisoras Márcia, Joana, Fernanda e Cláudia são responsáveis pelo plantão noturno das unidades de enfermaria A, B, C e D, respectivamente. Quando Márcia está de folga, Joana a cobre na unidade A, assumindo a supervisão dos dois setores. E o inverso acontece quando Joana está de folga. Da mesma forma, quando Cláudia está de folga, Fernanda assume a responsabilidade pelos dois setores, C e D. O mesmo ocorre com Fernanda quando Cláudia está de folga. Em determinado ano, ao começar a planejamento da escala dos supervisores para o mês de dezembro, a gerente de enfermagem Débora se encontrou em uma situação conflituosa. Márcia, Joana e Fernanda queriam estar de folga no dia 31 de dezembro e apenas Cláudia queria folga no dia 25 de dezembro. Por determinação legal, uma enfermeira supervisora não poderia assumir a responsabilidade por mais que dois setores ao mesmo tempo. Logo que soube do conflito, a Enf. Fernanda afirmou categoricamente que, caso não tivesse folga, iria faltar no dia 31, pois completava um ano que não via seus familiares. Ao mesmo tempo, Fernanda era quem tinha o pior desempenho, quem estava há menos tempo na empresa e quem mais faltava entre as quatro enfermeiras. Débora sabia que dar folga para Fernanda frustraria e desmotivaria as demais enfermeiras, pois ela mesma entendia que não seria justo.
Agora, pense e reflita sobre os diferentes tipos de estratégias para gerir um conflito (acomodação, dominação, barganha/compromisso e solução integrativa de problemas) e assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de estratégia com a decisão a ser tomada pela gerente Débora:
Escolha uma:
a. Dominação: deixar que as enfermeiras discutam e decidam por elas, informando que aguarda a decisão delas para fechar a escala.
b. Barganha: deixar que as enfermeiras discutam e decidam por elas, informando que aguarda a decisão delas para fechar a escala.
c. Solução integrativa de problemas: buscar solução juntamente às supervisoras de outros setores do hospital, verificando a possibilidade de troca de plantões ou troca de folgas que agrade a todos. 
d. Barganha: agendar folga para Márcia e Joana, obrigando Fernanda a trabalhar nos dois setores e ameaçando-a de advertência caso falte.
e. Acomodação: buscar uma reunião entre as quatro enfermeiras e tentar ver se alguma cede a data de folga para Fernanda, devido à sua situação pessoal e oferecer uma “recompensa”.

Outros materiais